Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

2 links de internet

Portuguese
    4
    11
    1.3k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E
      evandroelmi
      last edited by

Boa tarde
      Acabei de colocar em meu servidor pfsense 2.2.5  mais um link de internet
      nao criei grupo de gateways estou apenas com os dois ligados

meu gateway padrão é o da GVT
      meu outro gateway é da transit telecon

quando eu mudo o gateway padrão da GVT para a transit , todos começam a navegar pelo novo link , porem a conexao cai direto até que sou obrigado a voltar a GVT , segundo a transit o link esta tudo certo  ja até aumentaram para 20mb full e nao adiantou nada
      Oque pode estar  acontecendo?esta forma deu apenas mudar o gate padrão esta errada? .. quando eu mudo o gate padrão tenho que reiniciar o servidor?
      Obrigado..

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        Raid0
        last edited by

Olá.

Para poder te ajudar precisamos saber qual o teu objetivo com os 2 links: failover, load balance…?

• E
          evandroelmi
          last edited by

seria failover
          mas estava primeiro tentando ver se o link da transit é confiavel
          então deixei ele como padrão para testar a navegação internamente ,, porem nao ta funcionando

• R
            Raid0
            last edited by

Vá no menu System -> Advanced -> Miscellaneous e marque as opções "Use sticky connections" e "Enable default gateway switching".
            Refaça o teste após estas alterações.

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

Na configuração do gateway, coloque um ip de teste que esteja depois do ip do gw para poder testar a qualidade do link. system -> rrd graphs -> quality.

Se estiver usando o ip do proprio gw, a qualidade ficara sempre em 100%.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• E
                evandroelmi
                last edited by

bom dia
                então ,,, tentei o gate switching ,,, desativei o gateway da GVT e não adianta ,,, quando seleciono o gateway da transit como padrao simplesmente , alguns computadores nao navegam mais na internet

• R
                  Raid0
                  last edited by

Crie o grupo de gateways e faça as configurações corretas na parte das regras do firewall.
                  Para testar desconecte a interface WAN do modem da conexão 1 e aguarde até a conexão 2 assumir o tráfego.
                  A mudança de gateway manualmente é mais demorada do que a automática.

• E
                    evandroelmi
                    last edited by

certo acho que farei isso mesmo , antes chamei um tecnico da transit para me certificar de que o link deles esteja OK . Nessa versão do pfsense 2.2.5 ,, existe algum report de Bug nessa questão de loadbalance , ou esta 100% ok?

• R
                      Raid0
                      last edited by

Pelo que me consta não há reclamações deste recurso nesta versão.
                      Uso em alguns clientes sem problema algum.

• E
                        evandroelmi
                        last edited by

bom dia..
                        acabeii de criar o grupo de gateway , com loadbalance e failover, porem ,, tenho umas 70 maquinas na rede
                        e  alguma ficaram navegando pela GVT e outra pela TRANSIT,, .. porque será que ficou essa divisão  na navegação?
                        as maquina em que testo com tracert e vejo que saem pela TRANSIT , dão problema com a navegação.

• F
                          fernandofolha
                          last edited by

@evandroelmi:

bom dia..
                          acabeii de criar o grupo de gateway , com loadbalance e failover, porem ,, tenho umas 70 maquinas na rede
                          e  alguma ficaram navegando pela GVT e outra pela TRANSIT,, .. porque será que ficou essa divisão  na navegação?
                          as maquina em que testo com tracert e vejo que saem pela TRANSIT , dão problema com a navegação.

Como ficou a configuração do seu GRUPO em System > Routing > Groups?
                          Pelo que você descreveu, parece que você configurou um LOAD BALANCE (no grupo, os gateways estão com o mesmo "peso").
                          Para que funcione como FAILOVER, é necessário que os links prioritários esteja com menor "peso" e os links secundários com "peso" maior.
                          Coloque TIER1 para o link que você deseja que fique como link principal e TIER2 para o link que você deseja que fique como secundário.
                          Não esqueça de marcar as opções "Enable default gateway switching" e "Use sticky connections" em System > Advanced > Micellaneous.
                          Quando configurado como LOADBALANCE, até onde sei, o PFSENSE manda um pacote por cada link, dividindo a carga igualmente entre os dois links (me corrigiam se eu estiver errado, senhores  ;D).

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.