Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Erro de certificado em pag HTTPS quando squidguard é habilitado pf 2.3

Portuguese
    14
    27
    7.9k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V
      verisjuliano
      last edited by

Bom dia pessoal estou implementando um firewall, e estou com o seguinte problema..

Eu subi o Squid com proxy transparente, gerei o certificado interno, exportei pra máquina, adicionei o facebook na blacklist, e os bloqueios HTTPS funcionam normalmente sem erro de certificado.

Porém quando eu starto o squidguard e vou testar as páginas em https aí começa a dar erro de certificado nas páginas: NET::ERR_CERT_COMMON_NAME_INVALID.. Se eu paro o squidguard, os bloqueios https voltam a funcionar perfeitamente sem erro de certificado através do Squid..
      Fiz todas as configurações no Squid inclusive:

Remote Cert Checks: marcar as opções Accept remote server certificate with erros / Do not verify remote certificate

Certificate Adapter: Sets the "not before" (setValidBefore)

Integrations: url_rewrite_program /usr/local/bin/squidGuard -c /usr/local/etc/squidGuard/squidGuard.conf;url_rewrite_bypass off;url_rewrite_children 16 startup=8 idle=4 concurrency=0
      Custom ACLS (Before Auth):
      always_direct allow all
      ssl_bump server-first all

Pergunta: existe alguma configuração mais específica, ou algo que eu possa fazer para não gerar os erros de certificado nas páginas https quando eu habilito o squidguard?

–----------
      Versão do PFsense: 2.3.1-RELEASE-p1 (i386)
      built on Wed May 25 14:53:12 CDT 2016
      FreeBSD 10.3-RELEASE-p3

Squid versão: 0.4.16_2
      SquidGuard versão: 1.14_3

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        Thanus
        last edited by

Estou com o mesmo problema.
        Estou usando a versão  2.3.1-RELEASE (amd64)
        built on Tue May 17 18:46:53 CDT 2016
        FreeBSD 10.3-RELEASE-p3
        squid 0.4.16_2
        squidguard-1.4_15 
        Ele sempre me traz para essa página.
        O proprietário do www.google.com configurou este site incorretamente.
        Para proteger suas informações de serem roubadas, o Firefox não se conectou a ele.
        Este site usa HTTP  Strict Transport Security (HSTS) para indicar que o Firefox deve se conectar  a ele apenas de forma segura.
        Como resultado, não é possível adicionar exceções para este  certificado.
        Código de erro: SSL_ERROR_BAD_CERT_DOMAIN
        Já tentei adicionar na whitlist só do squid, e tambem no SquidGuard
        Não consigo liberar os sites por https como google, yahoo, hotmail, outlook.com, login.live.com, msn,com

• T
          tomaswaldow
          last edited by

Muda para proxy ativo!

Tomas @ 2W Consultoria

• V
            verisjuliano
            last edited by

Bom dia Tomas, a questão é que o cliente não quer setar o proxy nos navegadores.. tem alguma idéia do que possa ser, algo com a versão nova?

• T
              tomaswaldow
              last edited by

Sempre usei WPAD para não precisar informar manualmente o proxy nos navegadores, nunca tive problema.

Tomas @ 2W Consultoria

• V
                verisjuliano
                last edited by

Bom dia Senhores,

É realmente BUG da versão 2.3, ontem subi um pfsense na versão 2.2.6 e não deu os erros em páginas HTTPS quando o squidguard era habilitado..

Ficamos aí torcendo pra comunidade lançar uma nova versão pra corrigir o BUG..

• R
                  rafcruz
                  last edited by

Estou enfrentando a mesma dificuldade… :'( :'(

• G
                    geyson_santana
                    last edited by

Olá,

Ainda estou utilizando a versão 2.2.6, pois a versão 2.3.1 apresenta esse problema (erro HSTS) nas páginas https.

Mas, caso alguém queira utilizá-lo, se desabilitar a opção Do not allow IP-Addresses in URL nas suas  Group ACL do SquidGuard ele volta a funcionar.

:P

• maxwelberM
                      maxwelber
                      last edited by

Segui a recomendação do geyson_santana e mesmo assim persisti o erro, alguém já viu ou já corrigiu esse erro?

