Montar USB (Pendrive) + Compartilhamento via SMB [RESOLVIDO]
-
Olá pessoal!
Bom, minha dificuldade é a seguinte: tenho um pfsense 2.2, todo redondinho… mas um cliente me pediu para adicionar um compartilhamento através de USB. As máquinas na rede usam Windows (7, servidor: 2008 R2). Ele lida com arquivos sigilosos e já teve problemas com vírus e etc.
Ofereci a ele a solução do pfSense e ele gostou muito.
O problema agora é esse: preciso que, ao colocar um pendrive no pfsense, o mesmo monte-o e compartilhe-o através da LAN. É possivel? tentei instalar o Samba4, não consegui sucesso. Tentei tambem montar o pendrive com os comandos do FreeBSD e tambem nao consegui.
Agradeceria muito se pudessem me dar uma luz de como fazer isso!
Valeu!
Matheus Santos -
já teve problemas com vírus e etc.
Mesmo que você consiga instalar o samba no pfSense, você não vai continuar com o problema do compartilhamento sem antivirus?
A instalação manual do samba no pfsense não e complicada, busque outros tópicos aqui no fórum falando o samba4 no pfsense(principalmente forum internacional).
-
já teve problemas com vírus e etc.
Mesmo que você consiga instalar o samba no pfSense, você não vai continuar com o problema do compartilhamento sem antivirus?
A instalação manual do samba no pfsense não e complicada, busque outros tópicos aqui no fórum falando o samba4 no pfsense(principalmente forum internacional).
Prezado marcelloc,
Em relação ao problema de anti-virus, o que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun. Os outros, as maquinas possuem cliente do Forefront instalado. Em relação ao samba4, so vejo tutoriais relacionados a AD e afins. Só queria mesmo compartilhar uma pasta no pfsense.
-
Bom, problema resolvido.
Espero não ser banido e nem detonar algumas consultorias aqui, mas eis o que fiz:
Meu cliente, como havia dito anteriormente, gostaria que, ao ligar um pendrive, o mesmo fosse montado numa pasta via rede. Penei pra subir o Samba4, mas achei alguns tutoriais pela internet de como fazer (aqui mesmo inclusive). Depois, baixei algumas dependencias que o pfsense não traz herdado do FreeBSD. Compartilhei uma pasta pelo Samba4, criando uma pasta vazia dentro dele.
Apliquei essas configurações no boot. Agora, o mais dificil em minha opiniao: montar o pendrive automaticamente.
Consegui fazer isso via script. Um pouco de conhecimentos em bash + apache + ssh. Basta meu cliente ligar o pendrive (1 de cada vez; ainda conseguirei pular essa dificuldade), rodar o script e pronto: a pasta, alem de "pública" (tem controle de acesso por user), tem uma subpasta com o pendrive montado.
Para liberar, so rodar outro script e pimba! Pasta "apagada".
Mesmo assim, é legal saber que existe muitos conteudos em ingles que praticamente me ajudaram bastante no meu êxito. Uma pena maior para os que nao falam inglês.
-
O que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun.
Na minha rede? ??? :)
-
O que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun.
Na minha rede? ??? :)
"em sua rede" = rede do cliente