Vivo Fibra

• Caros, bom dia.

Estou com um problema sério em um cliente, a internet do mesmo foi trocada para um vivo fibra, antes era speedy, conectando ppoe normalmente, seguinte estrutura:
    Antes da mudança -> MODEM Speedy -> PFSENSE Discando PPOE -> Switch -> PCs

Agora esta assim -> ONT Blue Castle -> Roteador Vivo -> Switch -> PCs
    Explico: se eu ligar o roteador vivo no pfsense a internet nao funciona, tive que tirar o firewall, se ligar o pfsense no ont, não disca ppoe, francamente não sei mais o que fazer.

Alguma sugestão.

• Nao poderia deixar a VIVO discar e o pfSense apenas distribuir ?

• Estranho…

Tenho uns 8-9 clientes com Vivo Fibra, o pfSense ligado direto na ONT deles discando PPPoE.

Você precisa usar:
    Usuário: cliente@cliente
    Senha: cliente

Pra mim funciona normalmente.

• Alguém tem informações recentes sobre Vivo Fibra? Não consigo fazer funcionar na VLAN 10 nem no PFSense nem no Mac OS

• Correa, conseguiu algo?

Li sobre uma galera que fez funcionar, mas não estou entendendo o procedimento.
    Tenho o mesmo caso aqui. o Vivo Fibra 100MB disca na boa sem VLAN e funciona, mas o VIVO 200MB não vai nem criando VLAN.
    Conseguiu chegar a alguma solução? tem uma luz pra me dar?

• @rafaelss:

Correa, conseguiu algo?

Li sobre uma galera que fez funcionar, mas não estou entendendo o procedimento.
    Tenho o mesmo caso aqui. o Vivo Fibra 100MB disca na boa sem VLAN e funciona, mas o VIVO 200MB não vai nem criando VLAN.
    Conseguiu chegar a alguma solução? tem uma luz pra me dar?

pessoal.. veja se o post abaixo ajuda…
    é necessário criar uma vlan com a tag 10 para o pfsense discar pppoe..
    qdo eu fui instalar tb quebrei a cabeça... o técnico da vivo me disse que todas as instalações novas, precisam de v_lan 10 para internet e v_lan 20 para tv ..

eu postei 2 imagens em relação a minha configuração, no link abaixo..  é so criar uma interface vlan com a tag 10 e depois associar na wan.

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=118329.0

abraços,

diego