Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO] Squid + SquidGuard +pfSense 2.2.1

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    27 Posts 14 Posters 14.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M Offline
      McLaw
      last edited by

BOm dia mano!

cara o meu estava assim mesmo squid3+squidguard, sendo que o squidguard estava parada não funcionar de jeito nenhum eo que eu fiz, so fiz baixa a blacklist o bicho voltou a funcinar normal e estava todo vapor…!

@verone:

Galera,

Estou com problemas com o squid + squidguard no pfsense 2.2.1

tudo funciona normal por volta de 5h (+ ou - ) .. ai para frente ele para de funcionar sozinho.

Configuração do meu pfSense:

pfSense: 2.2.1-RELEASE (i386)

Processador:
      Pentium(R) Dual-Core CPU E5200 @ 2.50GHz 2 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s)

Memória:
      2048mb

Rede:
      Duas redes WAN e Uma rede LAN.

FailOver
      WAN1 falhar WAN2 assume.

Installed Packages:

Lightsquid 1.8.2 pkg v.2.35

squid3 3.4.10_2 pkg 0.2.6
      funciona com proxy transparente e https. (configuração normal sem nada modificado ou custons).

squidGuard 1.4_7 pkg v.1.9.10
      Funciona com horario e bigbacklist.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V Offline
        verone
        last edited by

@McLaw:

BOm dia mano!

cara o meu estava assim mesmo squid3+squidguard, sendo que o squidguard estava parada não funcionar de jeito nenhum eo que eu fiz, so fiz baixa a blacklist o bicho voltou a funcinar normal e estava todo vapor…!

@verone:

Galera,

Estou com problemas com o squid + squidguard no pfsense 2.2.1

tudo funciona normal por volta de 5h (+ ou - ) .. ai para frente ele para de funcionar sozinho.

Configuração do meu pfSense:

pfSense: 2.2.1-RELEASE (i386)

Processador:
        Pentium(R) Dual-Core CPU E5200 @ 2.50GHz 2 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s)

Memória:
        2048mb

Rede:
        Duas redes WAN e Uma rede LAN.

FailOver
        WAN1 falhar WAN2 assume.

Installed Packages:

Lightsquid 1.8.2 pkg v.2.35

squid3 3.4.10_2 pkg 0.2.6
        funciona com proxy transparente e https. (configuração normal sem nada modificado ou custons).

squidGuard 1.4_7 pkg v.1.9.10
        Funciona com horario e bigbacklist.

McLaw,

Obrigado por ter ajudado, mais aqui não resolveu!

O erro é grave aqui! kkkkk

Meu squid parou de filtrar de novo.. ta tenso o trem!

• W Offline
          wrp
          last edited by

@verone:

O squid3 voltou a filtrar, porem agora estou com problema no squidguard, ele não sobe (inicia) e quando inicia derruba o squid. Ele também não faz mais bloqueio algum!
          Todas as estações ficam funcionando normal como se não ouve-se bloqueio!

Segue em anexo todas as prints:
          vai notar que as log do squidguard parou e a squid esta funcionando normal!

Opa verone,

No print que postou o squidguard está desabilitado….

Estou te encaminhando como está configurado o meu ambiente, inclusive o tipo de blacklist que estou usando. Lembrando que o squidguard é por demanda, você vai fazer as alterações, salvar e aplicar, quando um usuário fizer uma solicitação que ele vai iniciar (se eu estiver errado me desculpe).

Tenta liberar nas regras do firewall, somente as portas que o squid vai trabalhar, pra forçar.

CONF-SQUIDGUARD.png
          CONF-SQUIDGUARD.png_thumb

• V Offline
            verone
            last edited by

@wrp:

@verone:

O squid3 voltou a filtrar, porem agora estou com problema no squidguard, ele não sobe (inicia) e quando inicia derruba o squid. Ele também não faz mais bloqueio algum!
            Todas as estações ficam funcionando normal como se não ouve-se bloqueio!

Segue em anexo todas as prints:
            vai notar que as log do squidguard parou e a squid esta funcionando normal!

Opa verone,

No print que postou o squidguard está desabilitado….

