Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema com o Squid + HTTPS/SSL interception consumindo toda a memória

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    squidsquidguardhttp https
    7 Posts 3 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      alesilvam
      last edited by

O pfSense do meu trabalho está atingindo 99% do consumo de memória, no início do dia o seu consumo está entre 5...6%, o consumo começa aumentar durante o dia, na metade do dia já está em 45...50% e depois de alguns minutos dispara para 55...60...70...85...99% em questões de segundos, se deixar o pfSense entra em colapso e trava.

Durante o problema, o squid é o serviço que está consumindo mais memória. Tenho notado com os testes que o vilão está relacionado a opção "HTTPS/SSL Interception: Enable SSL filtering" + "SSL/MITM Mode: Splice All", deixei esta opção desativada por 2 dias e o consumo da memória ficou estável entre 5...10%.

Uma forma de evitar o travamento é clicando na opção "Clear Disk Cache NOW" no menu Services / Squid Proxy Server / Local Cache / Squid Hard Disk Cache Settings, com isso o consumo da memória retorna ao seu normal.

Não sei mais o que fazer, tentei várias sugestões de configurações do cache e nada resolve, também tentei fazer uma nova instalação do pfSense e mesmo assim o problema persiste.

SEGUEM CONFIGURAÇÕES:

pfSense 2.4.4-RELEASE (amd64)
      squid 0.4.44_6
      squidGuard 1.16.18_1
      Lightsquid 3.0.6_4

CPU Type:
      Intel(R) Core(TM) i5-7400 CPU @ 3.00GHz
      Current: 3000 MHz, Max: 3001 MHz
      4 CPUs: 1 package(s) x 4 core(s)
      AES-NI CPU Crypto: Yes (inactive)

Memory: 16GB
      Hard Disk: 1TB

SQUID PROXY SERVER
      Transparent HTTP Proxy: Enable
      HTTPS/SSL Interception: Enable SSL filtering
      SSL/MITM Mode: Splice All

LOCAL CACHE
      == Squid Cache General Settings ==
      Cache Replacement Policy: Heap LFUDA
      Low-Water Mark in %: 60
      High-Water Mark in %: 65

== Squid Hard Disk Cache Settings ==
      Hard Disk Cache Size: 100
      Hard Disk Cache System: ufs
      Level 1 Directories: 16
      Minimum Object Size: 0
      Maximum Object Size: 4

== Squid Memory Cache Settings ==
      Memory Cache Size: 64
      Maximum Object Size in RAM: 256
      Memory Replacement Policy: Heap GDSF

Alguém pode me ajudar, por favor?

1 Reply Last reply Reply Quote 1
      • O
        obmor
        last edited by

Caramba e é uma configuração "parruda" digamos assim se comparado ao que o pfsense pede.

Estou usando o E2Guardian, mas não coloquei em produção ainda, então o consumo de memória esta lá embaixo ainda. 6% de 8144Mb

Espero que alguém consiga dar uma sugestão e que seja a sua solução.

A 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • A
          alesilvam @obmor
          last edited by

@obmor Então, achei que nunca teríamos que nos preocupar com essa configuração, quando habilitei a interceptação HTTPS/SSL no Squid e também o SquidGuard a máquina estava com 8GB, depois que começou a ter esses problemas achei que precisasse de mais memória, coloquei mais 8GB ficando com 16GB, e mesmo assim não foi a solução. Também espero, obrigado!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • A
            alesilvam
            last edited by

Para quem estiver enfrentando o mesmo problema, uma solução provisória seria instalar o pacote Cron no pfSense e adicionar uma tarefa para reiniciar o serviço do Squid em um determinado horário do dia:

0 12 * * * root /usr/local/sbin/squid -k reconfigure

Vou monitorar durante uma semana e depois posto aqui o resultado.

• O
              obmor
              last edited by

Uma pena não ser uma solução correta digamos assim, mas ter algo paliativo já é algo que pode salvar um no desespero 😅

Boa sorte com os testes.

• E
                ericgfcarneiro
                last edited by

Passo pelo mesmo problema aqui no meu trabalho. A cada 10 ou 11 dias tenho que apagar o cache e reiniciar a máquina para resolver.

• A
                  alesilvam
                  last edited by

Durante o monitoramento percebi que o Squid precisava ser reiniciado mais de uma vez ao dia, acrescentei mais dois horários e também alterei o path do cron para utilizar a rotina padrão do Squid.

00 10 * * * root /usr/local/etc/rc.d/squid.sh restart
                  00 13 * * * root /usr/local/etc/rc.d/squid.sh restart
                  00 16 * * * root /usr/local/etc/rc.d/squid.sh restart

O reinício é rápido e até o momento ninguém reclamou de queda, pelo que tenho percebido afeta somente o acesso a sites, a conferência que era a minha maior preocupação continua funcionando normalmente durante a execução da rotina.

O que acho mais estranho é que temos uns 200 dispositivos conectados em nossa rede ( Ethernet e Wi-Fi ) e já ouvi pessoas reclamando do mesmo problema com 1200 dispositivos na rede.

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.