Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema Pfsense+VirtualBox no ubuntu

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 2 Posters 3.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V
      vina18
      last edited by

Estou tentando configurar o pfsense no virtualbox para fazer alguns testes.

A instalação corre normalmente sem erros,porém ao selecionar as interfaces não estou sabendo qual configuração realizar.

Preciso selecionar alguma coisa no virtualbox para simular uma placa de rede a mais ?
      Como posso configurar as interfaces de rede no pfsense para criar essa rede para testes ?
      Preciso dispor de uma conexão a internet apenas para tal teste ? ou posso utilizar a que já está com o pfsense atribuido ?

Se alguém puder tirar algumas screenshots das configurações me ajudaria muito.

Desculpe pelas perguntas idiotas,mas precisava de tal ajuda para fazer alguns testes.

Just do it !

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Vina,

Todas as suas respostas estão no botão direito -> settings da sua maquina virtual.

As opções de configuração de rede são :

NAT - acessa a internet usando o ip da maquina física
        Bridge - solicita um novo ip para o dhcp da sua rede
        Internal Network/Host only adapter simula uma rede onde só as vms e o seu pc enxergam.

Só lembrando que o pfsense não precisa de duas interfaces para instalar, configurando só a wan, você já consegue testar muita coisa.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• V
          vina18
          last edited by

@marcelloc:

Vina,

Todas as suas respostas estão no botão direito -> settings da sua maquina virtual.

As opções de configuração de rede são :

NAT - acessa a internet usando o ip da maquina física
          Bridge - solicita um novo ip para o dhcp da sua rede
          Internal Network/Host only adapter simula uma rede onde só as vms e o seu pc enxergam.

Só lembrando que o pfsense não precisa de duas interfaces para instalar, configurando só a wan, você já consegue testar muita coisa.

att,
          Marcello Coutinho

Vo testa aqui marcello,mas que nem perguntei acima .. preciso de uma conexão separada da que já tem o pfsense configurado para tais testes ?

Digamos.. a conexão não pode ser filtrada 2 vezes  :o … sei lá pode parecer estranho.

Eu configurei minha placa como bridge,porém não estou conseguindo acessar através desse endereço. Estou conseguindo pingar meus servidores da máquina virtual para qualquer ip da rede,mas vice-versa não funciona.

Just do it !

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Se você já estiver superado a questão do proxy transparente, basta criar uma regra liberando o ip da maquina virtual direto para a internet.

• V
              vina18
              last edited by

@marcelloc:

Se você já estiver superado a questão do proxy transparente, basta criar uma regra liberando o ip da maquina virtual direto para a internet.

:P Você pegou bem na ferida marcello  :-\

Estou usando proxy transparente ainda…. ia usar a máquina virtual para vários testes.. e essa questão é uma delas.

Obs:Deu certo.. consegui configurar ... deixei como brigde e deixei dhcp na interface.

Obrigado!

Agora rumo a vários testes  :) ... me desejem sorte!

Just do it !

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

@vina18:

:P Você pegou bem na ferida marcello  :-\

Não foi minha intensão, achei que você tinha usado o final de semana para migrar

Dá uma olhada neste post, o procedimento de dns + dhcp funciona sem maiores dificuldades:

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,45858.msg240412.html#msg240412

Coloca o ip da vm na exception list do squid para não filtrar nada até você conseguir concluir seus testes.

• V
                  vina18
                  last edited by

Então marcello …. eu configurei o virtualbox tudo certo, coloquei a wan como dhcp.. e a mesma me coloca o ip 192.168.2.255 como (dhcp),sendo que através desse ip a gui do pfsense está sendo acessada normalmente.

O problema começa quando tento pingar esse ip(não reconhece) ou tento setar esse ip como gateway em uma estação de trabalho para testes.

No virtualbox a placa de rede está configurada como bridge.

Se puder me auxiliar lhe agradeço  :),pois estou querendo testar o snort+dansguardian+proxy automático atráves de dhcp+dns .. etc  :D

Grato!

Just do it !

• marcellocM
                    marcelloc
                    last edited by

Acessa a gui e cria as regras de firewall necessárias para você testar suas configurações.

A wan não vem com uma regra permitindo tudo.

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.