[RESOLVIDO_ABERTO-COMENTAR]Não acesso servidor ftp externamente!
-
Vasculhado na NET vir em um topico de um usuário a forma que ele fez para liberar o "FTP" na empresa dele. Eu estou usando o CentOS 6.5 e o servidor ftp (vsftpd) e comigo funcionou a liberação de portas no NAT do Firewall pfsense.
Link onde eu vir a dica!
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 22, 1024:6500, 443 e liberei uma regra de firewall NAT como segui na imagem em anexo.
Tentei de varias outras formas e não conseguir conectar! da forma descrita acima funcionou!
-
Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 22, 1024:6500, 443 e liberei uma regra de firewall NAT como segui na imagem em anexo.
Claudevan:
-
porta 443 é https, não é ftp
-
porta 22 é ssh, você está expondo o ssh do seu servidor ftp para qualquer um tentar acertar a senha.
-
a porta 20, como informei no post anterior, é no sentido inverso, ou seja o server solicita a conexão ao cliente com porta oritem 20, essa regra que você criou não vai alcançar essa comunicação
-
1024:65000, você liberou acesso a qualquer porta alta, o que pode ser um risco para sua segurança.
-
-
Eu recomendo fortemente olhar a definição do protocolo ftp.
Já postei várias vezes aqui no fórum sobre isso e o problema cai sempre no entendimento do uso do protocolo.
O ftp usa a porta 21 para comandos somente.
No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.Estou anexando mais uma vez imagens demonstrando o uso, já que só nesse tópico temos três com dúvidas sobre ftp.
Marcelo, bom dia tudo bem?
Não é mais ou menos seguir isso aqui:
https://doc.pfsense.org/index.php/FTP_without_a_Proxy
em Server Behind pfSense
Mesmo você colocando este esquema aí, não consegui entender bem. Já configurei a NAT de várias formas e também o vsftp está em modo passivo.
Pelo que entendi, precisa-se ter uma range de portas altas para que possa ser feito a conexão. Mas onde e de que maneira configura-se isso de modo correto.
Estou algumas semanas tentando configurar isso de modo que funcione, mas nada está dando certo!
Obrigado pela atenção
Douglas
-
Se usou a configuração do link, seu servidor de ftp está com essas linhas:
# Do not allow the client to use PORT port_enable=NO # Use the hostname in the PASV response (DNS must be setup and match!) pasv_addr_resolve=YES # Enable Passive Mode pasv_enable=YES # Set the passive port range (1000 ports) pasv_min_port=20000 pasv_max_port=20999
Isso significa que seu nat precisar ter a porta 21 e o range definido no arquivo de configuração.
-
marcelloc
Cara você tem razão!As portas 22 (ssh), 443(https) e todas as portas altas de 1024:65000 não faz sentido nesta configuração para esta aplicação. Eu estava testando em casa e só tinha testado de Linux para Linux e como disse ocorria tudo bem, porem ao chegar no trabalho no ambiente corporativo onde tem XP, Win7, Win8 e Linux essas configurações que eu mencionei acima não funciona.
Solução!
O marcelloc falou essas palavras acima:
1_O ftp usa a porta 21 para comandos somente.
2_No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
3_No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.Está correto, é isso mesmo! Então vendo a figura que você postou iten 3 “Modo Passivo” é dessa forma que o vsftpd trabalha, como dito “o servidor separa uma faixa de portas” como pode ver na Figura0 o cliente inicia na porta: 1036 pois o servidor esta definido como “> 1023” no meu caso eu configurei como: 9040 a 9050 e no arquivo vsftpd.conf eu habilitei o modo passivo, segui abaixo a configuração do modo passivo:
Colocar no fim da linha do arquivo: /etc/vsftpd/vsftpd.conf
Habilitando o modo passivo.
pasv_enable=YES
pasv_address=IPMAQUINA onde esta instalado!
pasv_max_port=9050
pasv_min_port=9040No firewall pfsense:
Firewall: Aliases
Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 9040:9050 como segui na Figura1.
Firewall: NAT: Port Forward
Liberei uma regra de firewall NAT como segui na Figura2.
Erro encontrado no Windows:
O erro que você pode ver na Figura3 é clássica do Windows e eu já mim deparei varias vezes com ele e não soube resolver, "Errro de permissão!" como você pode ver no link essa era uma duvida de um usuário aqui no fórum: “https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0” aqui vai a solução no: Windows Explore ou Internet Explore vá em: Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas/Navegação e desabilite a opção “Usar FTP Passivo(para compatibilidade com firewall e modem DSL)” olhar Figura4. Gente eu li em vários artigos para deixar essa opção habilitada, mas é o contrario, com ela habilitada vai da o erro da Figura3, testei em varias máquinas aqui na empresa.
