Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Instalação SquidAnalyzer

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    130 Posts 44 Posters 51.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gerardocoelho
      last edited by

usei o comendo:

cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer -r -c /etc/squidanalyzer/squidanalyzer.conf /var/squid/logs/access.log

A partir dai consegui abrir uma página, porem nada dentro. Nenhum acesso!
      Entrei na pasta dos logs do squid e estáo todos lá… mas não mostra no squidanalyzer, e o mais estranho é que não tem opção alguma pra clicar..

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Uma sugestão é remover a instalação atual, apagar as pastas: /opt/squidanalyer, /etc/squidanalyzer, /usr/local/www/squidanalyer e tentar fazer a instalação com o script do Luiz Gustavo, ele inclusive criou interface para administar.
        https://gitlab.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer

Tomas @ 2W Consultoria

• D
          Douglas Araujo
          last edited by

Instalei o squidanalyzer
          apenas com esse comando pratico é rapido.

fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh

Network Administrator Linux and Windows

• ?
            A Former User
            last edited by

@rlrobs:

Pessoal, tem como habilitar algum tipo de autenticação nele? O meu aqui passou direto.

Alguém aqui ta usando o logsquid?

Aee galere. O meu squidanalyzer está ok, todavia a página do relatório não tem "proteção".
            Preciso habilitar alguma autenticação pra acessar o squidanalyzer mas até agora nada!
            Fiz alguns procedimentos com basic_auth na configuração do nginx, mas parece que o pfsense ignora tais configurações!
            Alguem tem alguma ideia de como fazer isso???

• D
              Douglas Araujo
              last edited by

Ai ja acho melhor vc usar o lightsquid.

Network Administrator Linux and Windows

• F
                FernandoFaria
                last edited by

Instalei o SquidAnalyzer (pfsense 2.3.2 p1), criei a cron, acesso a pagina de estatísticas, ou seja, está tudo certinho, porém não mostra absolutamente nada, nenhum acesso.
                Os logs estão lá, só não aparecem. O que pode ser?

squid.jpg
                squid.jpg_thumb

• F
                  FernandoFaria
                  last edited by

@Tomas:

Uma sugestão é remover a instalação atual, apagar as pastas: /opt/squidanalyer, /etc/squidanalyzer, /usr/local/www/squidanalyer e tentar fazer a instalação com o script do Luiz Gustavo, ele inclusive criou interface para administar.
                  https://gitlab.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer

Tomas, como eu faço pra remover a instalação anterior pelo shell?

• G
                    gerardocoelho
                    last edited by

alguém sabe como limpar o historico dos acessos no squidanalyzer?
                    Já limpei o cache do squid, apaguei os logs na pasta de logs… E nada..

• T
                      tomaswaldow
                      last edited by

Da uma olhada na documentação: https://github.com/darold/squidanalyzer

Tomas @ 2W Consultoria

• C
                        cr1stt0f3r
                        last edited by

Olá pessoal,

Fiz a instalação normal com o comando "fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh"
                        Funcionou sem problemas, porém gostaria de colher informações de bloqueio do SquidGuard..
                        Mas não consegui achar o arquivo para alterar.. poderiam me ajudar?

• C
                          cr1stt0f3r
                          last edited by

@marochavieira:

Bom dia a todos

Então, o meu Squidanalyzer está apresentando os logs, porém, quando executo /opt/squidanalyzer/squid-analyzer /var/squid/logs/access.log /var/squidGuard/log/block.log ele atualiza os logs, mas aparece a seguinte mensagem pós execução:

$ /opt/squidanalyzer/squid-analyzer /var/squid/logs/access.log /var/squidGuard/log/block.log
                          perl: warning: Setting locale failed.
                          perl: warning: Please check that your locale settings:
                          	LC_ALL = (unset),
                          	LANG = "en_US.UTF-8"
                              are supported and installed on your system.
                          perl: warning: Falling back to the standard locale ("C").

O que eu faço para corrigir isso?

Obrigado

Obs.: Estou usando o pfSense 2.2.6

Att.

Marco Aurélio

Acho que ele faz isto porque é necessário separar por virgula os caminhos de logs, pois o arquivo que ele está tentando buscar nao existe..
                          teste apenas com um, para confirmar.

• C
                            cr1stt0f3r
                            last edited by

@cr1stt0f3r:

Olá pessoal,

Fiz a instalação normal com o comando "fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh"
                            Funcionou sem problemas, porém gostaria de colher informações de bloqueio do SquidGuard..
                            Mas não consegui achar o arquivo para alterar.. poderiam me ajudar?

Aparenta que consegui resolver.. Segue print.

