[OFF-TOPIC] Hangouts



  • Galera,

    Eu não entendo ainda porque associaram a ideia de que eu sou um cara super errado em cobrar uma taxa (de boa, em relação a custos comercias, é irrisório o valor de R$ 50,00) para quem quer participar de forma INTERATIVA nos hangouts, sendo que o mesmo é disponibilizado de forma GRATUITA no youtube para posterior visualização, além de poder acompanhar de forma GRATUITA e ao vivo via youtube também.

    eu somente estou selecionando o pessoal (via taxa) que vai participar de forma interativa, SOMENTE ISSO. não estou visando lucro e nem posso deixar que alguém possa participar, sem a taxa, desmerecendo quem pagou.

    No primeiro Hangout, eu não cobrei e apareceram 120 solicitações para participar, usei o critério da ordem de chegada de email e somente 15 participaram por conta do limite do Hangout.

    O Augusto Campos (da br-linux.org), entendeu bem isso e publica de boa meus anúncios no portal, e nem mesmo o pessoal "xiita" de linux que existe lá nos comentários, não criticou.

    Mas em uma lista de pfsense no facebook, aparecem.

    http://www.zimagez.com/zimage/capturadetela-28-08-2013-115016.php

    O Hangout é um tutorial, feito via screencast com uma visão de gerar uma participação ativa e ser feito sob a demanda de dúvidas dos participantes.

    Invés de um screencast estático (seguindo um roteiro), eu fiz algo que pudesse agregar interatividade.

    Enfim, desculpe o desabafo.

    Abraços



  • Apoio incondicionalmente cada palavra sua, Luiz Gustavo!

    Inclusive, da mesma forma que você, eu deixei aquele grupo do facebook antes de completar um mês participando. E isto foi há um bom tempo atrás.
    Prefiro não explicar meus motivos.  :-X



  • Acho justo cobrar 50 reais para participar de forma interativa, afinal de contas você esta dedicando seu tempo e conhecimento..

    Não entendo o porque de ter alguém criticando isso ainda e vendo as coisas de forma maliciosa, já que você disponibiliza o vídeo no youtube pra quem queira ver gratuitamente…

    Sou um dos que apoia totalmente os Hangouts, afinal de contas materiais em videos com explicações bem detalhadas quase não se vê...



  • Esse é um problema cultural em diversos âmbitos de que quando se fala linux, freebsd, opensource, a primeira coisa que vem a cabeça e a palavra GRÁTIS!  :o

    Seria uma maravilha se eu instala-se um firewall e depois só fosse na internet e seguisse os tutorias e caso desse algum erro eu simplesmente postaria no fórum e alguém de boa fé responderia imediatamente resolvendo meu problema.

    Infelizmente não é assim que o mundo funciona. Cada um tem uma infraestrutura, necessidades diferentes….

    Já estive em diversas empresas que pagaram para ter sistema como o samba e o bacula implementados.
    E nunca achei isso estranho ou errado, muito pelo contrario.

    O que o nosso amigo Luiz Gustavo esta fazendo é muito bom, pois amplia o conhecimento de todos que querem aprender mais sobre o pfSense e tem meu total apoio!

    []´s



  • Eu também concordo com a cobrança pra poder participar ativamente do  Hangout,

    O cara da informática também tem:

    Que comer
    Que pagar água
    Que pagar luz
    Que pagar o carro
    Que dar aquela graninha para a patroa
    e por ai vai.

    Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0…  :(



  • @FabianVitali:

    O cara da informática também tem:

    Que comer
    Que pagar água
    Que pagar luz
    Que pagar o carro
    Que dar aquela graninha para a patroa
    e por ai vai.

    Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0…  :(

    Eu que o diga…  :(

    Luiz, a ideia dos hangouts é excelente, continue com eles.

    Se a pessoa que diminuiu sua iniciativa aqui no fórum foi a mesma que debochou dos que contribuem com o projeto de forma gratuita enquanto ele ganha dinheiro com forks fura olho, então pode desconsiderar.

    Pagar 50 reais para uma aula interativa é muito pouco perto do retorno que ela dá para o indivíduo e para a comunidade...



  • Acho muito bacana, o que voce esta fazendo..
    Eu nem preocuparia com pessoal que fica com "frescura" agora vc tem todo o trabalho, tempo para organizar um tutorial, isso eles nao levam conta.
    Enfim acho que é só pra fazer "tumulto" mesmo. E outra paga quem quer, é de livre escolha nao?

    Desencana desse pessoal..
    E parabens pelo seu trabalho Luiz!

    Abraços!



  • very thanks galera !!!

    let's go !!! a trilha continua !


Log in to reply