Estou te encaminhando como está configurado o meu ambiente, inclusive o tipo de blacklist que estou usando. Lembrando que o squidguard é por demanda, você vai fazer as alterações, salvar e aplicar, quando um usuário fizer uma solicitação que ele vai iniciar (se eu estiver errado me desculpe).

Tenta liberar nas regras do firewall, somente as portas que o squid vai trabalhar, pra forçar.

Juntamente com nosso amigo ai wrp,

Fizemos uma nova instalação do pfSense 2.2.1 desta vez AMD64, estalamos os pacotes necessários e agora está funcionando. Estamos aguardando um tempo para ver se ele não volta a cair novamente.

Agradeço a ele por ter ajudado.

E por enquanto meu muito obrigado a todos.

Obs: Caso algum de vocês que comentaram ou que estão sofrento algum problema com o funcionamento do squid + squidguard quiser tirar alguma duvida vou deixar este post aberto para perguntas e soluções.

• machadomallM Offline
              machadomall
              last edited by

Olá Verone.
              Funcionou o seu ambiente com os serviços abaixo no pfSense 2.2.1 64?

Squid3 3.4.10_2 pkg 0.2.6 - Interceptação SSL
              SquidGuard 1.4_7 pkg v.1.9.10

Abraços.

Márcio Machado
              Analista de Suporte Técnico
              Brasília-DF

• V Offline
                verone
                last edited by

@Márcio:

Olá Verone.
                Funcionou o seu ambiente com os serviços abaixo no pfSense 2.2.1 64?

Squid3 3.4.10_2 pkg 0.2.6 - Interceptação SSL
                SquidGuard 1.4_7 pkg v.1.9.10

Abraços.

Márcio,

Aqui deu certo também!
                Juntamente com nosso amigo ai wrp, resolvemos o problema e agora a rede se estabilizou.

Vlw por ajudar.

• machadomallM Offline
                  machadomall
                  last edited by

Olá Verone,

Qual das duas configurações resolveu o problema, instalando o System Patches ou Desabilitando o ICMP no Squid?

Abraços.

Márcio Machado
                  Analista de Suporte Técnico
                  Brasília-DF

• V Offline
                    verone
                    last edited by

@Márcio:

Olá Verone,

Qual das duas configurações resolveu o problema, instalando o System Patches ou Desabilitando o ICMP no Squid?

Abraços.

Márcio Machado,

Não houve a necessidade de instalar ou alterar qualquer configuração, bastou apenas a re-instalação do pfsense na versão AMD64. Acho que ela está mais estável que a versão 32bits!!

Aposta a instalação do pfsense AMD64 prosseguimos com a instalação normal de todos os pacotes seguindo a ordem SQUID3(configurei) depois SQUIDGUARD(configurei) e a rede se estabilizou e está funcionando normal até hoje!

Qualquer duvida ou caso ainda não tenha resolvido post como está a configuração do seu pfsense para que possamos ajudar.

• J Offline
                      jairoraiol
                      last edited by

Olá gente!

Aqui, após reinstalar/atualizar o squid e o squidGuard, o squid voltou a iniciar, porém após reiniciar o PFSENSE verifiquei que o squid não iniciou.
                      O squid só voltou a iniciar depois que desabilitei o squidGuard.
                      Por enquanto estou mantendo o squidGuard desabilitado até encontrar uma solução.

Agradeço qualquer ajuda.

Meu ambiente:

• squid3 (3.4.10_2 pkg 0.2.7) com interceptação SSL. Sem a interceptação o resultado é o mesmo.
                      • squidGuard (1.4_7 pkg v.1.9.12) configuração default.

2.2.1-RELEASE  (amd64)
                      built on Fri Mar 13 08:16:49 CDT 2015
                      FreeBSD 10.1-RELEASE-p6

AMD Athlon™ 64 X2 Dual Core Processor 4000+
                      2 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s)

• J Offline
                        jairoraiol
                        last edited by

Realmente trata-se de um bug, pois aqui também consegui evitar este problema apenas criando uma "target categorie", que no meu caso destinei para negação de sites indesejados em "Common ACL".

• F Offline
                          flarabino
                          last edited by

Estou com o mesmo problema e com PfSense na versão AMD64.
                          Após adicionar a blacklist no SquidGuard, ambos voltam a funcionar, mas problema retorna se reiniciar o PfSense.
                          Existe outras alternativas para solução provisória deste problema?

