Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Load balance para entrada + Failover para saída : é possível ?

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 2 Posters 667 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • B
      bruno.andrade
      last edited by

Olá, pessoal.

Tenho em meu ambiente dois links : um dedicado de 6Mbps full via rádio e um de 2Mbps Speedy ADSL com 512Kbps de upload. Fiz a configuração dos grupos de gateway no pfSense para load balance e tudo funcionou perfeitamente para o download : ele soma os dois, consigo 8Mbps para baixar arquivos. Meu problema está sendo o upload … pelo failover o pfSense pegava o upload no link principal (6Mbps) todas as vezes e no load balance ele divide as requisições entre os links.

Isso é um comportamento, de certa forma, esperado, porém gostaria de saber se tem como eu ter o meu download funcionando por loadbalance e meu upload por failover ou se há como direcionar os uploads de determinados computadores que utilizam serviços de transmissão de arquivos para um failover no upload e loadbalance no download.

Agradecido desde já por qualquer luz !

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Se a comunicação inicia sempre do mesmo ponto(LAN por exemplo) a regra de firewall não vai diferenciar o que é upload e download.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• B
          bruno.andrade
          last edited by

@marcelloc:

Se a comunicação inicia sempre do mesmo ponto(LAN por exemplo) a regra de firewall não vai diferenciar o que é upload e download.

Entendi … faz sentido ... eu tentei mexer em Floating Rules mas em algum momento com uma regra de saída que não consegui isolar ele para de funcionar o arping pro link secundário. De fato não entendi o funcionamento dessas Floating Rules direito … por elas terem indicação de fluxo (in ou out) talvez não seria minha saída ?

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Não. A floating rules aplica regras a várias interfaces mas seguindo o mesmo princípio de manter o estado da conexão.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• B
              bruno.andrade
              last edited by

Beleza @marcelloc. Obrigado !

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.