• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

[RESOLVIDO]2 link - Balanceamento - OpenVPN - Filial

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
5 Posts 3 Posters 1.1k Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • C
    claudevan
    last edited by Feb 29, 2016, 10:30 AM Feb 27, 2016, 9:48 PM

Boa noite,

Gente tenho o seguinte problema, tenho uma conexão OpenVPN entre a Matriz e a Filial.

A Matriz tem um link de 15mb GVT e a Filial um link de 10mb OI Velox, o problema é que na Filial a OI Velox não trabalha com link maior que 10mb e também não trabalho com link dedicado e não tem outra operadora a não ser ela (OI Velox).

Então eu pedir para a Filial mais um link de 10mb (Ficando 2 link de 10mb) para fazer balanceamento de carga prá vê se melhora o desempenho.

PORÉM TENHO AS SEGUINTES DUVIDAS:

Quando eu fizer o balanceamento de carga o segundo link irá enviar as informações pelo tunel da OpenVPN?

A conexão entre as lojas irá melhorar (Travamento, oxilação de conexão)?

Desde já obrigado pelo apoio!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • J
      jonathanalves
      last edited by Feb 27, 2016, 10:52 PM

Sua intenção é fazer com que a VPN feche conexão mesmo se o link principal cair, certo?

Você pode criar um grupo de gateways e aplicar na interface da VPN para que - caso um link caía - o outro link feche a conexão, isso no OpenVPN Client.
      No Server é necessário adicionar outro endereço remoto para conectar caso o primeiro não responda. você adicioná-lo nas opções avançadas da configuração do OpenVPN.

Deu para entender?
      Estou sem acesso a um pfSense agora para ser mais claro nas opções que devem ser configuradas mas espero ter ajudado.

C 1 Reply Last reply Nov 6, 2020, 1:48 PM Reply Quote 0
      • C
        claudevan
        last edited by Feb 28, 2016, 2:23 AM

jonathanalves

"Sua intenção é fazer com que a VPN feche conexão mesmo se o link principal cair, certo?"

Não cara eu não quero fazer FailOver, pois os dois links (10mb Oi Velox) são da mesma operadora se um cair o outro vai cair.

O que eu quero!

Já existe uma OpenVPN entre Matriz e Filial, o que eu quero saber é se quando eu colocar esse segundo link (10mb Oi Velox) e fizer o balanceamento de carga as informações que trafega entre uma loja e outra irá seguir pelo mesmo túnel. Pois na Matriz tem um banco de dados.

Eu acredito que quando eu colocar o segundo link na Filial e fizer o balanceamento de carga, quando uma informação for para o segundo link ela NÃO irá pelo TÚNEL e sim pela INTERNET.

• J
          jonathanalves
          last edited by Feb 28, 2016, 2:11 PM

Certo.
          O balanceamento de carga não vai fazer afetar sua VPN, apenas o que tiver que sair para a internet.

• C
            chilli2020 @jonathanalves
            last edited by Nov 6, 2020, 1:48 PM

Ola, eu tenho exatamente esse cenario e gostaria de uma força para poder configurar, voce poderia me ajudar por favor

obrigado

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
              [[user:consent.lead]]
              [[user:consent.not_received]]