Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

2 links de internet

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 4 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      Raid0
      last edited by

Olá.

Para poder te ajudar precisamos saber qual o teu objetivo com os 2 links: failover, load balance…?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • E
        evandroelmi
        last edited by

seria failover
        mas estava primeiro tentando ver se o link da transit é confiavel
        então deixei ele como padrão para testar a navegação internamente ,, porem nao ta funcionando

• R
          Raid0
          last edited by

Vá no menu System -> Advanced -> Miscellaneous e marque as opções "Use sticky connections" e "Enable default gateway switching".
          Refaça o teste após estas alterações.

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Na configuração do gateway, coloque um ip de teste que esteja depois do ip do gw para poder testar a qualidade do link. system -> rrd graphs -> quality.

Se estiver usando o ip do proprio gw, a qualidade ficara sempre em 100%.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• E
              evandroelmi
              last edited by

bom dia
              então ,,, tentei o gate switching ,,, desativei o gateway da GVT e não adianta ,,, quando seleciono o gateway da transit como padrao simplesmente , alguns computadores nao navegam mais na internet

• R
                Raid0
                last edited by

Crie o grupo de gateways e faça as configurações corretas na parte das regras do firewall.
                Para testar desconecte a interface WAN do modem da conexão 1 e aguarde até a conexão 2 assumir o tráfego.
                A mudança de gateway manualmente é mais demorada do que a automática.

• E
                  evandroelmi
                  last edited by

certo acho que farei isso mesmo , antes chamei um tecnico da transit para me certificar de que o link deles esteja OK . Nessa versão do pfsense 2.2.5 ,, existe algum report de Bug nessa questão de loadbalance , ou esta 100% ok?

• R
                    Raid0
                    last edited by

Pelo que me consta não há reclamações deste recurso nesta versão.
                    Uso em alguns clientes sem problema algum.

• E
                      evandroelmi
                      last edited by

bom dia..
                      acabeii de criar o grupo de gateway , com loadbalance e failover, porem ,, tenho umas 70 maquinas na rede
                      e  alguma ficaram navegando pela GVT e outra pela TRANSIT,, .. porque será que ficou essa divisão  na navegação?
                      as maquina em que testo com tracert e vejo que saem pela TRANSIT , dão problema com a navegação.

• F
                        fernandofolha
                        last edited by

@evandroelmi:

bom dia..
                        acabeii de criar o grupo de gateway , com loadbalance e failover, porem ,, tenho umas 70 maquinas na rede
                        e  alguma ficaram navegando pela GVT e outra pela TRANSIT,, .. porque será que ficou essa divisão  na navegação?
                        as maquina em que testo com tracert e vejo que saem pela TRANSIT , dão problema com a navegação.

Como ficou a configuração do seu GRUPO em System > Routing > Groups?
                        Pelo que você descreveu, parece que você configurou um LOAD BALANCE (no grupo, os gateways estão com o mesmo "peso").
                        Para que funcione como FAILOVER, é necessário que os links prioritários esteja com menor "peso" e os links secundários com "peso" maior.
                        Coloque TIER1 para o link que você deseja que fique como link principal e TIER2 para o link que você deseja que fique como secundário.
                        Não esqueça de marcar as opções "Enable default gateway switching" e "Use sticky connections" em System > Advanced > Micellaneous.
                        Quando configurado como LOADBALANCE, até onde sei, o PFSENSE manda um pacote por cada link, dividindo a carga igualmente entre os dois links (me corrigiam se eu estiver errado, senhores  ;D).

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.