Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Instalação SquidAnalyzer

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    130 Posts 44 Posters 52.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      FernandoFaria
      last edited by

Instalei o SquidAnalyzer (pfsense 2.3.2 p1), criei a cron, acesso a pagina de estatísticas, ou seja, está tudo certinho, porém não mostra absolutamente nada, nenhum acesso.
      Os logs estão lá, só não aparecem. O que pode ser?

squid.jpg
      squid.jpg_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • F
        FernandoFaria
        last edited by

@Tomas:

Uma sugestão é remover a instalação atual, apagar as pastas: /opt/squidanalyer, /etc/squidanalyzer, /usr/local/www/squidanalyer e tentar fazer a instalação com o script do Luiz Gustavo, ele inclusive criou interface para administar.
        https://gitlab.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer

Tomas, como eu faço pra remover a instalação anterior pelo shell?

• G
          gerardocoelho
          last edited by

alguém sabe como limpar o historico dos acessos no squidanalyzer?
          Já limpei o cache do squid, apaguei os logs na pasta de logs… E nada..

• T
            tomaswaldow
            last edited by

Da uma olhada na documentação: https://github.com/darold/squidanalyzer

Tomas @ 2W Consultoria

• C
              cr1stt0f3r
              last edited by

Olá pessoal,

Fiz a instalação normal com o comando "fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh"
              Funcionou sem problemas, porém gostaria de colher informações de bloqueio do SquidGuard..
              Mas não consegui achar o arquivo para alterar.. poderiam me ajudar?

• C
                cr1stt0f3r
                last edited by

@marochavieira:

Bom dia a todos

Então, o meu Squidanalyzer está apresentando os logs, porém, quando executo /opt/squidanalyzer/squid-analyzer /var/squid/logs/access.log /var/squidGuard/log/block.log ele atualiza os logs, mas aparece a seguinte mensagem pós execução:

$ /opt/squidanalyzer/squid-analyzer /var/squid/logs/access.log /var/squidGuard/log/block.log
                perl: warning: Setting locale failed.
                perl: warning: Please check that your locale settings:
                	LC_ALL = (unset),
                	LANG = "en_US.UTF-8"
                    are supported and installed on your system.
                perl: warning: Falling back to the standard locale ("C").

O que eu faço para corrigir isso?

Obrigado

Obs.: Estou usando o pfSense 2.2.6

Att.

Marco Aurélio

Acho que ele faz isto porque é necessário separar por virgula os caminhos de logs, pois o arquivo que ele está tentando buscar nao existe..
                teste apenas com um, para confirmar.

• C
                  cr1stt0f3r
                  last edited by

@cr1stt0f3r:

Olá pessoal,

Fiz a instalação normal com o comando "fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh"
                  Funcionou sem problemas, porém gostaria de colher informações de bloqueio do SquidGuard..
                  Mas não consegui achar o arquivo para alterar.. poderiam me ajudar?

Aparenta que consegui resolver.. Segue print.

Capturar.PNG
                  Capturar.PNG_thumb

• B
                    brunok
                    last edited by

Acho que encontrei uma falha de segurança…  ???

Quem tiver acesso liberado pela internet no webConfigurator, fica exposto para todos o squidanalyzer.

:o :o :o :o

Ex.: IP Válido - 200.200.200.200

webConfigurator - https://200.200.200.200

URL Squidanalyzer - https://200.200.200.200/squidreport

Se você acessar diretamente a URL, cai na tela do analyzer, sem autenticação no webConfigurator.

TESTEM AÍ…

Da pra resolver pela configuração do webserver (nginx), mas aguardo alguém com conhecimentos avançados para este esquema.

• T
                      tomaswaldow
                      last edited by

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=122357.msg675893#msg675893

Sugestão: não use textos chamativos com fontes grandes e negrito. Obrigado.

Tomas @ 2W Consultoria

• P
                        psrodrigues
                        last edited by

@rmr85:

Boa tarde. Desde já agradeço a ajuda.
                        Segui a sugestão e já não tenho o erro que mencionei antes, no entanto ao tentar abrir a URL aparece:

403 Forbidden

nginx

Mais alguma sugestão?

Obrigado pela ajuda.

Galera boa noite, fiz o passo a passo e não tive muito erros, apenas de linhas dentro do squidanalyzer.conf, mas copiei e colei a linha toda, salvei novamente  resolveu, depois disso reiniciei o PfSense, e a dar os comandos,

cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer
                        cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer -c /etc/squidanalyzer/squidanalyzer.conf

Não retorna nenhum erro;

mas ao tentar acessar o squidanalyzer pelo link, não estou conseguindo ter o acesso; lembrando que eu estava com o lightSquid, rodando em outra porta, exemplo:

PfSense: 192.168.0.1:4343
                        LightSqud: 192.168.0.1:4344

tentei acessar o squidanalyzer pelas duas portas, mas não vai, nem com o "index.html" na frente.

Obs. percebi que não criou as pastas em  /usr/local/www/squidanalyzer , conforme vi um comentario aqui

agradeço e espero ajudar de vcs, abraço

• C
                          cr1stt0f3r
                          last edited by

Para aqueles que precisarem de senha para acesso a pagina web, fica essa dica:

alterar arquivo: /usr/local/www/squidreport/index.html

script deve ser inserido abaixo do fim do cabeçalho:

• B
                            brunok
                            last edited by

@cr1stt0f3r:

Para aqueles que precisarem de senha para acesso a pagina web, fica essa dica:

alterar arquivo: /usr/local/www/squidreport/index.html

script deve ser inserido abaixo do fim do cabeçalho:

Isso seria ótimo para dar um grau de segurança, porém, acaba deixando outra brecha.

