Configurar corretamente o cache para youtube



  • Bom dia Senhores,

    Tenho uma lan house com 13 pcs e infelizmente uma internet de 2mb (interior é tenso), depois de conversar com alguns amigos meu na area de TI, me deram uma dica no qual tinha até me esquecido, que era fazer um servidor proxy para melhorar a internet local, pois imaginem vocês seu tiver 10 dos 13 pcs acessando e vendo video no youtube ao mesmo tempo (que é rotineiro acontecer), os clientes reclamam muito que os videos travam e ou demoram a carregar.
    Alguns pontos ja analisados e descartados:

    • Outros links de internet (impossivel por a vivo não esta vendendo nem 1mb para meu bairro, dizem ja estarmos com todos os links disponiveis)
    • Outras operadoras (só funciona vivo speedy aqui, via radio não tem torre perto, e NET somente a 20km do meu bairro)
    • Aumentar a velocidade, impossível pois como comentei acima não tem como

    Então unica saida é um server proxy para melhor o uso da banda para que melhore um pouco minha vida :)

    Sendo assim, instalei o pfsense 2.1.5-RELEASE (i386), e configurei minha lan e wan tudo ok, de certa forma minha maquina ja atribui o ip para os clientes, internet tudo ok.
    O problema é no cache/proxy, no youtube não consegui de nenhuma forma fazer o cache certinho, e também não sei dizer nos outros sites se o cache efetivamente esta funcionando, pois aparentemente abrem normal e rapido, nos logs via shell ate aparece os hits mais não sei dizer se efetivamente esta funcionando 100% meu cache, a unica coisa que sei dizer é que para youtube não está.

    Abaixo irei postar img de como esta configurado meu squid:



  • Olá, Youtube não faz cache por ser tráfego criptografado (HTTPS), o que é tráfego sem criptografia (HTTP) faz cache com as configurações padrão do Squid.

    É possível melhorar o cache fazendo ajustes nos parametros de "refresh_patterns" se esitver usando a versão squid3-dev, e habilitar o Cache Dynamic Content em Local Cache, da uma pesquisada sobre o assunto.



  • irei formatar a maquina para deixar 100% "limpa" e instalar o squid3 e posto resultado.


Log in to reply