Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Speedy Business, erro na WAN

Portuguese
    4
    11
    9054
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      ralexsander last edited by

Olá pessoal,

Sera que alguém poderia me ajudar, eu estou aprendendo sobre o pfSense agora. Fiz uma instalação em casa usando 1 WAN PPPoE, 1 LAN e OPT1 para o Capitive Portal, configurei tudo e tudo funcionou perfeitamente. Quando levei o PC pra empresa, mudei a WAN pra DHCP, pois lá é IP Fixo (ETHoA ou algo assim) do Speedy Business, e não funciona mais nada. Se eu plugar o cabo do modem no meu PC, o modem atribui via DHCP o IP Publico na NIC do meu PC, no pfSense tb atribui o IP correto se eu plugar, porém o gateway fica como "link#3" e a internet não funciona. Não consigo pingar nenhum endereço da internet a partir da WAN.

Alguém já passou por isso?

Obrigado,
      Ricardo
      ![Picture 1.png](/public/imported_attachments/1/Picture 1.png)
      ![Picture 1.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Picture 1.png_thumb)
      ![Picture 3.png](/public/imported_attachments/1/Picture 3.png)
      ![Picture 3.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Picture 3.png_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rafael.cardoso last edited by

Opa seguinte qual a versão que tais usando? Outra coisa que podes tentar é colocar esse ip fixo.

• R

Olá Rafael,

Estou usando a versão 1.2.2, eu já tentei colocar o ip fixo e não funciona também, ai quando eu clico em Status>Interface o campo gateway some.

• R

ué que estranho, por acaso a máscara da sub-rede está correta? Coisa simples sei mas as vezes passa despercebido, faça um teste com a versão 2, ou com a 1.2.3

• J
              John_Br last edited by

Cara não se esqueça do scriptzinhu basico de autenticacao speedy business infelizmente tem autenticacao assim a telefonica consegue vender + LP hehe ….. eu fiz um scriptzinhu se quiser posso passar de boas !
              Depois é só editar o velho config.xml hehe e meter a cron lá ...
              se tentar fazer a cron direto num rola já tentei rs rs .... o script não roda se num for colocar os paremetros no xml

Valew Abraços ...

• R

John, aqui não precisa autenticar, mas de 30 em 30 dias aparece aquela janela do speedyzone, ai eu coloco a senha e pronto, só aparece depois de 30 dias.

Então Rafael, testei com a versão 2.0 e funcionou com IP Fixo. O que eu fiz, criei um Gateway na lista de gateways só pra IPV4 e deixei o IPV6 desabilitado, ai funcionou, eu não quis deixar esta versão funcionando, pq ainda é alpha e não funcionou o Captive Portal. Mas eu acho que tudo esta relacionado com o IPV6 mesmo, alguém sabe como desabilitar o IPV6 direto no pfSense?

Abraço e obrigado pelas respostas.
                Ricardo

• J
                  John_Br last edited by

Então Doutor dessa autenticação mesmo que eu to falando ! :) … para não ficar dando dor de cabeça ... pensa se fosse remoto etc e ai ? ...
                  Abraços a todos !

• R

po mas que bela shit essa speedy eim ta loco!

• J
                      John_Br last edited by

É realmente é um coco o Speedy Business …. falo isso porque uso ! ... rs infelizmente não tenho outra tecnologia disponível na região

Bizarro eu implementei a autenticacao em uma maquina virtual de teste com o 2.0 e rolou de boas !!! quando da um cat lá no /etc/crontab ta lá a cron bonitinha que agente adiciona no config.xml agora na versao 1.2 não ta rolando ....... na versao 1.2 tem que fazer algo a mais sera ?! dar um boot nele ... talvez ?!

E ta em produção =(

Abraços a todos

• C
                        cajardim last edited by

Ola pessoal, estou contribuindo para a comunidade pois passei por isso esses dias em uma empresa, realmente aparece o link #2, ou link #3 de acordo com a configuracao da placa ou seja wan ou opt1, definir manualmente as configurações de ip sem ser por DHCP, e adicionar o script de envio de login e senha via post.

usando o script de autenticação do BRMA resolve, e adicionar no crontab a verificacao de 10 em 10 min.

Entao vamos lah

Arquivo /root/bin/authspeedy.sh

#!/bin/sh
                        ###############################################################################
                        #                         SPEEDY BUSINESS - HOWTO                             #
                        ###############################################################################
                        # Autor     : Edison Figueira Junior - <efigueira@brc.com.br># Mantenedor: BRconnection - http://www.brc.com.br
                        # Data      : 18/08/2003 - 07/10/2002
                        # Vers\xe3o    : 2.0
                        # Copyright : LIVRE -  Este script/howto pode ser alterado/modificado e
                        # redistribuido, mantendo-se apenas a identifica\xe7\xe3o do Autor e Mantenedor.

