Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO_ABERTO-COMENTAR]Não acesso servidor ftp externamente!

Portuguese
    5
    18
    5.6k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

Se usou a configuração do link, seu servidor de ftp está com essas linhas:

# Do not allow the client to use PORT
      port_enable=NO
      # Use the hostname in the PASV response (DNS must be setup and match!)
      pasv_addr_resolve=YES
      # Enable Passive Mode
      pasv_enable=YES
      # Set the passive port range (1000 ports)
      pasv_min_port=20000
      pasv_max_port=20999

Isso significa que seu nat precisar ter a porta 21 e o range definido no arquivo de configuração.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C
        claudevan
        last edited by

marcelloc
        Cara você tem razão!

As portas 22 (ssh), 443(https) e todas as portas altas de 1024:65000 não faz sentido nesta configuração para esta aplicação. Eu estava testando em casa e só tinha testado de Linux para Linux e como disse ocorria tudo bem, porem ao chegar no trabalho no ambiente corporativo onde tem XP, Win7, Win8 e Linux essas configurações que eu mencionei acima não funciona.

Solução!

O marcelloc falou essas palavras acima:

1_O ftp usa a porta 21 para comandos somente.
        2_No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
        3_No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.

Está correto, é isso mesmo! Então vendo a figura que você postou iten 3 “Modo Passivo” é dessa forma que o vsftpd trabalha, como dito “o servidor separa uma faixa de portas” como pode ver na Figura0 o cliente inicia na porta: 1036 pois o servidor esta definido como “> 1023” no meu caso eu configurei como: 9040 a 9050 e no arquivo vsftpd.conf eu habilitei o modo passivo, segui abaixo a configuração do modo passivo:

Colocar no fim da linha do arquivo: /etc/vsftpd/vsftpd.conf

Habilitando o modo passivo.

pasv_enable=YES
        pasv_address=IPMAQUINA onde esta instalado!
        pasv_max_port=9050
        pasv_min_port=9040

No firewall pfsense:

Firewall: Aliases

Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 9040:9050 como segui na Figura1.

Firewall: NAT: Port Forward

Liberei uma regra de firewall NAT como segui na Figura2.

Erro encontrado no Windows:

O erro que você pode ver na Figura3 é clássica do Windows e eu já mim deparei varias vezes com ele e não soube resolver, "Errro de permissão!" como você pode ver no link essa era uma duvida de um usuário aqui no fórum: “https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0” aqui vai a solução no: Windows Explore ou Internet Explore vá em: Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas/Navegação e desabilite a opção “Usar FTP Passivo(para compatibilidade com firewall e modem DSL)” olhar Figura4. Gente eu li em vários artigos para deixar essa opção habilitada, mas é o contrario, com ela habilitada vai da o erro da Figura3, testei em varias máquinas aqui na empresa.

Observação: No Windows8 e em server no “Windowns Explore” não tem a opção Ferrametas.

Gente aqui na empresa agora tá funcionando normalmente o "ftp" vsftpd tanto internamente como externamente.

Qualquer duvida posta ai…

Figura0.jpg
        Figura0.jpg_thumb
        Figura1.jpg
        Figura1.jpg_thumb
        Figura2.jpg
        Figura2.jpg_thumb
        Figura3.jpg
        Figura3.jpg_thumb
        Figura4.jpg
        Figura4.jpg_thumb

• doguibnuD
          doguibnu
          last edited by

Claudevan,
          Tudo bem?

Na sua empresa vc usa estrutura de MPLS.

Aqui nós temos rotas para outras "pontas"

Por exemplo aqui é: 10.1.1.x dentro do pfsense está a rotas para outras pontas: 10.10.6.254, 10.10.4.254 e assim por diante. Então, se eu estou nessas "pontas" e tento conectar o ftp por nosso IP público 200.x.x.x.x, ele até pede a usuário e senha, mas não faz a conexão. Já se estou forma de nossa estrutura, ou seja, qualquer outra rede que não faça parte da nossa rede, ele conecta normalmente via ip público.
          Eu tentarei fazer da forma que você fez pois, já li uns quinhentos foruns e não consigo vencer heuehueheueh.

Obrigado

Se obter sucesso eu posto aqui!

Douglas

@claudevan:

marcelloc
          Cara você tem razão!

As portas 22 (ssh), 443(https) e todas as portas altas de 1024:65000 não faz sentido nesta configuração para esta aplicação. Eu estava testando em casa e só tinha testado de Linux para Linux e como disse ocorria tudo bem, porem ao chegar no trabalho no ambiente corporativo onde tem XP, Win7, Win8 e Linux essas configurações que eu mencionei acima não funciona.

