[RESOLVIDO]2 link - Balanceamento - OpenVPN - Filial
-
Boa noite,
Gente tenho o seguinte problema, tenho uma conexão OpenVPN entre a Matriz e a Filial.
A Matriz tem um link de 15mb GVT e a Filial um link de 10mb OI Velox, o problema é que na Filial a OI Velox não trabalha com link maior que 10mb e também não trabalho com link dedicado e não tem outra operadora a não ser ela (OI Velox).
Então eu pedir para a Filial mais um link de 10mb (Ficando 2 link de 10mb) para fazer balanceamento de carga prá vê se melhora o desempenho.
PORÉM TENHO AS SEGUINTES DUVIDAS:
Quando eu fizer o balanceamento de carga o segundo link irá enviar as informações pelo tunel da OpenVPN?
A conexão entre as lojas irá melhorar (Travamento, oxilação de conexão)?
Desde já obrigado pelo apoio!
-
Sua intenção é fazer com que a VPN feche conexão mesmo se o link principal cair, certo?
Você pode criar um grupo de gateways e aplicar na interface da VPN para que - caso um link caía - o outro link feche a conexão, isso no OpenVPN Client.
No Server é necessário adicionar outro endereço remoto para conectar caso o primeiro não responda. você adicioná-lo nas opções avançadas da configuração do OpenVPN.Deu para entender?
Estou sem acesso a um pfSense agora para ser mais claro nas opções que devem ser configuradas mas espero ter ajudado. -
jonathanalves
"Sua intenção é fazer com que a VPN feche conexão mesmo se o link principal cair, certo?"
Não cara eu não quero fazer FailOver, pois os dois links (10mb Oi Velox) são da mesma operadora se um cair o outro vai cair.
O que eu quero!
Já existe uma OpenVPN entre Matriz e Filial, o que eu quero saber é se quando eu colocar esse segundo link (10mb Oi Velox) e fizer o balanceamento de carga as informações que trafega entre uma loja e outra irá seguir pelo mesmo túnel. Pois na Matriz tem um banco de dados.
Eu acredito que quando eu colocar o segundo link na Filial e fizer o balanceamento de carga, quando uma informação for para o segundo link ela NÃO irá pelo TÚNEL e sim pela INTERNET.
-
Certo.
O balanceamento de carga não vai fazer afetar sua VPN, apenas o que tiver que sair para a internet. -
Ola, eu tenho exatamente esse cenario e gostaria de uma força para poder configurar, voce poderia me ajudar por favor
obrigado