Como liberar corretamente sites específicos?
-
Ola, bom dia!
Sou analista de sistemas com pouco conhecimento em suporte, mas gerencio um firewall usando o PFSense 2.3.2.
Na minha rede, tenho um grupo de maquinas que devem acessar apenas alguns sites. Entao, fiz uma primeira regra liberando o ip dos sites especificos (descubro o ip usando o comando ping) e uma segunda bloqueando o resto. O problema eh que ocorrem algumas dificuldades, por exemplo: o site 1 abre, mas nao abrem as imagens; o site 2 demora muito para abrir, etc…
Entao, por favor, como descobrir o que falta para funcionar corretamente?
Regra 1: Liberado IPv4 * IpGrupoInterno * IpGrupoExterno *
Regra 2: Bloqueado IPv4 TCP IpGrupoInterno * * *Obrigado!
-
Ola, bom dia!
Sou analista de sistemas com pouco conhecimento em suporte, mas gerencio um firewall usando o PFSense 2.3.2.
Na minha rede, tenho um grupo de maquinas que devem acessar apenas alguns sites. Entao, fiz uma primeira regra liberando o ip dos sites especificos (descubro o ip usando o comando ping) e uma segunda bloqueando o resto. O problema eh que ocorrem algumas dificuldades, por exemplo: o site 1 abre, mas nao abrem as imagens; o site 2 demora muito para abrir, etc…
Entao, por favor, como descobrir o que falta para funcionar corretamente?
Regra 1: Liberado IPv4 * IpGrupoInterno * IpGrupoExterno *
Regra 2: Bloqueado IPv4 TCP IpGrupoInterno * * *Obrigado!
Bom dia,
Algo que me ajudou bastante foi a utilização do TCP Dump para verificar todas as conexões que estão sendo requisitadas e retornadas do site, você consegue encontrar os comandos em qualquer site, e aqui no forum também tem alguns tópicos relacionados a isto.
Também é bom verificar os endereços de domínio que compõe o site pressionando F12 no navegador, como por exemplo no site do forum.pfsense.org, os domínios necessários para acesso a todo o conteúdo aparecem como na imagem, onde é necessário somente a liberação com o domínio forum.pfsense.org.