# A Telefonia em Setembro/Outubro de 2002  decidiu que os SPEEDY - BUSINESS com
                        # IP fixo dever\xe3o ser autenticados.
                        # Essa autentica\xe7\xe3o diferentemente do SPEEDY HOME n\xe3o utiliza o pppoe.
                        # Foi desenvolvido um mecanismo de autentica\xe7\xe3o propriet\xe1rio, porem muito
                        # simples de se implementar.
                        #
                        # COMO FUNCIONA !!!
                        # -----------------
                        #
                        # Quando um pacote de rede (TCP/IP) \xe9 enviado para a internet atraves do SPEEDY,
                        # o roteador da TELEFONICA verifica se tem o bit Host-Key esta setado para a sua
                        # conex\xe3o, caso contrario o roteador desvia sua requisi\xe7\xe3o para uma p\xe1gina de
                        # login.

# Essa pagina hoje esta trabalhando na porta 85, porem n\xe3o deixa de ser protocolo
                        # http.
                        # Dois campos deste formul\xe1rio devem ser preenchidos: Login/Senha.

# O Campo login dever ser preenchido da seguinte forma: login@provedor.com.br.
                        # Esse login/senha tem que ser obtido com o seu provedor.

# COMO AUTOMATIZAR A CONEXAO COM LINUX ?
                        # --------------------------------------

# Usu\xe1rios do BRmultiaccess que possuem qualquer tipo de contrato, e que tenham
                        # a versao 3.6-2 ou superior, ser\xe3o atualizados automaticamamente,   bastando
                        # apenas configurar o login e a senha em Conf >> Speedy Business, os que  nao
                        # possuem  contrato  poder\xe3o baixar a atualiza\xe7\xe3o atraves do site
                        # http://www.brc.com.br.

# Os usu\xe1rios de Linux no geral podem utilizar o script que segue abaixo:

## ChangeLog
                        # 18/03/2003 - incluido a nova URL de autentica\xe7\xe3o, a anterior ainda nao foi removida
                        #          pois ainda existem SPEEDY com autenticacao nessa URL.

## ChangeLog
                        # 22/03/2003 - A vers\xe3o 2.0 apresentou problemas com o RedHat7.1.
                        #              Foi alterado a estrutura das vari\xe1veis para "postagem"
                        #              dos dados atrav\xe9s do lynx e agora o teste de conectividade
                        #              se baseia no ping. Caso o ping retorne "100% packet loss"
                        #              \xe9 realizado a autentica\xe7\xe3o e caso contr\xe1rio, n\xe3o.
                        #
                        #              Testado ok com Lynx Vers\xe3o 2.8.4dev.16 (01 Jan 2001)

USERNAME="usuario@terra.com.br"; ### Coloque o seu login aqui nesta variavel ###
                        PASSWORD="senha";                   ### Coloque aqui sua senha nesta variavel   ###
                        URL_TEST="200.176.3.142";
                        #USERNAME="internet@speedy.com.br";
                        #PASSWORD="internet";
                        #URL_TEST="200.204.0.10";

POST_DATA="username=$USERNAME&password=$PASSWORD";
                        RET_TEST=`/sbin/ping -c1 $URL_TEST |/usr/bin/grep '100% packet loss'`; # Verifica conectividade com a internet

if [ -z "$RET_TEST" ];
                        then
                           #echo "Ja esta conectado !";
                           exit 0;
                        else
                           echo "Conectando ...";
                           echo -e $POST_DATA |/usr/local/bin/lynx --dump --accept_all_cookies -post_data http://200.171.222.93:86/wsc/servlet/logon.do?CPURL=&username=$USERNAME&pas
                        sword=$PASSWORD&bInternet=internet;
                        fi</efigueira@brc.com.br> 

no crontab:

*/10 * * * * /root/bin/authspeedy.sh

Espero ter ajudado.

• J
                          John_Br last edited by

Obrigado pela dica de autenticação do Speedy tenho um script aqui porem não funciona no FreeBSD em linux funciona ….

Não conheço de FreeBSD pode ser o caminho então ? Porque o script que estava testando usar estava dentro de outro diretório dentro de /usr/local/sbin/speedy.sh e não rola de jeito nenhum ...  :(

Ele roda porem não autentica ... rodando ele na "mão" ele funciona no BSD tranquilo isso que eu achei estranho ! ...

Outra coisa é trocar o shell estava lendo o Handbook e não funcionou como estava falando lá ... não consegui alterar o shell padrão instalei antes ele via pkg_add -r tudo certinho + não funciona a troca

Obrigado pela ajuda !

Abraços a Todos

• First post
                            Last post

Products

• Platform Overview
                          • TNSR
                          • pfSense Plus
                          • Appliances

Services

• Training
                          • Professional Services

Support

• Subscription Plans
                          • Contact Support
                          • Product Lifecycle
                          • Documentation

News

• Media Coverage
                          • Press
                          • Events

Resources

• Blog
                          • FAQ
                          • Find a Partner
                          • Resource Library
                          • Security Information

Company

• About Us
                          • Careers
                          • Partners
                          • Contact Us
                          • Legal
                          Our Mission

We provide leading-edge network security at a fair price - regardless of organizational size or network sophistication. We believe that an open-source security model offers disruptive pricing along with the agility required to quickly address emerging threats.

Subscribe to our Newsletter

Product information, software announcements, and special offers. See our newsletter archive to sign up for future newsletters and to read past announcements.

© 2021 Rubicon Communications, LLC | Privacy Policy