Limitar Banda
-
Boa tarde amigos!!!
eu tenho um laboratório com 60 micros e uma internet de 10Mbps, eu queria limitar a banda, não sei como faz isso e também não sei o tanto de banda que limito gostaria de saber como faz essa conta, alguém pode me ajudar por favor?
obrigado.
-
Bom dia,
Para limitar a banda, os primeiros passos são:
Firewall;
Traffic Shaper;
Limiter
Create a LimiterSendo assim, você precisa criar dois limiter, um para upload e outro para download. Adicionar o tamanho da banda para cada um. Feito isso, você ira até suas regras de firewall –-> Rules ---> LAN. Editar a regra que você tem de saida e, no campo In/Out você adiciona.
Feito isso, tu pode testar, imagina que seu link é de 10Mbps, se você limotou a 2Mbps, faça um teste de velocidade e, verás que não sairás mais que 2Mbps.
Indo nas regras
-
aproveitando e fazendo uma pergunta.
se eu crio um limiter e aplico ele na rede lan tipo lan subnet para tudo !!! na porta 80 ele vai limitar toda a rede de uma vez ? ou a limitação vai ser pra kda ip interno ?
sendo mais claro:
limiter de 1mb na porta 80
todos os computadores ===> limitados a usar apenas 1 mega ?
1 dos computadores -====== limitados a usar apenas 1 mega? e as outras maquinas tbm vão chegar a usar 1mb ?
att,
Gabriel
-
Se voce colocar na lan voce ira limitar toda a rede lan a 2M
O que voce pode fazer é, criar um Alias com os ips que precisam estar com limite de 2M e depois criar uma regra apontando o Source(essa regra) e escolhe o limiter q criou.
Caso voce queira q uma ou outra maquina nao faça parte desse limitador, só não inserir o ip no grupo acima. Ou caso queira criar um outro limitador para outra maquina, faço o mesmo procedimento só que com outros valores