Migração BRMA para pfsense
-
Pessoal, estou começando o processo de migração de um firewall BRMA para pfsense, minha rede tem muitos computadores, "aproximadamente 400" porém não temos um servidor de domínio, no BRMA usamos autenticação local mesmo, ele possui um client instalado nas maquinas apontando para o servidor onde os usuários fazem login e permanecem conectados, nele eu tenho grupos de acessos de acordo com minhas necessidades, minhas duvidas são:
1 - eu consigo fazer os usuários autenticarem localmente no pfsense para os usuários ?
2 - para ambientes de produção, como no meu caso uma prefeitura, devo usar o squid 2 ou 3 ?
3 - para sites https devo criar uma unidade certificadora e importar em todos os computadores da rede ?desculpe se são perguntas simples, porem estamos começando agora com pfsense.
-
1 - eu consigo fazer os usuários autenticarem localmente no pfsense para os usuários ?
Essa autenticação seria para acesso a Internet (proxy)? se for, sim é possível
2 - para ambientes de produção, como no meu caso uma prefeitura, devo usar o squid 2 ou 3 ?
Vai da sua necessidade, os dois funcionam bem, eu iria de squid3 + squidguard3
3 - para sites https devo criar uma unidade certificadora e importar em todos os computadores da rede ?
Somente se você usar o squid3-dev, que tem interceptação SSL, e se ativar essa função.
-
obrigado pela resposta, qual seria a diferença entre o squid3-dev e o squid3?
-
Ok, já vi a diferença, uma coisa me chamou a atenção nos pacotes do pfsense, o squid3 esta marcado como beta e o squidguard-squid3 como experimental, é isso mesmo ? não são pacotes prontos para produção ?
-
na versao "free"do pfsense a grande maioria vai ser assim..
-
Tem alguma versão paga para isso??
-
Então, é seguro usar em ambientes de produção esta versão free ?
eu não sabia que o PfSense tinha versão paga. -
Olha que a primeira vez que eu vejo fala sobre versão paga sobre isso.
-
Não tem versão paga.