PFSense não atualiza para a Versão 2.7.1.
-
Boa tarde a Todos!
Sou novo na comunidade, então já peço desculpas caso cometa alguma falta.Durante este final de semana comecei a ter uma série de problemas após uma atualização de pacotes.
Possuo um PFSense em um cliente com duas VPNs configuradas, uma onde ele é servidor e outra onde ele é cliente. Ele tem o Client Export instalado que foi atualizado no sábado onde onde após eu instalei e configurei o PF Blocker NG (configurações básicas seguindo o passo a passo do Wizard pós instalação).
Após a instalação, o caos se iniciou, os algoritmos de criptografias sumiram, as VPNs pararam de funcionar, eu não conseguia mais abrir o gerenciador de pacotes e vi que nos outros servidores constavam a atualização do sistema da 2.7.0 para a 2.7.1, mas neste a atualização não aparecia.
Mesmo restaurando o backup (anterior a instalação ou do mês passado) não funcionava. Tive que formatar a máquina e retornar o backup.
Até aí, o problema parecia estar resolvido, porém, quando voltei a instalar os pacotes necessários, instalei o Zabbix Agent, oPFBlocker NG e o Client Export as VPNs continuaram funcionando normalmente, mas o "Zabbix_agentd" e o "pfBlockerNG DNSBL service" não sobem. Fora que a máquina não atualiza e o Package manager não apresenta nenhum pacote.OBS1: Ao formatar a máquina eu tentei usar o PFSense 2.7.1, mão o mesmo não funcionou e a outra ISO que eu tinha era do PFSense 2.6.0, utilize-a e fiz o update para a versão 2.7.0 após o término de instalação. A 2.7.1 até aparece na guia Update, mas não habilita para download.
OBS2: Em um teste que fiz em uma VM, vi que a 2.7.1 não subia, somente funcionou quando eu habilitei o TPM no hyper-V. Pretendo realizar um teste daqui a pouco no Proxmox.
OBS3: Ao tentar reinstalar o Zabbix e o PFBlocker, tenho o erro de retorno: "Current pkg repository has a new PHP major version. pfSense should be upgraded before installing any new package."
Então, sigo com as questões:
- Há alguma exigência de tecnologia para o PFSense 2.7.1? (Já procurei, mas até o momento não achei nada informando)
- Caso não haja como fazer o Upgrade para a 2.7.1, existe a possibilidade de atualizar o PHP manualmente para que os pacotes voltem a funcionar?
- Tem alguma forma de fazer o downgrade dos pacotes para a versão compatível com o sistema?
Preciso deixar tudo funcionando, mesmo que seja de forma momentânea, até mudarmos a máquina.
-
S stephenw10 moved this topic from General pfSense Questions on