Capturar.PNG
                            Capturar.PNG_thumb

• B
                              brunok
                              last edited by

Acho que encontrei uma falha de segurança…  ???

Quem tiver acesso liberado pela internet no webConfigurator, fica exposto para todos o squidanalyzer.

:o :o :o :o

Ex.: IP Válido - 200.200.200.200

webConfigurator - https://200.200.200.200

URL Squidanalyzer - https://200.200.200.200/squidreport

Se você acessar diretamente a URL, cai na tela do analyzer, sem autenticação no webConfigurator.

TESTEM AÍ…

Da pra resolver pela configuração do webserver (nginx), mas aguardo alguém com conhecimentos avançados para este esquema.

• T
                                tomaswaldow
                                last edited by

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=122357.msg675893#msg675893

Sugestão: não use textos chamativos com fontes grandes e negrito. Obrigado.

Tomas @ 2W Consultoria

• P
                                  psrodrigues
                                  last edited by

@rmr85:

Boa tarde. Desde já agradeço a ajuda.
                                  Segui a sugestão e já não tenho o erro que mencionei antes, no entanto ao tentar abrir a URL aparece:

403 Forbidden

nginx

Mais alguma sugestão?

Obrigado pela ajuda.

Galera boa noite, fiz o passo a passo e não tive muito erros, apenas de linhas dentro do squidanalyzer.conf, mas copiei e colei a linha toda, salvei novamente  resolveu, depois disso reiniciei o PfSense, e a dar os comandos,

cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer
                                  cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer -c /etc/squidanalyzer/squidanalyzer.conf

Não retorna nenhum erro;

mas ao tentar acessar o squidanalyzer pelo link, não estou conseguindo ter o acesso; lembrando que eu estava com o lightSquid, rodando em outra porta, exemplo:

PfSense: 192.168.0.1:4343
                                  LightSqud: 192.168.0.1:4344

tentei acessar o squidanalyzer pelas duas portas, mas não vai, nem com o "index.html" na frente.

Obs. percebi que não criou as pastas em  /usr/local/www/squidanalyzer , conforme vi um comentario aqui

agradeço e espero ajudar de vcs, abraço

• C
                                    cr1stt0f3r
                                    last edited by

Para aqueles que precisarem de senha para acesso a pagina web, fica essa dica:

alterar arquivo: /usr/local/www/squidreport/index.html

script deve ser inserido abaixo do fim do cabeçalho:

• B
                                      brunok
                                      last edited by

@cr1stt0f3r:

Para aqueles que precisarem de senha para acesso a pagina web, fica essa dica:

alterar arquivo: /usr/local/www/squidreport/index.html

script deve ser inserido abaixo do fim do cabeçalho:

Isso seria ótimo para dar um grau de segurança, porém, acaba deixando outra brecha.

Podem usar esta dica, desde que seja uma senha DIFERENTE da de root, pois é possíbel obtê-la.

Como?

Simples:

curl -k https://xxx.xxx.xxx.xxx/squidreport/index.html

Com isto, eu pego o fonte index.html, inclusive a senha que foi configurada.

Não é a maneira ideal, mas tomem cuidado.

Enquanto não aparece uma alma bondosa com conhecimentos em webserver para fazer um esquema de senha igual o LightSquid, o mais seguro seria a dica que dei neste tópico aqui:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=122357.msg677075#msg677075

• B
                                        brunok
                                        last edited by

Eu consegui botar a autenticação do LightSquid para o SquidAnalyzer…  :P

Testes, testes e testes... :'(

Não está lá aquela perfeição, mas meu SquidAnalyzer está solicitando a mesma autenticação utilizada no LightSquid, inclusive está na mesma porta (7445).

Ainda em TESTES!  8)

• C
                                          cr1stt0f3r
                                          last edited by

Pessoal, estou tendo problemas em salvar o arquivo conf do squidanalyzer..
                                          /usr/local/etc/squidreport/squidanalyzer.conf

Eu edito ele, adiciono no final "/usr/local/etc/squidreport/squidanalyzer.conf" para forçar a conversao de ip em nome personalizado,
                                          porem, ele perde isto sozinho.. nao estou entendo.. e nao estou reiniciando o server..

Outro detalhe é a funcao "cron" interna dele, que nao está executando a cada 1h como configurei.. Não executa em hora alguma, apenas forçando.

Como eu poderia consertar?

• B
                                            brunok
                                            last edited by

Qualquer alteração feita pela página, ao salvar, vai confrontar com o que está no arquivo INC.

Este que manda nas confs.

Se quer mudança definitiva, deve alterar o squidanalyzer.inc e o XML dependendo do seu grau de alteração.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.