DHCP não funciona em uma VLan
-
Saudações, estou iniciando no pfsense 2.2.6-RELEASE (amd64) e já me deparei com um problema e uma duvida:
Primeiro gostaria de descrever o meu cenário:01- WAN re0 IP estático 192.168.2.143 / 24
01- LAN re1 IP estático 192.168.1.1 / 24
01- Vlan vinculada a re1 IP estático 10.0.0.1 /24 (DHCP habilitado nessa interface)
O problema é o seguinte, as maquinas conectadas a minha rede Vlan (re1) não recebem o IP via DHCP, e não acho a razão desse erro; Alguém me ajude, por favor.
Obs. Se desabilitar o DHCP na rede Vlan e habilitar na rede LAN (re1) os computadores recebem o IP normalmente.
A razão desse meu cenário de rede é que tenho que ter na mesma rede tanto os meus computadores de trabalho (todos usam IP fixo) como vários pontos de redes WiFi para visitantes (todos usando DHCP), sendo que os dispositivos conectados a rede WiFi não pode se comunicar com a minha rede LAN interna.Alguém teria uma outra sugestão para montar esse cenário?
Segue algumas imagens da minha configuração:
Agradeço a ajuda!
-
Você deve configurar em seu switch o DHCP relay
-
Agradeço a ajuda victorfmaraujo, mais como só terei uma unica faixa de IP sendo distribuído via DHCP, não é necessário um switch gerenciável.
Pode se usar um switch comum.Mais alguma sugestão?
-
Será um BUG do pfsense 2.2.6-RELEASE (amd64)?
Ajuda aí pessoal!!!!Agradeço!
-
Seus roteadores wifi estão em modo bridge?
-
Saudações marcelloc, agradeço a ajuda!
Como estou em teste, estou com um computador ligado diretamente via cabo de rede a porta LAN do pfsense.Mais alguma sugestão?
-
Wanderson, configurei um ambiente desse essa semana com 7 vlans e funcinou 100%. A única diferença foi q eu nao to usando a interface LAN diretamente(nem IP ela possui).To usando somente as VLANs. Veja os prints.
-
Saudações rlrobs.
Como ficou suas regras de firewall? Poderia mostrar um print?Agradeço!
-
Como ainda nao finalizei as configurações o firewall das interfaces de vlan estão abertos. Segue o print de uma das interfaces.
-
Ok, vou testar no meu sistema e depois passo uma resposta.
Agradeço! -
Boa Tarde,
Estou com o mesmo problema do wanderton, o dhcp da vlan não passa ip. Já fiz como o colega sugeriu, tirando o ip da lan, mas não funcionou.
Meu cenario é um switch gerenciavel da HP, um pfsense e um note, só funciona o dhcp da lan. se eu setar na mao o ip da vlan, ele não pinga a vlan.Aguem sabe o que pode ser?
-
Boa Tarde
wanderton e moisesdasilvadeoliveira
Senhores quando trabalhamos com VLAN temos que ter um switch gerenciavel, quando você cria uma VLAN no pfsense ela é uma VLAN Tagged quer dizer que ele marca o pacote quando sai da placa de rede do firewall se seu switch nao for gerencialvel não interpretaro pacote porque ele nao sabe para que rede esse pacote esta indo, a porta do switch tem que ser Hybrid untagged VLAN padrao e tagged a vlan que você criou no pfsense, só assim o switch vai saber para onde o pacote vai ir. E no resto do switch onde você quer que a VLAN trabalhe as portas tem que estar na VLAN que você quer como untagged
OBrigado.
-
Boa Tarde,
Tu ta me dizendo que a porta do que liga ao pfsense precisa ser Tagged?? e as de acesso Untagged??
É isso??
-
Indio29,
Thanks.. Mudei a porta do pfsense e coloquei pra Tagged. Funcionou.. Muito obrigado pela dica..
Abraço
-
Blz doutor sempre é um pouco complicado de configurar vlan
abraços