Observação: No Windows8 e em server no “Windowns Explore” não tem a opção Ferrametas.
Gente aqui na empresa agora tá funcionando normalmente o "ftp" vsftpd tanto internamente como externamente.
Qualquer duvida posta ai…
-
Claudevan,
Tudo bem?Na sua empresa vc usa estrutura de MPLS.
Aqui nós temos rotas para outras "pontas"
Por exemplo aqui é: 10.1.1.x dentro do pfsense está a rotas para outras pontas: 10.10.6.254, 10.10.4.254 e assim por diante. Então, se eu estou nessas "pontas" e tento conectar o ftp por nosso IP público 200.x.x.x.x, ele até pede a usuário e senha, mas não faz a conexão. Já se estou forma de nossa estrutura, ou seja, qualquer outra rede que não faça parte da nossa rede, ele conecta normalmente via ip público.
Eu tentarei fazer da forma que você fez pois, já li uns quinhentos foruns e não consigo vencer heuehueheueh.Obrigado
Se obter sucesso eu posto aqui!
Douglas
marcelloc
Cara você tem razão!As portas 22 (ssh), 443(https) e todas as portas altas de 1024:65000 não faz sentido nesta configuração para esta aplicação. Eu estava testando em casa e só tinha testado de Linux para Linux e como disse ocorria tudo bem, porem ao chegar no trabalho no ambiente corporativo onde tem XP, Win7, Win8 e Linux essas configurações que eu mencionei acima não funciona.
Solução!
2_No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
3_No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.Está correto, é isso mesmo! Então vendo a figura que você postou iten 3 “Modo Passivo” é dessa forma que o vsftpd trabalha, como dito “o servidor separa uma faixa de portas” como pode ver na Figura0 o cliente inicia na porta: 1036 pois o servidor esta definido como “> 1023” no meu caso eu configurei como: 9040 a 9050 e no arquivo vsftpd.conf eu habilitei o modo passivo, segui abaixo a configuração do modo passivo:
pasv_enable=YES
pasv_max_port=9050
Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 9040:9050 como segui na Figura1.
O erro que você pode ver na Figura3 é clássica do Windows e eu já mim deparei varias vezes com ele e não soube resolver, "Errro de permissão!" como você pode ver no link essa era uma duvida de um usuário aqui no fórum: “https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0” aqui vai a solução no: Windows Explore ou Internet Explore vá em: Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas/Navegação e desabilite a opção “Usar FTP Passivo(para compatibilidade com firewall e modem DSL)” olhar Figura4. Gente eu li em vários artigos para deixar essa opção habilitada, mas é o contrario, com ela habilitada vai da o erro da Figura3, testei em varias máquinas aqui na empresa.
Observação: No Windows8 e em server no “Windowns Explore” não tem a opção Ferrametas.
Gente aqui na empresa agora tá funcionando normalmente o "ftp" vsftpd tanto internamente como externamente.
-
doguibnu
Cara você de uma dessas pontas: 10.10.6.254 consegui pingar seu IP externo do firewall?
Já testou fazer uma conexão remota com o (Terminal Service) de sua casa para a maquina com o IP: 10.10.6.254?
Testa fazer uma conexão remota primeiro, se não souber diz que te passo como faz, e vai testando, se precisar de ajuda posta ai.
-
doguibnu
Cara você de uma dessas pontas: 10.10.6.254 consegui pingar seu IP externo do firewall?
Já testou fazer uma conexão remota com o (Terminal Service) de sua casa para a maquina com o IP: 10.10.6.254?
Testa fazer uma conexão remota primeiro, se não souber diz que te passo como faz, e vai testando, se precisar de ajuda posta ai.
Claudevan, tudo bem?
Respondendo suas perguntas
1 - sim as pontas pingam o para o ip externo do firewall
2- Sim, já foi feito conexão remota de outra ponta normalmente, assim como teamviewer.Configurei o Pfsense do jeito que você sugeriu e…não funcionou.
Coisa triste mesmo!
Obrigado por enquanto!
Douglas
-
Bom dia Pessoal!
Tudo bem?Bom, segui a sugestão de configuração do Claudevan. Ainda não tive sucesso porém, parece que falta alguma coisa pra ser liberado. Vejam o que diz o Log do Filezila, está conectando 99,99 porcento:
Alguém teria uma luz:
Estado: Conectando 200.x.x.x
Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas…
Resposta: 220 FTP Server
Comando: USER ftpuser
Resposta: 331 Please specify the password.
Comando: PASS *******
Resposta: 230 Login successful.
