Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Direcionamento de trafego - Load Balance com 2 WAN's

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    25 Posts 7 Posters 7.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A Offline
      ascuriza
      last edited by

Olá amigo, sim, utilizo o proxy transparente! Você diz que pode ser o cache do squid no pfsense?

Como limpo o cache no PFSense?

Você saberia me indicar uma boa configuração de cache pra que isto não aconteça?

Quanto ao Load Balance, eu utilizo o Member Down pois o segundo link é só de backup mesmo… só faço o direcionamento de trafego para o link não ficar inutilizado.

Grato.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L Offline
        LFCavalcanti
        last edited by

Olá.

Para limpar o cache do Squid:

1- Pare o serviço do Squid
        2 - No console do PFSense, execute o comando: rm -r /var/squid/cache/*

Espere terminar a limpeza…

3 - No console do PFSense execute: squid -z

4 - Suba o Serviço do Squid denovo.

Com relação a condição do grupo do Load Balance, eu geralmente só uso Member down no Fail Over se a conexão for PPPoE. Só lembrando que usando Member Down os grupos são de Fail Over e não Load Balance.
        Load Balance como a tradução do nome sugere, é quando duas conexões dividem o fornecimento de banda para os usuários em tempo real. No caso se for preciso que uma conexão caia para usar a outra é um Fail Over.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• A Offline
          ascuriza
          last edited by

Fiz a limpeza do cache como mencionado, mas ainda assim, quando acesso speedtest.net ou meuip.com.br, exibe meu IP como da minha WAN1 e não da WAN2 como deveria… :-[

Pelo "tracert" sai pelo link certo (WAN2), só estes sites que exibem nossos endereços externos que não estão me exibindo o certo.

Alguém já percebeu isto quando configurou um direcionamento de tráfego???

• A Offline
            ascuriza
            last edited by

Ninguém tem uma luz!??

• JackLJ Offline
              JackL
              last edited by

@ascuriza:

Ninguém tem uma luz!??

Como você está usando proxy transparente, não importa o que você escolhe em "gateway" na regra de firewall. O seu pfSense sempre pegará pra si a conexão, e sairá pelo default gateway.

Para resolver isso, pesquise (aqui mesmo no fórum) sobre a diretiva "tcp_outgoing_address" do Squid.

Abraços!
              Jack

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com
              Soluções: https://conexti.com.br

• A Offline
                ascuriza
                last edited by

Amigos, sinceramente estou batendo cabeça e não consegui fazer funcionar o direcionamento de trafego.

Pelo que entendi isto não funciona se eu utilizar proxy transparente, é isto?

Como fazer esta configuração sem utilizar o transparente então?

Já utilizei o tcp_outgoing, as regras floating, mas não deu certo…alguém tem um passo a passo que funcione?

Grato.

• marcellocM Offline
                  marcelloc
                  last edited by

@ascuriza:

Já utilizei o tcp_outgoing, as regras floating, mas não deu certo…alguém tem um passo a passo que funcione?

posta o que você já fez com screenshots e tenta monitorar o trafego via tcpdump na console/ssh

Help a community developer! ;D

• K Offline
                    kelsen
                    last edited by

Como fazer esta configuração sem utilizar o transparente então?

Esse tutorial que fiz ensina failOver, basta colocar os GW no mesmo Tier e seguir a explicação.
                    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,52942.msg283313.html#msg283313

Se vc quer que alguns ips saiam por um link ou outro, criei uma ACL com os ips no squid e use a diretiva 'tcp_outgoing_address IP_WAN(2||1) ACL'.
                    Se vc quer que todo mundo saia por um link que não seja o default, basta colocar 'tcp_outgoing_address IP_WAN2'.

• A Offline
                      ascuriza
                      last edited by

Vamos lá, vou descrever em detalhes todo o processo para alguém me ajudar a identificar o erro:

Tenho 3 interfaces: LAN, WAN1 e WAN2

CONFIGURAÇÃO DO FAILOVER

1. Criei 2 grupos de Gateways:

Nome do Grupo: LB01

• WAN1 (Tier1)
                      • WAN2 (Tier2)
                        Trigger Level: MEMBER DOWN

Nome do Grupo: LB02

• WAN1 (Tier2)
                      • WAN2 (Tier1)
                        Trigger Level: MEMBER DOWN

1. Alterei a regra padrão de firewall da LAN:
                      • inclui o grupo LB01 como Gateway da LAN
                      1. Ativei as duas opções de Load Balancing em System: Advanced: Miscellaneous
                      • Use sticky connections
                      • Allow default gateway switching

