[resolvido] como configurar GVT 50mb modem SagemCom F@st 2764 + pfsense2.1
-
Blz galera
seguinte ja estou usando o pfsense desde as versões 1.xx ate a atual.
Porém sempre utilizei meus modems em modo bridge adsl+2 e configurava os dados de autenticacão do provedor direto no pfsense.
a minha dúvida é a seguinte, a GVT utiliza dados de autenticacão tipo provedor tambem, sei que não tem opcão de colocar este modem em bridge no menu do modem porem descobri um jeito de colocar a minha dúvida sera que irei necessitar colocar algums dados de login do provedor na opção do PPOE configuracão igual faço no meu outro sistema?
so por curiosidade estou pensando em solicitar a GVT fibra FTTH 150mb , ja alguem usou com o PFsense?
Pois o meu PC que estou montando para rodar o PFsense ja tem 3 placas /1000mbps cat6 suporte, e quero rodar o maximo de velocidade possivel neles ate porque irei rodar varios vhosts e alguns forums.
-
Ja usei a gvt com fibra+transciever na gvt sem modem e funciona muito bem! :)
Configura a a interface com pppoe e pronto. -
blz marceloc irei tentar colocar o modem em bridge agora pois o tutorial que achei na net ta dando um erro para salvar o arquivo scgi
ja vi que o restant é quase tudo igual e no caso a gvt não necessita inserir os dados de autenticacão do provedor no pppoe pois não?
-
blz galera
seguinte
já coloquei o modem em bridge ai liguei no pfsense mas ele não vai não coneta em ppoe de jeito nenhum
a porta WAN ETH ele não acende nunca ai tentei colocar ligar direto no pfsense na porta LAN1 e também nada uma vez de tanto reiniciar o pfsense ele pegou um ip 10.1.56 mas sem conexão de internet
aquele usuário e senha que esta no modem turbonet@turbonet + senha
tenho que colocar também no pfsense na opção PPOE?ou deixo em branco?
-
bom não sei se tem a ver com a versão do firmware
ele estavacom aquela 8400
ai fiz downgrade para a 8330 e depois ativei o bridge
-
blz galera
vamos la então certamente tem algo errado na minha config
seguinte o modem vinha bloqueado com a nova versão 8400 fiz o downgrade com o tftpd32 utilizando a versão secure 8330 , depois que fez o downgrade do firmware ele liberou todas as outras opcões bloqueadas e auteticou na internet normalmente.
então fui nas configuracões, Modo opcão e la estava a nova funcão bridge, mas antes fui na opcão DHCP server e so para garantir desativei ela.
voltei de novo no bridge e salvei em modo bridge.
A partir deste momento eu perco a opcão de entrar mais no modem pois não funciona mais no IP 192.168.25.1.
blz quando ligo o pfsense ja com a porta configurada no pfsense WAN modo PPPOE no usuário utilizo o turbonet@turbonet e na senha a senha que me passaram gvtxx salvo as configuracões e nada…........ no modem so acende a luz do SINAL de internet mas a outra luz de autenticacão não liga , ja tentei clonar o MAC address no pfsense tambem e nada, ja tentei alterar o dns servidor para o google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 na porta WAN e reboot no pfsense e nada não sobe de jeito nenhum o interface WAN e não navega.......
uma so vez que ao dar reboot no pfsense apareceu um ip 10.1.56.x certamente algo errado..........
ja testei todas as portas LAN desde a porta WAN ETH ate a porta LAN4 e em nenhuma ele autentica, será que tem alguma coisa faltando????
no modem ta configurado na opcão de conexão VSDL uma vez que a banda contratada é de 50mb
Galera quem puder dar uma ajuda eu agradeco
falou
tester100 -
Olhe os logs do pfsense e o status da interface. A luz do autenticação do modem só acende quando é ele quem autentica.
-
Olhe os logs do pfsense e o status da interface. A luz do autenticação do modem só acende quando é ele quem autentica.
Bom dia Marcelo
então no modem so fica ligado a luz do Power e a luz do Bridge aquelas 2 setas enroladas uma na outra…
nos logs não autentica, quando fou no status window em interfaces ele mostra la o conetor DOWN, ai eu clico em conetar ele fica UP mas não pega IP nenhum......
depois de uns minutos fica down de novo, liguei na gvt eles me passaram o user e senha porem não vai.
mais tarde irei no local de novo e efetuarei novos testes.
-
blz galera problema resolvido
funcionando normalmente em bridge.
dica como tinha a WAN configurada com ppoe na Oi velox, mesmo ao cadastrar os settings da GVT user e senha não ia porque estava salvando em outra PPOE3 , e por ai
tinha umas quantas configuradas mas ao reiniciar o pfsense ele sempre caia na PPPOE principal que ainda tinha os dados do link da oivelox. então fica a dica deletar a WAN e configurar de novo a WAN com os dados gvt assim ira ficar designado como PPOE0tenteni tambem antes de apagar a WAN selecionar a pppoe3 que era os dados da gvt mas mesmo assim não navegava na hora que apaguei a WAN interface por completo e refiz de novo os dados ele pegou o IP da GVT de primeira e navegando normal.
obrigado de um modo direto ou indireto ao marcelloc pela tentativa de ajuda.
Espirito de equipe é assim mesmo
at.
tester100 -
bom não sei se tem a ver com a versão do firmware
ele estavacom aquela 8400
ai fiz downgrade para a 8330 e depois ativei o bridge
Gostaria de obter os procedimentos e arquivos que você usou para fazer o downgrade, pois o meu está com a mesma versão que o seu estava e preciso colocar o mesmo em modo bridge. Poderia me enviar por e-mail ou me passar um link onde eu possa pegar.
-
Oba blz jncampos
entra no youtube e pesquisa colocar sagemcom fast em bridge
tem um video mostrando como se faz os procediemntos assim como 1 link para baixar os arquivos
terá que desligar seu pc da internet
alterar o IP da sua placa de rede para ip fixo 192.168.25.3
netmask: 255.255.255.0
gateway: 192.168.25.1depois salvar a configuracão e ligar o modem direto por cabo de rede no seu pc ja com esse ip configurado
de seguida so seguir os passos do video configurar as pastas e firmware corretamente no programar tftpd32
depois o resto está tudo explicado no video
cumps