Configuraação pfsense 2.2.3 + GVT + Net + Failover



  • Bom dia pessoal!

    Sou bem novato nessa área de redes e principalmente no que se trata do pfsene. Tenho ele instalado em uma máquina virtual e dois links de internet conforme citado no título, um do provedor GVT (principal) e um do provedor NET (secundário).

    O modem da GVT está configurado como Bridge com o pfsense autenticando e está funcionando perfeitamente, identificado no pfsense como WAN1.

    Já o modem da Net está como veio da operadora, o seu modelo é um Motorola SVG1202, o pool do DHCP começa no IP 11, então setamos a WAN2 do pfsense como "Static IPV4", colocamos o IP dela como o final 10 e criamos uma DMZ dmz do modem para o IP 10.

    As minhas dúvidas surgem em como me certificar de que através do link da net estamos conseguindo navegar e como vou conseguir criar uma simples regra de failover, já me certifiquei de que o modem da net por fora do pfsense está funcionando perfeitamente, o "problema" está em apenas eu ter dificuldade na criação dessa regra.

    Desde já agradeço a paciência e compreensão com o novato por parte de todos!



  • Pessoal, fiz mais alguns testes, de dentro do pfsense fazendo um teste de tracert para um endereço qualquer na web eu consigo chegar la normalmente, fiz o teste com ambos os links para o mesmo endereço e o resultado foi semelhante para ambos, obviamente por se tratarem de operadoras diferentes os saltos diferenciam.

    Acredito que o problema esteja apenas na configuração da regra de failover.  ???



  • Acesse Roteamento em Sistemas e crie um grupo onde seu link principal tenha peso1 e o secundário peso 2 e o gatilho perda de conexão.



  • Status > Gateways > Gateways Group
    Crie o grupo, e coloque os pesos conforme a sua vontade, eu particularmente deixo tudo tier 1.


Log in to reply