Instalação PF SENSE
-
Prezados sou novo aki no forum e Estive estudando sobre firewall e notei que o pf sense é um dos melhores firewall open source e gostaria de implanta ele na minha empresa mas primeiro eu gostaria de testa-lo em um ambiente de teste na minha casa, lá eu tenho um modem GVT sem ip fixo, como que eu faço para poder configurar um firewall na minha casa, informo que meu modem GVT esta roteado.
-
Deixe o seu modem em modo bridge e coloque o pfSense para fazer a discagem/autenticação. Ligue a WAN do pfSense ao modem e a LAN à sua rede local.
Se suas estações estiverem apontando para o pfSense como default gateway, você já deve ser capaz de navegar na web por intermédio do seu novo firewall.
Existem muitos bons tutoriais (nos links aí em cima, na parte "fixa" do fórum) e também no blog da comunidade explicando como fazer tudo isso: http://www.pfsense-br.org/blog
Abraços!
Jack -
Deixe o seu modem em modo bridge e coloque o pfSense para fazer a discagem/autenticação. Ligue a WAN do pfSense ao modem e a LAN à sua rede local.
Se suas estações estiverem apontando para o pfSense como default gateway, você já deve ser capaz de navegar na web por intermédio do seu novo firewall.
Existem muitos bons tutoriais (nos links aí em cima, na parte "fixa" do fórum) e também no blog da comunidade explicando como fazer tudo isso: http://www.pfsense-br.org/blog
Abraços!
JackSerá que esta placa mãe é compativel Placa mãe Gigabyte G41
-
Será que esta placa mãe é compativel Placa mãe Gigabyte G41
veja o chipset dela com a lista de hardware compatível
ou
tente instalar ;)
-
Boa Tarde!
Cara eu estava tendo este mesmo problema aqui, até que me atentei para um detalhe ao finalizar a instalação.
Antes da tela de reboot ele solicita que você selecione um Kernel, o primeirio é um kernel para máquina multiprocessadas ou seja com mais de um processador físico.
Essa opção que estou falando é a:
< Symmetric multiprocessing kerne (more than one processor)> Eu sempre estava selecionando esta opção e na hora de iniciar dava o mesmo erro que está ocorrendo com você na hora do boot fica travado em: /
Solucionei este problema quando selecionei o seguinte kernel:
< Developer Kernel (includes GDB, etc)> Depois de selecionar este kernel eu dei o reboot, retirei o CD e está funcionando perfeitamente.
Tente fazer dessa maneira para ver se funcione. -
Solucionei este problema quando selecionei o seguinte kernel:
< Developer Kernel (includes GDB, etc)> Depois de selecionar este kernel eu dei o reboot, retirei o CD e está funcionando perfeitamente.Gustavo Henrique,
Bem vindo ao fórum. :)
O detalhe acredito que não seja a quantidade de processadores e sim alguma coisa a mais no kernel de desenvolvimento que funciona/identifica melhor no seu hardware.
att,
Marcello Coutinho -
Marcelo,
Boa Tarde!
Até para ficar claro para mim também, você acha que essa opção de multi-processadores não influência na instalação?
A máquina em que eu estava fazendo estes testes é um Core Duo, 2.1 GHZ, 3 GB de memória e 80 GB de HD.Quebrei cabeça a até conseguir fazer funcionar selecionando a opção que eu informei.
Mas pode ser isso mesmo que você falou, que o Kernel em questão se adaptou melhor ao meu Hardware. -
Até para ficar claro para mim também, você acha que essa opção de multi-processadores não influência na instalação?
Acredito que não e se me lembro bem, a versão de kernel monoprocessada foi retirada da lista de instalação a partir da versão2.0 exatamente por isso (alguém do core team já postou sobre isso no fórum internacional).
.att,
Marcello Coutinho -
Acredito que não e se me lembro bem, a versão de kernel monoprocessada foi retirada da lista de instalação a partir da versão2.0 exatamente por isso (alguém do core team já postou sobre isso no fórum internacional).
.att,
Marcello CoutinhoOpa prezados não entendi como fazer a instalação do pf sense usando o modem gvt como adsl, meu modem tem que esta em PPoE usando o usuario e senha do meu provedor?.
E outra coiza supondo que eu qeuira liberar tudo na minha rede (nada bloquado) eu posso fazer uma regra assim.

-
Opa prezados não entendi como fazer a instalação do pf sense usando o modem gvt como adsl, meu modem tem que esta em PPoE usando o usuario e senha do meu provedor?.
E outra coiza supondo que eu qeuira liberar tudo na minha rede (nada bloquado) eu posso fazer uma regra assim.
Use o moden GVT em modo bridge e configure o PPPOE na interface WAN do pfSense com usuario e senha do seu provedor.
Isto, o Jack já tinha colocado antes e, acho eu, você não prestou atenção.E, quanto a outra coisa, ou seja, sua regra de liberação total, você está liberando apenas TCP. E os outros protocolos? Por padrão, o pfSense já vem com uma regra na LAN permitindo acesso total, de dentro para fora e para todos protocolos.
-
Opa prezados não entendi como fazer a instalação do pf sense usando o modem gvt como adsl, meu modem tem que esta em PPoE usando o usuario e senha do meu provedor?.
Use o moden GVT em modo bridge e configure o PPPOE na interface WAN do pfSense com usuario e senha do seu provedor.
E, quanto a outra coisa, ou seja, sua regra de liberação total, você está liberando apenas TCP. E os outros protocolos? Por padrão, o pfSense já vem com uma regra na LAN permitindo acesso total, de dentro para fora e para todos protocolos.
outra coiza em relação ao DNS qual que eu uso
-
Se você deixar a opção Allow DNS server list to be overridden by DHCP/PPP on WAN marcada em System > General Setup > DNS servers, o seu provedor de internet será o responsável pelos DNS externos. Se você fixar (configurar) a lista de DNS (quatro opções) use aqueles que você preferir: DNS do Google, do OpenDNS etc.
-
Se você deixar a opção Allow DNS server list to be overridden by DHCP/PPP on WAN marcada em System > General Setup > DNS servers, o seu provedor de internet será o responsável pelos DNS externos. Se você fixar (configurar) a lista de DNS (quatro opções) use aqueles que você preferir: DNS do Google, do OpenDNS etc.
No meu caso seria melhor marcar essa opção então, tendo em vista que eu uso um sinal adsl
-
No meu caso seria melhor marcar essa opção então, tendo em vista que eu uso um sinal adsl
Tenho clientes com ADSL com os DNS do OpenDNS e também do Google sem problema algum:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,50606.msg269923.html#msg269923