Solução!

2_No modo ativo, a porta 20 é utilizada no sentido contrário para a transferência de dados.
          3_No modo passivo, o servidor separa uma faixa de portas para essa transferência no mesmo sentido de comunicação que o cliente fez para acessar a porta 21.

Está correto, é isso mesmo! Então vendo a figura que você postou iten 3 “Modo Passivo” é dessa forma que o vsftpd trabalha, como dito “o servidor separa uma faixa de portas” como pode ver na Figura0 o cliente inicia na porta: 1036 pois o servidor esta definido como “> 1023” no meu caso eu configurei como: 9040 a 9050 e no arquivo vsftpd.conf eu habilitei o modo passivo, segui abaixo a configuração do modo passivo:

pasv_enable=YES
          pasv_max_port=9050
          pasv_min_port=9040

No firewall pfsense:

Fiz uma "aliases" chamado "Portas_ftp" e nele coloque as seguintes portas: 20, 21, 9040:9050 como segui na Figura1.

O erro que você pode ver na Figura3 é clássica do Windows e eu já mim deparei varias vezes com ele e não soube resolver, "Errro de permissão!" como você pode ver no link essa era uma duvida de um usuário aqui no fórum: “https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44733.0” aqui vai a solução no: Windows Explore ou Internet Explore vá em: Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas/Navegação e desabilite a opção “Usar FTP Passivo(para compatibilidade com firewall e modem DSL)” olhar Figura4. Gente eu li em vários artigos para deixar essa opção habilitada, mas é o contrario, com ela habilitada vai da o erro da Figura3, testei em varias máquinas aqui na empresa.

Observação: No Windows8 e em server no “Windowns Explore” não tem a opção Ferrametas.

Gente aqui na empresa agora tá funcionando normalmente o "ftp" vsftpd tanto internamente como externamente.

• C
            claudevan
            last edited by

doguibnu

Cara você de uma dessas pontas: 10.10.6.254 consegui pingar seu IP externo do firewall?

Já testou fazer uma conexão remota com o (Terminal Service) de sua casa para a maquina com o IP: 10.10.6.254?

Testa fazer uma conexão remota primeiro, se não souber diz que te passo como faz, e vai testando, se precisar de ajuda posta ai.

• doguibnuD
              doguibnu
              last edited by

@claudevan:

doguibnu

Cara você de uma dessas pontas: 10.10.6.254 consegui pingar seu IP externo do firewall?

Já testou fazer uma conexão remota com o (Terminal Service) de sua casa para a maquina com o IP: 10.10.6.254?

Testa fazer uma conexão remota primeiro, se não souber diz que te passo como faz, e vai testando, se precisar de ajuda posta ai.

Claudevan, tudo bem?

Respondendo suas perguntas

1 - sim as pontas pingam o para o ip externo do firewall
              2- Sim, já foi feito conexão remota de outra ponta normalmente, assim como teamviewer.

Configurei o Pfsense do jeito que você sugeriu e…não funcionou.

Coisa triste mesmo!

Obrigado por enquanto!

Douglas

• doguibnuD
                doguibnu
                last edited by

Bom dia Pessoal!
                Tudo bem?

Bom, segui a sugestão de configuração do Claudevan. Ainda não tive sucesso porém, parece que falta alguma coisa pra ser liberado. Vejam o que diz o Log do Filezila, está conectando 99,99 porcento:

Alguém teria uma luz:

Estado: Conectando 200.x.x.x
                Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas…
                Resposta: 220 FTP Server
                Comando: USER ftpuser
                Resposta: 331 Please specify the password.
                Comando: PASS *******
                Resposta: 230 Login successful.
                Comando: SYST
                Resposta: 215 UNIX Type: L8
                Comando: FEAT
                Resposta: 211-Features:
                Resposta: EPRT
                Resposta: EPSV
                Resposta: MDTM
                Resposta: PASV
                Resposta: REST STREAM
                Resposta: SIZE
                Resposta: TVFS
                Resposta: UTF8
                Resposta: 211 End
                Comando: OPTS UTF8 ON
                Resposta: 200 Always in UTF8 mode.
                Estado: Conectado
                Estado: Obtendo lista de pastas...
                Comando: PWD
                Resposta: 257 "/"
                Comando: TYPE I
                Resposta: 200 Switching to Binary mode.
                Comando: PASV
                Erro: A conexão excedeu limite de tempo
                Erro: Falha na obtenção da lista de pastas

Muito Obrigado e fiquem com Deus

Douglas

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

doguibnu, Monitore o trafego dessa conexão no firewall. Você tem que ver conexões além da porta 21. Se for no modo passivo, uma porta alta.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• doguibnuD
                    doguibnu
                    last edited by

@marcelloc:

doguibnu, Monitore o trafego dessa conexão no firewall. Você tem que ver conexões além da porta 21. Se for no modo passivo, uma porta alta.

