Criando um squid proxy virtualizado separado do gw da rede!
-
pessoal
tenho um gw pfsense com vpn, version 2.2, funcionando com dual link e não tem como fazer funcionar o proxy no dois links(embratel e oi), pois ele vai encaminhar apenas para link preferencial. logo estava pensando em criar um vwmare de um pfsense 2.2 e levantar um squid proxy.
Alguem já realizou este procedimento?
para fins de teste, levantei o pfsense em uma maquina física com um (lan)ip X.X.X.12 e (wan) X.X.X.11 e meu gw é X.X.X.1. logo configurei o squid e fui no redirecionei meu browser para o squid X.X.X.12. só que não vai…
Se alguem poder me ajudar!!
Alexandre
-
Pessoal
Alguem se habilita a trocar uma idéia para chegarmos a uma solução??
-
Cara não sei se consegui te entender bem!
Você hoje tem um loadbalance usando os dois links (oi e Embratel)
e você tem um WebProxy(Squid) e quando um deles cai pelo outro não navega?? -
Olá Felipe
Vou te detalhar melhor.
hoje tenho um pfsense 1.2.2 com 1 lan, 1 wan (embratel ip fixo) e um OPT1 (oi ipfixo). Logo criei um loadbalance da wan e opt1. Fiz um teste com o squid neste servidor e apenas redireciona o link wan, pois quando faz o loadbalance o link opt1 sai sem proxy. O que eu estava pensando era em virtualizar um squid para a rede e redirecionar nos navegadores. mas não sei como proceder na configuração de um outro pfsense virtualizado.Obrigado
Alexandre
-
Seu proxy esta configurado como transparente?
Recomendaria uma atualização do seu PFSense se possível ! -
Vou te detalhar melhor.
hoje tenho um pfsense 1.2.2 com 1 lan, 1 wan (embratel ip fixo) e um OPT1 (oi ipfixo). Logo criei um loadbalance da wan e opt1. Fiz um teste com o squid neste servidor e apenas redireciona o link wan, pois quando faz o loadbalance o link opt1 sai sem proxy. O que eu estava pensando era em virtualizar um squid para a rede e redirecionar nos navegadores. mas não sei como proceder na configuração de um outro pfsense virtualizado.Atualizando o PFSense, veja este tutorial escrito pelo próprio colega @felipeortega: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,37776.msg195019.html#msg195019
Veja que a idéia é fazer com que os usuários interneos passem sempre pelo SQUID, independentemente de que link estiver ativo (em geral, é isso que todos querem)! ;)
Abraços!
Jack