Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Fpsense para várias filiais (nuvem)

Portuguese
    5
    13
    2.9k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      diegoportosuporte
      last edited by

Pessoal bom dia, preciso saber se alguém poderia compartilhar (e creio que muitos devem precisar também) se tem como eu ter um servidor PFSENSE configurado na matriz e nas filiais todas pegarem as configurações de Proxy gerenciamento de consumo de banda, só que sem a necessidade de se ter uma VPN configurada entre elas???

Alguém poderia me dar uma luz nessa questão?

Desde já muito obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        brunok
        last edited by

Você pode fazer diversas regras trabalhando pelo IP váldio, porém é muito mais fácil e seguro utilizar a VPN.  ;)

• D
          diegoportosuporte
          last edited by

@brunok:

Você pode fazer diversas regras trabalhando pelo IP váldio, porém é muito mais fácil e seguro utilizar a VPN.  ;)

Trabalho com o NoIP, teriam como me passar algumas formas para fazer tal procedimento funcionar?

• B
            brunok
            last edited by

Não é recomendável, pois se você não tem ip FIXO, se deixar a porta 3128 aberta pra internet, vão utilizar seu servidor pelo mundo todo, como ponte de proxy.

Por isso no iptables do linux, de cara já é criada uma regra dropando qualquer INPUT na porta 3128.

Para serviços, porta 80 por exemplo, é tranquilo, só liberar essa porta na WAN.

• D
              diegoportosuporte
              last edited by

@brunok:

Não é recomendável, pois se você não tem ip FIXO, se deixar a porta 3128 aberta pra internet, vão utilizar seu servidor pelo mundo todo, como ponte de proxy.

Por isso no iptables do linux, de cara já é criada uma regra dropando qualquer INPUT na porta 3128.

Ok, se poderem me ajudar nessa questão fico extremamente grato, pois isso nunca fiz e não sei se vou poder fazer:
              Controle de banda,
              Captive portal
              Relatórios
              Etc

Não sei  que vou poder ou não fazer para realizar tal procedimento e impedir que os usuários venham a navegar sem o nosso servidor Proxy/Firewall

Desde já novamente obrigado pelo apoio

• D
                diegoportosuporte
                last edited by

@diegoportosuporte:

@brunok:

Ok, se poderem me ajudar nessa questão fico extremamente grato, pois isso nunca fiz e não sei se vou poder fazer:
                Controle de banda,
                Captive portal
                Relatórios
                Etc

Não sei  que vou poder ou não fazer para realizar tal procedimento e impedir que os usuários venham a navegar sem o nosso servidor Proxy/Firewall

Desde já novamente obrigado pelo apoio

Por favor alguém poderia me ajudar pois vou precisar muito para meus futuros clientes porém nessa parte para mim está bem complicado???

• B
                  brunok
                  last edited by

Não tem como liberar os serviços pela WAN. É totalmente inseguro.

Recomendado usar VPN, ou então, configurar os serviços localmente num PF (nas pontas).

• D
                    diegoportosuporte
                    last edited by

@brunok:

Não tem como liberar os serviços pela WAN. É totalmente inseguro.

Recomendado usar VPN, ou então, configurar os serviços localmente num PF (nas pontas).

Nossa então não há como fazer tal procedimento?

:'( :'( :'(

• T
                      tomaswaldow
                      last edited by

Procure por: System -> High Availability Sync

Tomas @ 2W Consultoria

• D
                        diegoportosuporte
                        last edited by

@Tomas:

Olá, então o negócio é o seguinte, eu pesquisei sobre o que foi proposto, porém não é o que estou precisando, o que eu preciso é o seguinte, EXEMPLO:

Tenho a minha matriz que é aqui em Florianópolis;
                        Mais 12 filiais espalhadas pelos países e aqui no Brasil;
                        Preciso conectar elas no meu PFsense sem que eu venha colocar outros servidores nas filiais, para realizar o seguinte (se for possível e existir essa possibilidade):
                            -> Conectar para realizar as restrições e liberações de páginas da internet;
                            -> Realizar relatórios de acesso;
                            -> Trabalhar com controle da banda dessas filiais aos usuários;
                            -> em fim como se fosse o PfSense da Matriz dentro dessas filiais sem usar a VPN ou link dedicado

Segue desenho explicando melhor, espero que consiga me ajudar pessoal, pois isso venho quebrando kbeça a muito tempo e não encontro ajuda, somente vejo essa possibilidade através de soluções pagas, será que alguém pode me ajudar a obter sucesso nessa jornada?  :-\ :-\ :'( :'( :-\ :-\

:o :o :o :o :o Ou estou fantasiando algo impossível  :o :o :o :o :o

Screenshot_2.jpg
                        Screenshot_2.jpg_thumb

• D
                          diegoportosuporte
                          last edited by

@diegoportosuporte:

@Tomas:

Olá, então o negócio é o seguinte, eu pesquisei sobre o que foi proposto, porém não é o que estou precisando, o que eu preciso é o seguinte, EXEMPLO:

Tenho a minha matriz que é aqui em Florianópolis;
                          Mais 12 filiais espalhadas pelos países e aqui no Brasil;
                          Preciso conectar elas no meu PFsense sem que eu venha colocar outros servidores nas filiais, para realizar o seguinte (se for possível e existir essa possibilidade):
                              -> Conectar para realizar as restrições e liberações de páginas da internet;
                              -> Realizar relatórios de acesso;
                              -> Trabalhar com controle da banda dessas filiais aos usuários;
                              -> em fim como se fosse o PfSense da Matriz dentro dessas filiais sem usar a VPN ou link dedicado

Segue desenho explicando melhor, espero que consiga me ajudar pessoal, pois isso venho quebrando kbeça a muito tempo e não encontro ajuda, somente vejo essa possibilidade através de soluções pagas, será que alguém pode me ajudar a obter sucesso nessa jornada?  :-\ :-\ :'( :'( :-\ :-\

:o :o :o :o :o Ou estou fantasiando algo impossível  :o :o :o :o :o

Será impossível????
                          Pois preciso saber para que seja possível ou não dar continuidade em nossos projetos ou abandonar
                          Ajudem-se por gentileza
                          :'( :'( :'( :'( :'(

• F
                            fernandofolha
                            last edited by

Não irá funcionar adequadamente da maneira que você idealizou.

Parta para outro projeto. Este é inviável.

• C
                              chipbr
                              last edited by

sem um servidor local (um pfsense, que seja) em cada filial, você não tem como forçar nada nas conexões.
                              o usuário pode simplesmente mudar o proxy ou algo do tipo e já vai navegar direto

fora que, ainda que você faça de outra maneira, vai ficar extremamente lento, pois você vai basicamente pegar todo o tráfego (requisições) das 12 filiais, encaminhar via internet para a matriz, o squid devolver…

na prática, é como se realmente você usasse um proxy público nas suas filiais... é isso que vai acabar acontecendo com o proxy da matriz... claro que você pode colocar algumas restrições de IP para só aceitar conexões das filiais por exemplo, mas é totalmente inviável.

na boa, como você disse "preciso usar em meus clientes" parece uma tentativa de fazer gambiarra ou economizar para o cliente (para que não precise comprar/colocar um servidor em cada ponta) e isso não é bom... já trabalhei anos como consultor, também ja fiz isso no início e hoje eu vejo como estava errado em querer economizar para o cliente e não entregar uma boa solução. Com o tempo, você só se queima no mercado

• First post
                                Last post
                              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.