@marcelloc:
@NewPR:
E sobre a monitoração… Se não esta saindo sabe o por que de estar tendo este consumo absurdo na banda?
Se não está saindo, não está consumindo seu link. é trafego local.
Tens razão… Passei alguns dias monitorando a rede e vimos que este fluxo se refere a rede interna. Devido aos endereços e protocolos envolvidos parece ser do servidor DHCP distribuindo os IPs as estações. O que eu estranhava era sobre este fluxo continuar mesmo com as maquinas ja tendo IPs, mas temos dispositivos sem fio que vira e mexe se conectam na rede e talvez esta seja a explicação para o fluxo continuo.
Alem disso, quanto a lentidão, encontramos a solução. As intefaces de rede do pfsense estavam atuando em rede /10 e por receber TODO o fluxo da rede para realizar a filtragem eu acredito que a rede estava atuando nesta misera velocidade. Nos horario de pico, como tinha muita maquina fazendo requisição a rede ficava uma porcaria e talvez isto tenha prejudicado até mesmo nos testes de conexão. Prova simples que me fez pensar nisso foi com os testes de ping...
Para pingar meu gateway de saida (pfsense) chegava a ter responta com +800ms o que chega a ser absurdo visto que tais equipamentos se encontram na mesma rede e com poucos nós entre eles.
A solução foi mexer no switch que conectava o firewall/proxy a rede. Agora a rede atua em /100 e a velocidade de conexão esta muito melhor. Os bloqueios estão funcionando bem e mesmo nos horários de pico chegamos a ter cerca de 5Mbps de banda disponível. Vlw ;D