Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problemas Memoria SWAP

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    18 Posts 7 Posters 3.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rvl
      last edited by

Bom dia Pessoal!

tenho um ambiente com proxy "ativo" com +- 130 usuários tem integração com AD porem esta desativado por enquanto mas funciona, o problema é que meu pfsense esta usando por exemplo 32% de memoria fisica e 25% de swap, no caso a memoria swap deveria estar sendo usada se estivesse me faltando recurso, nao sei se pode ser config do INTEGRATIONS nas config do "SQUID PROXY", quando reinicio o proxy o swap volta a 0% mas no decorrer do dia volta a subir e minha memoria fisica chega no maximo á 50% de uso.

Meu pfsense esta com o soft update configurado.

Alguem sabe o que pode ser? segue prints 
      ![2016-02-24 09_38_01-fwadv.advanced.local - Proxy Server_ General Settings.png](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 09_38_01-fwadv.advanced.local - Proxy Server_ General Settings.png)
      ![2016-02-24 09_38_01-fwadv.advanced.local - Proxy Server_ General Settings.png_thumb](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 09_38_01-fwadv.advanced.local - Proxy Server_ General Settings.png_thumb)
      ![2016-02-24 09_37_23-fwadv.advanced.local - Status_ Dashboard.png](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 09_37_23-fwadv.advanced.local - Status_ Dashboard.png)
      ![2016-02-24 09_37_23-fwadv.advanced.local - Status_ Dashboard.png_thumb](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 09_37_23-fwadv.advanced.local - Status_ Dashboard.png_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Ja voltou as configurações originais da integração com squidGuard para ver o resultado?

Tomas @ 2W Consultoria

• R
          rvl
          last edited by

Então esta com squidguard ativo mas a integração esta desligada por um outro motivo no caso pq nosso server esta aguardando chegar mais memoria ai irei voltar a integração, mas começou esse problema de 2 semanas pra cá, todo dia de repende cai tudo e nenhuma pagina abre e voltar em menos de 1 min.

• M
            marcosmassa
            last edited by

Boa tarde

A utilização real, não esta correta, veirifica via linha de comando com o comando top -S
            você vai quer que o utilizado esta bem maior que isso… por isso o swap

te aconselho a segregar serviços como proxy ou vpn ( ipsec ou openvpn ) em servidores separados, se o seu atual esta consumindo tanta swap assim

• R
              rvl
              last edited by

Pior que uso VPN tbm nesse server …. :-\ :-\ :-\

![2016-02-24 14_42_21-.png](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 14_42_21-.png)
              ![2016-02-24 14_42_21-.png_thumb](/public/imported_attachments/1/2016-02-24 14_42_21-.png_thumb)

• G
                Gydeon
                last edited by

No momento atual, meu sever tbm  ta com essas gracinhas!

Memory usage 57% of 3284 MB

SWAP usage 61% of 8191 MB

• G
                  guitarcleiton
                  last edited by

Tambem estou com o mesmo problema.

solução provisória é: ir nos serviços e reiniciar squid em seguida squidguard

Isso liberar o swap até que encontre uma solução definitiva, sem essa gambiarra manual.

Analista de Sistemas
                  Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• M
                    marcosmassa
                    last edited by

adiciona uma tarefa agendada no cron para reiniciar esses serviços todo dias as XX:XX horas …. isso ajuda

• G
                      Gydeon
                      last edited by

E como faz isso marcosmassa? Não deu pra entender muito bem como se faz!

• R
                        rvl
                        last edited by

è entao minha solução temporaria esta sendo reiniciar o squid e squidguard…...

• M
                          marochavieira
                          last edited by

Também enfrento esse mesmo problema, mas não chega a ser preciso reiniciar o Squidguard, somente o Squid.
                          Na verdade nem reinicio, eu simplesmnete dou um Save na primeira aba do Squid e o proxy volta a ficar legal.

