Instalação padrao PFsense 2.4.4 não vem com partição Swap?



  • Prezados fiz a instalação do zero para testar seguindo os padrões e não veio essa partição, no de vocês também não veio? essa partição já me salvou algumas vezes que o Squid usava toda a memoria da maquina, alguém sabe se da para criar ela agora que o sistema já esta instalado?
    [2.4.4-RELEASE][root@proxyjpfsense]/root: swapinfo -k
    Device 1K-blocks Used Avail Capacity



  • Acredito que não dê para criar depois do sistema já instalado não viu :/ teria que refazer a instalação e usar no modo avançado para criar as devidas partições. E isso é um saco não achei tutorial na versão 2.4.4 que é um instalador diferente da 2.3.X



  • swap nao é necessario ainda mais em firewall pois so degrada a performance. achei uma boa terem tirado essa partição.



  • Sério @integer? Algo documentado, relatos ou experiência?

    Eu acabei criando manualmente as partições, /(root) /swap /usr, /var. Apesar da swap acaba nunca sendo utilizada, porque tem 8Gb de ram, e no máximo que já vi foi 18% de uso.



  • @obmor swap é usado somente quando nao tem ram disponivel para alocar o suficiente para todos os processos. é o mesmo conceito de linux. Leia o artigo da RedHat https://www.redhat.com/en/blog/do-we-really-need-swap-modern-systems . Se voce tiver servidor que use swap, reveja as configuracoes porque tem algo errado. Proxy é um exemplo, calcule a memoria alocada para o cache para que nao seja necessario usar swap, pois toda vez que o sistema precisar de algo que esteja no disco em vez de estar na memoria, algo que esta no momento na memoria tem que ser gravado em disco para que aquilo que voce precisa seja jogado novamente para a RAM.



  • O conceito eu sabia, peço desculpas, eu tinha entendido você falar que TER a partição Swap é algo prejudicial.



  • Tomara que vocês realmente nunca precisem usar o Swap, pois se precisar o servidor vai travar de uma forma que vocês terão que ir desligar na mão e gerar grande impacto, no meu caso reinstalei e configurei na mão a partição Swap, mas consegui resolver diminuindo as regras que eu tinha no squidguard assim não usa nem 16% de memoria agora.



  • @dreivi se voce ler o que escrei desde o inicio, tem uma parte que diz "... Se voce tiver servidor que use swap, reveja as configuracoes porque tem algo errado ... ". Alem disso vou acrescentar que o squid é um serviço que consome bastante processamento e infelizmente é mono thread. Nem adianta instalar ele numa maquina com muitas CPUs, pq simplismente nao vai usar. Se voce esta preocupado com a maquina travar por algum motivo e gerar impacto tem mais coisa errada na sua infra alem do swap. Recomendo usar o proxy separado com configuracao via wpad com no minimo dois servidores para o servico, alem de dois firewalls. Em nenhuma rede minha estou preocupado com paradas do tipo pq tenho no minimo 3 proxys e dois firewalls. As configuracoes de cada um é feita para que nao seja necessaro o uso do swap. Qualquer um deles pode cair a vontade que ninguem vai sentir interrupcao. Para ter uma ideia, as atualizacoes sao no horario de expediente e todo o ambiente continua funcionando perfeitamente e olha que a infra é considerada como critica.


Log in to reply