Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Alterar IP externo - bloqueio de envio emails

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 2 Posters 980 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jdlucena
      last edited by

Cenário: estou tendo problemas no envio de e-mail aqui na empresa, não estamos conseguindo enviar, a Locaweb informa que o nosso IP foi bloqueado por suspeitas de muitas tentativas de acesso, com isso acaba bloqueando automaticamente e eles não tem como fazer nada.

Possível solução 1: redirecionar o acesso aos servidores da Locaweb pelo nosso segundo link de internet, mas como eu faço para pegar todos os ips da Locaweb, a maneira que eu sei é somente dando um ping pelo prompt e aí é mostrado o ip, mas acredito que tenha vários.

Possível solução 2: mascarar meu IP externo para que seja exibido nos servidores da Locaweb outro IP, mas como eu faço isso?

Ou tem outra solução?

M 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mcury Rebel Alliance @jdlucena
        last edited by mcury

@jdlucena Tenta isso:

3d1d48a7-de87-4334-abab-6539cb9531d2-image.png

Feito isso, será criado um alias chamado pfb_locaweb que você poderá usar em regras de Firewall.

Ao configurar a regra de firewall, selecione o segundo gateway e ponha esse alias como destino.

Garanta que essa regra fique em cima da regra de acesso a internet geral (que tem gateway default).

Obs: não testei portanto não posso garantir que vá funcionar.

dead on arrival, nowhere to be found.

J 1 Reply Last reply Reply Quote 1
        • J
          jdlucena @mcury
          last edited by

@mcury eu não utilizo o pfBlockerNG, utilizo o NxFilter... teria outra possibilidade?

M 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • M
            mcury Rebel Alliance @jdlucena
            last edited by

@jdlucena A outra maneira seria adicionar todas essas redes em um alias criado manualmente:

https://bgp.he.net/AS27715#_prefixes

O problema é que caso a locaweb crie uma rede nova, você teria que atualizar o alias manualmente, enquanto o pfblocker atualizaria automaticamente e diariamente.

Você pode usar o pfblocker em conjunto com o nxfilter.
            O pfblocker nesse caso teria do DNSBL desligado, e você só usaria a função de IP.

dead on arrival, nowhere to be found.

J 1 Reply Last reply Reply Quote 1
            • J
              jdlucena @mcury
              last edited by

@mcury valeu... por enquando fiz um alias com esses ips da locaweb. Vou estudar o pfBlockerNG para realizar essa configuração... obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
              • First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.