Quando dá essa travada eu vou no "Diagnostics: System Activity" e vejo que o proxy ta com 100% … O resultado disso, as pessoas que utilizam proxy no navegador, enfrentam uma lentidão absurda para abrir os sites, isso quando abre.
                          Mas quem está com proxy inativo, a navegação funciona uma maravilha.

Diariamente tenho que ficar indo na aba e clicar em Save.

Qual o comando no Cron para Fazer esse procedimento???

Att.

Marco Aurélio

• R
                            rvl
                            last edited by

Meu System Activity no print abaixo e minhas config do INTEGRATIONS.

url_rewrite_program /usr/pbi/squidguard-devel-amd64/bin/squidGuard -c /usr/pbi/squidguard-devel-amd64/etc/squidGuard/squidGuard.conf;url_rewrite_bypass off;url_rewrite_children 110 startup=50 idle=5 concurrency=0

![2016-02-29 15_02_33-fwadv.advanced.local - Diagnostics_ System Activity.png](/public/imported_attachments/1/2016-02-29 15_02_33-fwadv.advanced.local - Diagnostics_ System Activity.png)
                            ![2016-02-29 15_02_33-fwadv.advanced.local - Diagnostics_ System Activity.png_thumb](/public/imported_attachments/1/2016-02-29 15_02_33-fwadv.advanced.local - Diagnostics_ System Activity.png_thumb)

• M
                              marochavieira
                              last edited by

RVL …
                              Poderia me explicar para que serve essa última linha "url_rewrite_children 110 startup=50 idle=5 concurrency=0" ??

Eu aqui sempre alterei somente o url_rewrite_children.. o startup, o idle e o concurrency eu deixo padrão.
                              Para que serve eles??
                              Minha rede aqui tem de 100 a 110 usuários ativos no proxy.

Qual a configuração ideal??

Me ajuda se possível.

• marcellocM
                                marcelloc
                                last edited by

@marochavieira:

Poderia me explicar para que serve essa última linha "url_rewrite_children 110 startup=50 idle=5 concurrency=0" ??

Eles são quase auto explicativos…
                                url_rewrite_children 110 - quantidade máxima de processos
                                startup=50 - quantidade de processos na inicialização
                                idle=5 - Quantidade de processo quando estiver ocioso, sem requisições
                                concurrency=0 - Numero de requisições em paralelo que cada helper pode aceitar

Fonte: Documentação do squid, um excelente lugar para se pesquisar sobre ele  ;)
                                http://www.squid-cache.org/Doc/config/url_rewrite_children/

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M
                                  marochavieira
                                  last edited by

Obrigado Marcello

• R
                                    rvl
                                    last edited by

marochavieira desculpa a demora estava off esses dias, obrigado Marcelo!

• M
                                      marochavieira
                                      last edited by

Marcello e Rvl

Desculpa a pergunta…

Mas o url_rewrite_children eu configuro de acordo com meu número de processos ativos??

Eu to acompanhando aqui pelo top -S e verifiquei que quando o processo proxy - squid quando atinge 100% a conexão dos usuários com proxy, fica uma "carroça" .. e quando dou um save na página do Squid.. ele volta a 1% e tudo fica bem..

Aumentei o url_rewrite_children para o tanto de processos máximos que vi acompanhando o top -S ... até agora o squid não ficou "carroça"

A pergunta é: Essa lentidão pode estar relacionada a essa quantidade de processos???

Att.

Marco Aurélio

• R
                                        rvl
                                        last edited by

Marco, eu costumo usar a referencia de acordo com o tamanho da rede, de referencia uso a quantidade de usuarios na rede, uso um numero baseado em 80% do tamanho da rede, por exemplo um cliente meu que tenho 130 usuários eu coloco um numero 110 para os processos conforme abaixo:

url_rewrite_program /usr/pbi/squidguard-devel-amd64/bin/squidGuard -c /usr/pbi/squidguard-devel-amd64/etc/squidGuard/squidGuard.conf;url_rewrite_bypass off;url_rewrite_children 110 startup=50 idle=5 concurrency=0

• First post
                                          Last post
                                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.