• T
                        tyronepm
                        last edited by

Bom dia pessoal

Estou tendo a mesma dificuldade relata. Alguém tem o link para baixar a versão 2.2.6 enquanto não surge uma solução para a versão 2.3.1?

Obrigado e um abração

Tyrone

• A
                          aroldobossoni
                          last edited by

Estou com esse problema também.

Porem o meu chegou a funcionar, mas quando mexo em alguma configuração ele para.

Como o bloqueio está funcionando só a pagina de erro está com defeito estou considerando a possibilidade de utilizar essa versão até sair correção.

Reparem que a pagina de erro do squid mostra o horário em UTC 0 e o resto do sistema está em UTC -3

Mais eu acho que o bug está resultando em um certificado com um endereço errado. Se vocês repararem iram perceber que o certificado é gerado para o endereço "http" e só isso quanto o correto seria para "https://facebook.com"

• C
                            chipbr
                            last edited by

Tenho o mesmo problema.

Funciona tudo OK (ou seja, ele bloqueia como deveria) mas aparece uma mensagem genérica do navegador com erro de certificado, e não uma página do squidguard dizendo que foi bloqueado (como acontece em HTTP).

Apesar de funcionar, é chato pois o usuário fica nos abrindo chamado dizendo que o site está "com defeito", ao invés de receber um aviso que a política da empresa não o permite acessar.

Ficaria 100% o 2.3.1 se resolvessem esse bug ou tivesse algum contorno

• D
                              Danilo Souza
                              last edited by

@verisjuliano:

Bom dia Senhores,

É realmente BUG da versão 2.3, ontem subi um pfsense na versão 2.2.6 e não deu os erros em páginas HTTPS quando o squidguard era habilitado..

Ficamos aí torcendo pra comunidade lançar uma nova versão pra corrigir o BUG..

Poderia disponibilizar o link da versão 2.2.6?

• maxwelberM
                                maxwelber
                                last edited by

Senhores percebi esse comportamento somente quando estou com a regra defualt do squidguard como bloqueada, quando inverto de bloqueio a categoria social network e deixo restante liberado tudo funciona normal.

• C
                                  chipbr
                                  last edited by

@maxwelber:

Senhores percebi esse comportamento somente quando estou com a regra defualt do squidguard como bloqueada, quando inverto de bloqueio a categoria social network e deixo restante liberado tudo funciona normal.

não procede.
                                  estou com 2 instalações com este problema, e nas duas o default do squidguard é ALLOW
                                  a unica q é block é justamente a de redes sociais.

e aqui ainda aparece o erro de certificado.

• marcellocM
                                    marcelloc
                                    last edited by

@verisjuliano:

Fiz todas as configurações no Squid inclusive:

Remote Cert Checks: marcar as opções Accept remote server certificate with erros / Do not verify remote certificate

Extremamente perigoso! Não deixar o usuário escolher se ele quer ou não acessar um site com problemas de certificado pode mascarar um servidor comprometido

@verisjuliano:

Custom ACLS (Before Auth):
                                    always_direct allow all
                                    ssl_bump server-first all

Essa configuração já está presente no pacote. Não precisa incluir nas custom acls

@verisjuliano:

Pergunta: existe alguma configuração mais específica, ou algo que eu possa fazer para não gerar os erros de certificado nas páginas https quando eu habilito o squidguard?

Veja qual é o site gerado no certificado e qual é o site que o navegador está tentando acessar.

Provavelmente o erro que recebe é da validação do certificado para a página de erro do squidguard.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• C
                                      chipbr
                                      last edited by

Tenho o mesmo problema.

Fazendo exatamente a mesma configuração no pfsense 2.6, o problema não ocorre.
                                      Somente no 2.3.1

• D
                                        Danilo Souza
                                        last edited by

Por acaso teria o link para baixar a versão 2.6?

• F
                                          filipesilva
                                          last edited by

Alguem consegui-o alguma solução para esse caso?

• danilosv.03D
                                            danilosv.03
                                            last edited by

@Filipe:

Alguem consegui-o alguma solução para esse caso?

O que mais tem é solução para esse caso meu amigo. Você não está conseguindo gerar a certificação para os bloqueios das páginas HTTPS?

:)
                                            |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                                            |Skype: danilosv.03

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.