Problema VPN pfSense quando reinicia
-
Olá pessoal!
Estou tendo um problema com uma VPN que tenho usado.
Toda vez que o servidor desliga ou reinicia eu tenho que exportar novamente o client e fazer a instalação em todos os computadores que utilizam a VPN.Alguém sabe como posso resolver isso? Tem alguma configuração que posso estar fazendo para que não precise realizar esse processo?
-
Olá Thiago. Quando você exporta o instalador da VPN e instala, no diretório de instalação tem a pasta "config". Repare que ao abrir o arquivo .ovpn pelo bloco de notas, a linha que começa com a palavra "remote" provavelmente estará apontando para o IP antigo. (Se mudar apenas o IP externo a VPN volta a funcionar sem precisar reinstalar tudo novamente). Eu vejo duas soluções para seu caso:
1º - Usar o serviço Dynamic DNS do pfSense e colocar o hostname no arquivo .ovpn;
2º - Contratar uma internet com IP fixo válido.Att,
-
@Conrado Muito obrigado, amigo!
Já começo agradecendo pois agora eu entendi o que acontece. Só de ter explicado o motivo do problema já me deu uma direção.
Vou tentar a primeira opção, caso não dê certo eu vejo a possibilidade de uma internet com IP fixo.
Obrigado novamente por ter me dado as duas soluções.Surgiu outra dúvida: será que não tem nenhum comando que possa colocar no config para que faça uma atualização do IP automático?
-
@thiagobernardino, por nada.
Infelizmente não tem como, pois a configuração do arquivo .ovpn que aponta para seu pfSense é estática. Sempre que o IP válido da sua WAN alterar, vai precisar mudar também nesse arquivos nas estações dos clientes. Não tenho certeza, mas creio que o No-IP tem possibilidade de cadastrar hostname gratuito. O problema é que vai precisar fazer o login no máximo a cada 30 dias no site deles para o hostname não bloquear (regras do No-IP para a versão gratuita). Eu tenho uma conta paga no No-IP há 3 anos e nunca tive problema.