Pfsense em condomínio

• Pessoal,

Estou para implementar uma internet em um condomínio o mesmo adquiriu 100mb para 96 apartamentos.

Gostaria de ver qual seria a principal vantagem de usar o pfsense em relação ao mikrotik fora o proxy.
    O traffic shaper seria ideal ou invés de limitação, o grande problema seria o usuário consumir mais banda que o outro
    e assim a internet ficar lenta.

Qual seria opinião de vocês.. o mesmo terá switch para bloqueio (porta-based) entre os clientes.

Gustavo

• Já pensou em usar o captive portal?

• Pensei,

porem o captive portal não é ideal para essa situação já que nos apartamentos deverão ter APs e os moradores
    não querem esse lance de autenticação.

• @gst.freitas:

Não querem esse lance de autenticação.

No captive portal você pode limitar a banda por mac ou ip sem pedir autenticação.

E se usar o ipguard, você ainda impede/dificulta muito o roubo de ip/mac entre vizinhos.

att,
    Marcello Coutinho

• Marcelo,

obrigado pela ajuda.
    quanto ao um possível roubo ip/mac n/ao será necessário, já que o
    condomínio irá disponibilizar internet para todos os apartamentos.

o captive portal ele controla somente por ip/mac ? faz atraves
    de interface/ip range da rede ?

• @gst.freitas:

o captive portal ele controla somente por ip/mac ? faz atraves
    de interface/ip range da rede ?

Neste caso o limiter é a solução.

O traffic shaper é mais complicado de configura mas pode flexibilizar a banda em horários ociosos.

att,
    Marcello Coutinho

• Eu tinha pensado mesmo no limiter. Agora eu fiquei com dúvida.
    o traffic shaper pode funcionar junto com o limiter ?

Existe alguma opção que no pfsense eu coloquei 5mbs, mas se a banda
    tiver ociosa eu ele pode ir para uma banda maior ?

• Eu colocaria o Traffic Shaper mesmo ativo com o máximo de 10 megas por IP, que é tranquilo para o povo usar a vontade, mas você deve analisar pelo monitor como está o consumo do link.

O Captive Portal deixou a navegação lenta, nos testes que fiz, melhor usar o Traffic Shaper mesmo.

Abraço e boa sorte!
    Celso

Locked