Ping alto e perda de pacotes[Resolvido]
-
Boa noite pessoal,
Estou com um problema na conexao entre VPN (matriz>filiais).
o Ping esta muito alto e esta perdendo muitos pacotes, quase 30% de perca, porem quando pingo sites ou acesso a conexao esta normal.alguem tem alguma ideia do motivo?
obrigado pela ajuda
-
Os logs do firewall mostram algum problema?
Já olhou o rrdgraphs da conexão na aba quality para ver se o link não está com latência alta? -
olhei os logs do firewall e nao vi nada anormal la, tambem olhei aba quality e testei o ping de dentro do Pfsense só há lentidao e perca de pacotes quando tento o IP do servidor cliente
-
Fez o mesmo no link do cliente?
-
sim fiz os testes, e o ping para o servidor matriz ou vice-versa chega a 700 ms alem da perca de pacotes, no restante continua funcionando normalmente
-
Os links são fornecidos pela mesma operadora? Já analisou as rotas do pacote até o destino? As vezes acontece algum problema no roteamento da operadora.
-
nao os links sao de operadoras diferentes, como posso saber se o problema e o roteamento da operadora? como testar isso
-
acho que o problema e relacionado a VPN mesmo, pois fiz meu sistema das minhas lojas acessar usando a Wan do meu servidor e nao há lentidao nem perda de pacotes. alem disso faço ping em qualquer outro IP nao tem lentidao tambem, somente entre as VPNs
-
alguem tem alguma ideia do que pode ser a causa desse problema, alguma dica ??
-
Já olhou os graficos de cpu e memória? as vezes está com o hardware sobrecarregado.
-
Veja a rota do seu PF até o Cliente (Fora da VPN) com o traceroute ou tracert pro windows. Pois você informou que seu link está com o consumo normal na matriz e no cliente também e as conexões para outros destinos funcionam, penso que pode ser alguma rota dentro da operadora que você utiliza.
Ou pode abrir uma nova VPN em outra localidade e testar. Veja o consumo do link da WAN do PF.
-
Olá,
Acho que seja rota entre as filiais, aqui no meu ambiente tenho VPN com filiais a mais de 2500km e latência bate 60~90ms isso ainda que nas filiais localizadas no Pará o serviço de Internet é precário, já tive problema de rota entre backbones a qual a latência era alta e resolvi mudando de fornecedor.
-
verifiquei o hardware como o marcelloc falou, mas tambem estava normal. o problema realmente eram as rotas no provedor. alem disso foi necessario substituir a o equipamento do nosso fornecedor de internet. agora sim ping de 90ms sem perda de pacotes.
e Jhones.petter Parazão ta complicado pra internet rsrs hausuahsa minhas filiais tambem sao aqui.
valeu pela ajuda.
marcelloc
jhones.petter
avner_adsObrigado finalizando topico.
-
Show de bola! Abraço!
-
Bom dia turma.
Obteve sucesso?