Marcello, eu vi o seu post em para um gringo e pedindo pro cara dar uma olhada nesse link: http://slacksite.com/other/ftp.html#pasvexample

Eu estou estudando e tentando segui-lo. Percebi que em modo passivo ele abre mais do que a porta 21 e pelo que vi a 20 nem é usada. Já configurei o vsftp em modo passivo, assim como fiz as Nat para as portas altas (no caso 20000 e 20999), mas ainda estou apanhando em algo que está faltando pra ele realmente concretizar a conexão!

Bom, vou continuar estudando o devido protocolo ftp!

Obrigado por enquanto!

• doguibnuD
                      doguibnu
                      last edited by

Pessoal e Marcello, Bom dia!

Bom, nessa última semana passei estudando como configurar o FTP vsftp em modo passivo pois, o servidor de ftp está atrás do pfsense.
                      Então, visto que o modo passivo não usa somente a porta 21 e 20 e sim, portas altas a partir de 1023, e quando o protocolo ftp abre essa conexão ela usa essas portas.

Certo, é necessário que façamos alterações no arquivo vsftpd.conf e façamos com que ele mude a forma de conexão para modo passivo ou seja, pasv:

port_enable=YES

connect_from_port_20=YES

OBS: no nosso caso tivemos que deixar dessa forma se não nem o início da conexão ele consegue iniciar!

pasv_enable=YES
                      pasv_address=ip servidor (lan)
                      pasv_max_port=4244
                      pasv_min_port=4243

Certo, após isso. Configuramos a NAT no Pfsense.

E quando tentamos conectar via filezila:

Estado: Conectando 200.x.x.x.
                      Estado: Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas…
                      Resposta: 220 FTP Server
                      Comando: USER ftpuser
                      Resposta: 331 Please specify the password.
                      Comando: PASS *******
                      Resposta: 230 Login successful.
                      Comando: OPTS UTF8 ON
                      Resposta: 200 Always in UTF8 mode.
                      Estado: Conectado
                      Estado: Obtendo lista de pastas...
                      Comando: PWD
                      Resposta: 257 "/"
                      Comando: TYPE I
                      Resposta: 200 Switching to Binary mode.
                      Comando: PASV
                      Erro: A conexão excedeu limite de tempo
                      Erro: Falha na obtenção da lista de pastas

Verificando outros foruns e blogs. O que pude constatar é que grande parte dos administradores abriram estas portas altas a partir do iptables e assim garantiram a conexão efetiva para seu servidor de ftp em modo passivo, como neste link:

http://ifzenelse.net/en/install-and-configure-your-very-secure-ftp-vsftp-server-centos-linux

ou

http://lost-and-found-narihiro.blogspot.com.br/2014/03/ubuntu-1310-vsftpd-passive-activeport.html

Fora outros mais que foram pesquisados e que de certa forma, todos liberavam acesso a essas portas.

Creio que é isso que falta fazer dentro do pfsense. Mas de que forma libero estas portas se já foram feitas uma Nat para elas juntamente com o aliases e lá dentro em Ports especificado as portas altas?

Marcello, de que forma posso monitorar o tráfego da conexão?

Eu acredito que este é o único detalhe que resta para que a conexão seja efetivamente feita.

Muito obrigado

Att

Douglas

• doguibnuD
                        doguibnu
                        last edited by

Olá Claudevan e Marcello

Eu mudei de servidor ftp, e passei a usar o Proftpd. Está configurado em modo passivo da forma que você sugeriu aqui.
                        No filezilla ele conectou uma maravilha com o ip público. Deu certo.
                        Mas nos navegadores, nem no firefox e nem no chrome tive sucesso.

Alguma sugestão?

Muito Obrigado!

Douglas

@claudevan:

marcelloc
                        Cara você tem razão!

Solução!

pasv_enable=YES
                        pasv_max_port=9050
                        pasv_min_port=9040

No firewall pfsense:

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.