Comando: SYST
Resposta: 215 UNIX Type: L8
Comando: FEAT
Resposta: 211-Features:
Resposta: EPRT
Resposta: EPSV
Resposta: MDTM
Resposta: PASV
Resposta: REST STREAM
Resposta: SIZE
Resposta: TVFS
Resposta: UTF8
Resposta: 211 End
Comando: OPTS UTF8 ON
Resposta: 200 Always in UTF8 mode.
Estado: Conectado
Estado: Obtendo lista de pastas...
Comando: PWD
Resposta: 257 "/"
Comando: TYPE I
Resposta: 200 Switching to Binary mode.
Comando: PASV
Erro: A conexão excedeu limite de tempo
Erro: Falha na obtenção da lista de pastasMuito Obrigado e fiquem com Deus
Douglas
-
doguibnu, Monitore o trafego dessa conexão no firewall. Você tem que ver conexões além da porta 21. Se for no modo passivo, uma porta alta.
-
doguibnu, Monitore o trafego dessa conexão no firewall. Você tem que ver conexões além da porta 21. Se for no modo passivo, uma porta alta.
Marcello, eu vi o seu post em para um gringo e pedindo pro cara dar uma olhada nesse link: http://slacksite.com/other/ftp.html#pasvexample
Eu estou estudando e tentando segui-lo. Percebi que em modo passivo ele abre mais do que a porta 21 e pelo que vi a 20 nem é usada. Já configurei o vsftp em modo passivo, assim como fiz as Nat para as portas altas (no caso 20000 e 20999), mas ainda estou apanhando em algo que está faltando pra ele realmente concretizar a conexão!
Bom, vou continuar estudando o devido protocolo ftp!
Obrigado por enquanto!
-
Pessoal e Marcello, Bom dia!
Bom, nessa última semana passei estudando como configurar o FTP vsftp em modo passivo pois, o servidor de ftp está atrás do pfsense.
Então, visto que o modo passivo não usa somente a porta 21 e 20 e sim, portas altas a partir de 1023, e quando o protocolo ftp abre essa conexão ela usa essas portas.Certo, é necessário que façamos alterações no arquivo vsftpd.conf e façamos com que ele mude a forma de conexão para modo passivo ou seja, pasv:
port_enable=YES
connect_from_port_20=YES
OBS: no nosso caso tivemos que deixar dessa forma se não nem o início da conexão ele consegue iniciar!
pasv_enable=YES
pasv_address=ip servidor (lan)
pasv_max_port=4244
pasv_min_port=4243Certo, após isso. Configuramos a NAT no Pfsense.
E quando tentamos conectar via filezila:
Estado: Conectando 200.x.x.x.
Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas…
Resposta: 220 FTP Server
Comando: USER ftpuser
Resposta: 331 Please specify the password.
Comando: PASS *******
Resposta: 230 Login successful.
Comando: OPTS UTF8 ON
Resposta: 200 Always in UTF8 mode.
Estado: Conectado
Estado: Obtendo lista de pastas...
Comando: PWD
Resposta: 257 "/"
Comando: TYPE I
Resposta: 200 Switching to Binary mode.
Comando: PASV
Erro: A conexão excedeu limite de tempo
Erro: Falha na obtenção da lista de pastasVerificando outros foruns e blogs. O que pude constatar é que grande parte dos administradores abriram estas portas altas a partir do iptables e assim garantiram a conexão efetiva para seu servidor de ftp em modo passivo, como neste link:
http://ifzenelse.net/en/install-and-configure-your-very-secure-ftp-vsftp-server-centos-linux
ou
http://lost-and-found-narihiro.blogspot.com.br/2014/03/ubuntu-1310-vsftpd-passive-activeport.html
Fora outros mais que foram pesquisados e que de certa forma, todos liberavam acesso a essas portas.
Creio que é isso que falta fazer dentro do pfsense. Mas de que forma libero estas portas se já foram feitas uma Nat para elas juntamente com o aliases e lá dentro em Ports especificado as portas altas?
Marcello, de que forma posso monitorar o tráfego da conexão?
Eu acredito que este é o único detalhe que resta para que a conexão seja efetivamente feita.
Muito obrigado
Att
Douglas
-
Olá Claudevan e Marcello
Eu mudei de servidor ftp, e passei a usar o Proftpd. Está configurado em modo passivo da forma que você sugeriu aqui.
No filezilla ele conectou uma maravilha com o ip público. Deu certo.
Mas nos navegadores, nem no firefox e nem no chrome tive sucesso.Alguma sugestão?
Muito Obrigado!
Douglas
marcelloc
Solução!
pasv_enable=YES
pasv_max_port=9050