Podem usar esta dica, desde que seja uma senha DIFERENTE da de root, pois é possíbel obtê-la.

Como?

Simples:

curl -k https://xxx.xxx.xxx.xxx/squidreport/index.html

Com isto, eu pego o fonte index.html, inclusive a senha que foi configurada.

Não é a maneira ideal, mas tomem cuidado.

Enquanto não aparece uma alma bondosa com conhecimentos em webserver para fazer um esquema de senha igual o LightSquid, o mais seguro seria a dica que dei neste tópico aqui:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=122357.msg677075#msg677075

• B
                              brunok
                              last edited by

Eu consegui botar a autenticação do LightSquid para o SquidAnalyzer…  :P

Testes, testes e testes... :'(

Não está lá aquela perfeição, mas meu SquidAnalyzer está solicitando a mesma autenticação utilizada no LightSquid, inclusive está na mesma porta (7445).

Ainda em TESTES!  8)

• C
                                cr1stt0f3r
                                last edited by

Pessoal, estou tendo problemas em salvar o arquivo conf do squidanalyzer..
                                /usr/local/etc/squidreport/squidanalyzer.conf

Eu edito ele, adiciono no final "/usr/local/etc/squidreport/squidanalyzer.conf" para forçar a conversao de ip em nome personalizado,
                                porem, ele perde isto sozinho.. nao estou entendo.. e nao estou reiniciando o server..

Outro detalhe é a funcao "cron" interna dele, que nao está executando a cada 1h como configurei.. Não executa em hora alguma, apenas forçando.

Como eu poderia consertar?

• B
                                  brunok
                                  last edited by

Qualquer alteração feita pela página, ao salvar, vai confrontar com o que está no arquivo INC.

Este que manda nas confs.

Se quer mudança definitiva, deve alterar o squidanalyzer.inc e o XML dependendo do seu grau de alteração.

• H
                                    habbibhannud
                                    last edited by

Fala Pessoal beleza?

O meu deu certo de primeira, estou usando o PFSense 2.3.3.

Para instalação usei o Putty para acessar o PFsense via SSH(tem que habilitar no Webconfigurator) porque gosto da formatação dele.
                                    Usei o editor de arquivos do prórpio PFsense (Aba Diagnostics/Edit File) para facilitar no "copiar e colar" (sempre verifique se o mesmo texto copiado é o mesmo colado).

Estou com 2 dúvidas que não acho solução:

-Quando eu entro na aba "Usuários" e seleciono o IP do host ele não mostra o horário que ele entrou no site, somente mostra quanto tempo(%) ficou (eu acho).

Vi no Log do Squid (RealTime) que mostra qual horário o host entra no site e vi também que na documentação no GitHub do SquidAnalyzer, no fim dela que possui a informação dentro do "squidanalyzer.conf" (DO GITHUB)

https://github.com/darold/squidanalyzer

TimeStart and TimeStop
                                            The two following configuration directive allow you to specify a
                                            start and stop time. Log line out of this time range will not be
                                            parsed. The format of the value is HH:MM

Neste tutorial que fiz não mostra este paragrafo no meu arquivo esta configuração.

2-) Onde mostra a data dos sites que o Host acessou?

O que pode ser feito?

Muito Obrigado!!!

CONSEGUI!

Estas colunas de "TimeStart" e "TimeStop" elas somente aparecem quando você clica no calendario na parte de cima e seleciona o Mês e depois o Dia que você quer!

Para a data a mesma coisa, você seleciona a data e ele mostra os logs do dia!

Abraços!

• W
                                      wendelldf
                                      last edited by

A instalação automática funcionou perfeitamente.. fiz apenas os ajustes de logs e coisas simples…

fetch -q -o - https://pkg.mundounix.com.br/pfsense/squidanalyzer/squidanalyzer-install.sh | sh

Editei o arquivo /usr/local/etc/squidreport/user-aliases para que viessem os nomes e não os IPs mas não obedece, sai apenas os IPs.

Tentei editar o arquivo
                                      /usr/local/etc/squidreport/squidanalizer.conf
                                      adicionando a linha
                                      UserAlias /usr/local/etc/squidreport/user-aliases

na tentativa que lê-se, mas não aconteceu e como vi em posts anteriores aqui, o arquivo não segura a linha adicionada, como se tivesse algo reescrevendo o arquivo pelo original sem a linha.

Vi o comentário que teria que editar diretamente o .inc ou .xml mas não entendi muito.

Pra ficar tudo funcionando, falta apenas o detalhe de aparecerem os nomes e não os IPs.

• T
                                        tonico.suporte
                                        last edited by

aqui mesmo problema da cron, mesmo alterando para usar a lib dentro do arquivo /usr/local/bin/squid-analyzer não executa via cron, alguem conseguiu resolver?

• S
                                          sandromosna
                                          last edited by

Pessoal Boa Tarde.

Aguem pode me ajudar, fiz a instalação do SquidAnalyzer porem o relatório não traz nenhuma informação.

Untitled.jpg
                                          Untitled.jpg_thumb

• empbillyE
                                            empbilly
                                            last edited by

Algum erro nos logs?

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.