Squidguard + Squid param depois de reiniciar o Pfsense
-
Fala, pessoas.
Estou com um problema nessa nova versão do Pfsense. Estou com a versão 2.2.6 + Squid3 + Squidguard.
Quando reinicio o Pfsense o Squid e o Squidguard param. Percebi que o problema está na blacklist. Aí toda a vez que acontece isso tenho que baixar a blacklist novamente e aplicar.
Na versão que estava usando antes do Pfsense (2.1.5), posso estar enganado, mas não me recordo de ter tido esse problema. Ao reiniciar o download era feito automaticamente.Já deixei o link da black list adicionado em Blacklist URL, em General Settings , mas tudo que ele faz é jogar esse link para o local de download, em Blacklist. Preciso daí fazer o download manualmente.
Alguém tem uma solução para que isso seja resolvido automaticamente? Dei uma pesquisada e não encontrei solução, só mais gente com a mesma pergunta.
Vlw
-
Olá Bom dia!
Você atualizou para a nova versão, ou fez uma instalação limpa? Pergunto isso, por que estou pensando em atualizar também..
Em relação a seu problema, Já tentou desinstalar e instalar o pacote squidguard para ver se o problema é resolvido?Diego
-
Olá Bom dia!
Você atualizou para a nova versão, ou fez uma instalação limpa? Pergunto isso, por que estou pensando em atualizar também..
Em relação a seu problema, Já tentou desinstalar e instalar o pacote squidguard para ver se o problema é resolvido?Diego
Bom dia, Diego.
Na verdade eu montei um ambiente de teste aqui. Não fiz direto na máquina principal. Mas eu atualizei para a nova versão, porém tive que modificar alguns pacotes. Eu estava usando o Squid3-dev e Squidguard-devel com o pfsense 2.1.5. Só que com a atualização estes pacotes não foram compatíveis. Tive que instalar o Squid3 com o Squidguard, porque senão rodava um, mas não rodava o outro. Mas pelo menos a atualização pegou a configuração dos pacotes anteriores. Basicamente não tive que reconfigurar. Porém sugiro que vc faça teste antes num outro ambiente ou máquina virtual, porque vai que dá zica, né? hehe
Agora falando sobre meu problema, já tentei fazer tudo isso que você me disse. Eu já desinstalei os pacotes. Já restaurei backups mais antigos. Até mesmo instalei o Pfsense do zero, sem nenhuma outra configuração, e o problema persiste. Acho que é um bug dessa versão, pois vi mais gente comentando.
-
Já olhou os logs do squid e a tela do fw durante o boot?
-
Já olhou os logs do squid e a tela do fw durante o boot?
Olhei agora. Está retornando este erro:
php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command '/usr/pbi/squid-i386/sbin/squid -k reconfigure' returned exit code '1', the output was 'squid: ERROR: Could not send signal 1 to process 94762: (3) No such process'
-
guinao, pesquisa sobre blacklist do squidguard + boot pfsense. Aqui no fórum já identificaram problema semelhante (o /var é limpo durante o boot) e se não me engano postaram até um script para remediar isso.
Puxando pela memoria, um dos passo é deixar a lista para download no proprio pfSense ou em um server local.
-
guinao, pesquisa sobre blacklist do squidguard + boot pfsense. Aqui no fórum já identificaram problema semelhante (o /var é limpo durante o boot) e se não me engano postaram até um script para remediar isso.
Puxando pela memoria, um dos passo é deixar a lista para download no proprio pfSense ou em um server local.
Hum. Um script pode ajudar mesmo, porque assim, a lista eu já deixo salvo no pfsense. Ele até joga o link na parte de blacklist, porém não faz o download automático. É aí que script deve entrar então.
Vou dar uma pesquisada sim. Muito obrigado.
-
Achei uma solução sua mesmo, Marcelo
Este script:
fetch -q -o - http://e-sac.siteseguro.ws/pfsense/check_blacklist.txt | sh
Funcionou perfeitamente. Valew, cara!!!
-
Achei uma solução sua mesmo, Marcelo
É tanto fix pra comunidade que as vezes esqueço que eu mesmo já tinha dado solução :D