• P Offline
                            pedrohaa
                            last edited by

Estou com o mesmo problema. Squid e SquidGuard-Devel ou SquidGuard parados após reiniciar o PfSense. Mas basta atualizar a blacklist que os dois serviços retornam:

Apr 16 21:00:30 check_reload_status: Syncing firewall
                            Apr 16 21:00:30 check_reload_status: Reloading filter
                            Apr 16 21:00:30 squid[2247]: Squid Parent: (squid-1) process 2666 started
                            Apr 16 21:00:30 squid[2247]: Squid Parent: will start 1 kids
                            Apr 16 21:00:30 php-fpm[97922]: /pkg_edit.php: Starting Squid
                            Apr 16 21:00:29 php-fpm[97922]: /pkg_edit.php: [Squid] - Squid_resync function call pr: bp: rpc:no
                            Apr 16 21:00:29 check_reload_status: Syncing firewall
                            Apr 16 20:59:45 php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command 'umount -f /tmp/squidGuard' returned exit code '1', the output was 'umount: /tmp/squidGuard: not a file system root directory'
                            Apr 16 20:59:45 php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command '/usr/pbi/squid-amd64/local/sbin/squid -k reconfigure' returned exit code '1', the output was 'Shared object "libmd5.so.0" not found, required by "squid"'
                            Apr 16 20:59:23 php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command 'chmod 1777 /tmp/squidGuard' returned exit code '1', the output was 'chmod: /tmp/squidGuard: No such file or directory'
                            Apr 16 20:59:23 php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command '/sbin/mdmfs -s 300M md15 /tmp/squidGuard' returned exit code '1', the output was 'mdmfs: mount exited with error code 1'
                            Apr 16 20:58:59 squid[61343]: Exiting due to repeated, frequent failures
                            Apr 16 20:58:59 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 67819 will not be restarted due to repeated, frequent failures
                            Apr 16 20:58:59 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 67819 exited with status 1
                            Apr 16 20:58:59 (squid-1): The redirector helpers are crashing too rapidly, need help!
                            Apr 16 20:58:59 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 67819 started
                            Apr 16 20:58:56 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 38660 exited with status 1
                            Apr 16 20:58:56 (squid-1): The redirector helpers are crashing too rapidly, need help!
                            Apr 16 20:58:55 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 38660 started
                            Apr 16 20:58:52 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 302 exited with status 1
                            Apr 16 20:58:52 (squid-1): The redirector helpers are crashing too rapidly, need help!
                            Apr 16 20:58:52 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 302 started
                            Apr 16 20:58:49 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 74751 exited with status 1
                            Apr 16 20:58:49 (squid-1): The redirector helpers are crashing too rapidly, need help!
                            Apr 16 20:58:49 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 74751 started
                            Apr 16 20:58:46 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 43509 exited with status 1
                            Apr 16 20:58:46 (squid-1): The redirector helpers are crashing too rapidly, need help!
                            Apr 16 20:58:46 squid[61343]: Squid Parent: (squid-1) process 43509 started

• I Offline
                              isac.datalines
                              last edited by

Realmente passei pelo mesmo problema basta ir em: Proxy filter SquidGuard: Blacklist page e baixar novamente sua lista seu SquidGuard volta na hora. Isso acontece quando vc reinicia o servidor.

Agora nao estou achando uma possível solução.

Alguém aí pode ajudar?????

• B Offline
                                blenosampaio
                                last edited by

Pessoal, comigo eu resolvi apenas criando uma Target Category. Eu estava tentando fazer ele rodar sem nenhuma "regra" que seja, daí acho que esse era o problema.
                                Depois que fiz isso está tudo funcionando perfeitamente, inclusive reiniciei várias vezes, e ficou tudo ok.

• T Offline
                                  thiagomespb
                                  last edited by

Estou com mesmo problema.. a maquina é 64 bits.. teve uma migração do 2.2.1 para 2.2.6..  removi os pacotes do squid / squidguard e quando reinicia
                                  eles não sobe.

• First post
                                    Last post
                                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.