Performance Pfsense

• Olá pessoal,

Estou tentando identificar o porque da internet na empresa estar com uma performance um pouca baixa.
    Observo que os recursos do servidor em relação a memória e processador tem baixo uso. Minha dúvida é em relação ao "Load Average". ele está influenciando na performance?

• Defina "performance um pouca baixa".

• Internet com navegação lenta apos implantar o Pfsense

• Tem proxy?
    Se tiver e estiver com Cache de Disco ativo pode causar lentidão devida a performance de disco.
    No fórum tem um tópico sobre como melhorar o desempenho de disco.

• Está configurado cache sim, vou postar minhas configurações.

• Estranho. Aparentemente ta tudo ok. Você já testou o link por fora do firewall pra ver o desempenho?

• Sim, fora do firewall a navegação melhora. Talvez vou trocar o disco do servidor, pois está com um disco lento 7200rpm.

• @Tomas:

Tem proxy?
    Se tiver e estiver com Cache de Disco ativo pode causar lentidão devida a performance de disco.
    No fórum tem um tópico sobre como melhorar o desempenho de disco.

+1

• Amigo melhora essas configurações ai…

Pode ajudar muito, segue abaixo:

Hard disk cache size: 100000
    Hard disk cache location: /var/squid/cache
    Memory cache size: 1024
    Maximum object size in RAM: 2048

• @rafamaximo2014:

Hard disk cache size: 100000
    Hard disk cache location: /var/squid/cache
    Memory cache size: 1024
    Maximum object size in RAM: 2048

Memory cache size depende que quanta RAM tem na máquina, normalmente não se usa mais de 50% do total, mas tem que levar em consideração os outros serviços que estão rodando, principalmente SquidGuard;

Maximum object size in RAM, quer dizer que tudo menor que isso será salvo na RAM e não no disco, se colocar 2048 será praticamente tudo, todos objetos menores que 2MB;

Eu particularmente não tenho mais optado por cache em disco, tenho colocado mais memoria RAM, pois muita coisa hoje é HTTPS;

Log in to reply