[Resolvido] pfSense para de pingar após conclusão de inicialização
-
Bom dia pessoal,
Estou iniciando hoje minha participação no fórum do pfSense, bem como uso da ferramenta, e espero poder contribuir futuramente muito para o grupo.
É o seguinte: Instalei o pfSense e um cliente no Hyper-v. O problema é que quando eu inicio completamente o pfSense ele perde conectividade… Para de pingar =. Parece que a conexão do cliente com o pfSense encerra depois que o serviço: "Configuring firewall...." conclui.
Printei a tela do pfSense e do cliente pingando no ip da lan do pfSense no processo de inicialização para melhor visualizar o que se passa.
Link da imagem: http://imageshack.us/a/img441/19/paradepingar.jpg
Alguém me ajuda?
Desde já agradeço.
-
Ola amigo
Também tive problemas parecidos, quando subi o pfsense no oracle virtual box. Demorava muito pra inicializar, travava em alguns pacotes durante a inicializaçao, tinha q ficar dando enter na vm do pfsense. Quanda fazia alguma mudança na configuração através do gui, tb travava, parava de responder ao ping, tendo q ir la no pfsense e dar enter varias vezes.
Como resolvi? Migrei a maquina virtual pro vmware. Nunca mais tive nenhum problema do tipo.
-
Joerison, bem vindo ao forum. :)
Você mesmo respondeu a sua pergunta. Se depois de iniciar o serviço de firewall parou de pingar, logo você não criou regras para permitir isso.
Você esta tentando acessar o firewall via LAN ou wan?
-
Obrigado gchieregatti, mas eu estou gostando muito de trabalhar com o Hyper-v, eu fiz o mesmo processo no VMware não tive nenhum problema, mas eu queria porque queria trabalhar com o Hyper-v.
Agora Marcelo, obrigado também por responder, e realmente, a minha pergunta continha uma possível resposta, mas eu já havia tentado desabilitar o firewall por linha de comando pra tentar conexão, mas também não obtive êxito, tentei acessar tanto por LAN quanto WAN, ip estático e dinâmico…
Pessoal, realmente o pfSense não é o melhor amigo do Hyper-v, não por agora... Suei um pouco, mas enfim consegui solucionar o meu problema. Eis que consegui colocá-lo pra rodar com base num tutorial em inglês. Foi preciso executar alguns comandos, mas como o processo teria que ser feito toda vez que o pfSense fosse iniciado, foi necessário criar um arquivo pra executar toda vez na inicialização, eis a forma que encontrei:
1 - Pressione a tecla 8 pra entrar na linha de comando;
2 - Crie o arquivo interfaces.sh, pela linha de comando: vi /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh
3 - Você irá entrar numa espécie de editor do arquivo criado, agora digite a a seguinte lista de comandos, dando enter para quebrar as linhas:-
ifconfig de0 down
-
ifconfig de0 up
-
ifconfig de1 down
-
ifconfig de1 up
-
ifconfig de2 down (no caso eu tenho 3 placas de redes (de0, de1 e de2)
-
ifconfig de2 up
-
dhclient de0
4 - Depois aperte a tecla INSERT e depois digite " :wq " e dê enter;
5 - Você irá voltar pro console, então digite: chmod +x /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh
6 - Digite: reboot e quando inicializar TARAN!!! O pfSense enfim irá se comunicar com os clientes, bem como as funções de dhcp passarão a funcionar também.Abs.,
Joe
-
-
1 - Pressione a tecla 8 pra entrar na linha de comando;
2 - Crie o arquivo interfaces.sh, pela linha de comando: vi /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh
3 - Você irá entrar numa espécie de editor do arquivo criado, agora digite a a seguinte lista de comandos, dando enter para quebrar as linhas:-
ifconfig de0 down
-
ifconfig de0 up
-
ifconfig de1 down
-
ifconfig de1 up
-
ifconfig de2 down (no caso eu tenho 3 placas de redes (de0, de1 e de2)
-
ifconfig de2 up
-
dhclient de0
4 - Depois aperte a tecla INSERT e depois digite " :wq " e dê enter;
5 - Você irá voltar pro console, então digite: chmod +x /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh
6 - Digite: reboot e quando inicializar TARAN!!! O pfSense enfim irá se comunicar com os clientes, bem como as funções de dhcp passarão a funcionar também.Abs.,
Joe
Joe, acho que meu teclado não reconhece a tecla insert, tem alguma outra forma de sair da edição?
-
-
Joe, acho que meu teclado não reconhece a tecla insert, tem alguma outra forma de sair da edição?
Com certeza tem ;)
Mas de qualquer forma: utilize ESC
Um editor mais simples a ser utilizado é o ee.
-
Com certeza tem ;)
Mas de qualquer forma: utilize ESC
Um editor mais simples a ser utilizado é o ee.
Obrigado Marcello, utilizei o ee achei melhor mesmo que o vi.
Porém, fiz os códigos conf. o Joerison.
Deixei na maquina cliente pingando e após o boot ele pingou,(fiquei feliz momentaneamente) pois, quando ele inicializou o arquivo editado "interfaces.sh" ele perdeu novamente o ping conf. imgs abaixo.
o que pode ser?
-
Robson,
Digite o comando ee /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh e veja o que aparece, se não aparecer nada é porque o seu código não foi salvo.
Joe
-
Robson,
Digite o comando ee /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh e veja o que aparece, se não aparecer nada é porque o seu código não foi salvo.
Joe
Sim, beleza consegui fazer funcionar.
Porém, ao reiniciar o servidor ele perde o IP configurado na LAN e volta como DONE. :-\
-
No final você digitou o comando chmod +x /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh ?
-
No final você digitou o comando chmod +x /usr/local/etc/rc.d/interfaces.sh ?
Sim, fiz o procedimento conf. expôs.
-
-
Pelo print o IP da sua LAN não está configurado. Estas tentando pingar na WAN? O IP do cliente esta configurando de modo estático?
-
Pelo print o IP da sua LAN não está configurado. Estas tentando pingar na WAN? O IP do cliente esta configurando de modo estático?
A LAN estava configurada até eu reiniciar, no momento que eu configuro a lan tudo funciona normalmente, apenas quando reinicio o pfsense ele retorna a lan como Done.
-
A LAN estava configurada até eu reiniciar, no momento que eu configuro a lan tudo funciona normalmente, apenas quando reinicio o pfsense ele retorna a lan como Done.
Joerison,
Descobri o que o que estava dando errado.
O comando na ultima linha tem a questão de (dhclient de0) sendo assim, tirei esse comando e agora funcionou.
Obrigado pela atenção.
Forte abraço.
-
Abraços ;D.
-
Aqui funciona tudo certinho, mas depois de umas 24 simplesmente para de novo, reiniciando ou executando novamente o interfaces.sh volta …