Aqui sempre tive UMA DÚVIDA em relação aos DNS's. Qual é a configuração correta a se deixar, neste ambiente que estou descrevendo? Segue abaixo minha configuração DNS atual:

CONFIGURAÇÃO DO DIRECIONAMENTO DE TRÁFEGO

1. Criei um ALIAS chamado Link_Secundario com os IP's das máquinas que quero que saiam pelo segundo link

1. Criei uma regra de firewall na LAN direcionando o tráfego originado deste ALIAS para o grupo de gateways LB02, lembrando que acrescentei esta regra ANTES da regra padrão da LAN, que direciona o tráfego para o grupo LB01

Até aqui tudo FUNCIONA PERFEITAMENTE, exatamente como preciso, ou seja, os IP's que estão no ALIAS saem para a Internet pela WAN2 e o restante dos clientes saem pela WAN1, e em ambos existe o FAILOVER.

O problema começa quando instalo o Squid.

CONFIGURAÇÃO DO SQUID

1. Instalei somente o pacote SQUID versão 2.7.9 pkg v.4.3.1

2. Configurações:

• Proxy interface: somente a LAN
                      • Proxy Transparente: ATIVADO
                      • Log habilitado em /var/squid/log
                      • Proxy Port: 3128
                      • Em Custom Options foi incluído tcp_outgoing_address 127.0.0.1

Após a instalação do SQUID, o meu redirecionamento de tráfego para de funcionar. Todos os clientes, inclusive os que estão no ALIAS, saem pela WAN1.

Alguém consegue me ajudar a resolver esta incompatibilidade do SQUID com Redirecionamento de Tráfego?

Grato.

Alias.JPG
                      Alias.JPG_thumb
                      DNSs.JPG
                      DNSs.JPG_thumb
                      groups.JPG
                      groups.JPG_thumb
                      proxy2.JPG
                      proxy2.JPG_thumb
                      regras_direciona.JPG
                      regras_direciona.JPG_thumb

• M Offline
                        mantunespb
                        last edited by

Escolha o DNS saindo pelos GW.. aqui no meu funciona
                        coloquei quatro DNS, dois saindo por um GW

avisa depois se deu certo !!!

• A Offline
                          ascuriza
                          last edited by

Não deu certo amigo, o DNS não é o problema… é alguma incompatibilidade ou má configuração do SQUID.  :-\

• marcellocM Offline
                            marcelloc
                            last edited by

O problema não é o squid.  Você colocou proxy e balanceamento na mesma maquina.
                            Depois que o tráfego chega no squid, o ponto de saída é único via lo0 no lugar de opt1,lan,etc.

Muda o desenho da rede ou define um único método de balanceamento.

• A Offline
                              ascuriza
                              last edited by

Marcello, por favor me corrija se estiver errado, mas não entendi sua resposta pois tenho um failover com direcionamento de tráfego que funciona muito bem até eu instalar o proxy (squid), que é para controle de acesso à Internet. Quando desinstalo o SQUID todo o ambiente passa a funcionar normalmente, quando instalo e habilito o mesmo, o direcionamento para de funcionar!
                              Obrigado.

• marcellocM Offline
                                marcelloc
                                last edited by

Vou tentar explicar melhor então:

Quando você não usa o squid, o firewall recebe o pacote direto da estação. Neste caso você consegue balancear de acordo com o ip de origem e interface.

Quando você usa o squid, todas as estações mandam as requisições para o squid buscar. Neste caso você tem um único host com ip de origem (127.0.0.1) o que impossibilita mais de uma regra de balanceamento.

Não é limitação do squid mas sim do design da sua rede.

Um squid em cada segmento de rede recebendo o trafego e enviando para o balanceador seria a solução para o que você precisa.

Ficou claro agora?  ???

• A Offline
                                  ascuriza
                                  last edited by

Opa, agora entendi sim!!! Mas então o problema só ocorre se eu usar o proxy transparente, que é neste caso que ele fica capturando todos os pacotes das estações, certo!? E não existe alguma configuração no PFSENSE que eu consiga "burlar" este problema e fazer funcionar o balanceamento junto do proxy na mesma máquina? Ví alguns tópicos que o pessoal fala pra usar a opção tcp_outgoing_address 127.0.0.1 no Proxy, mas não consegui fazer funcionar ainda. :-\

• marcellocM Offline
                                    marcelloc
                                    last edited by

@ascuriza:

E não existe alguma configuração no PFSENSE que eu consiga "burlar" este problema e fazer funcionar o balanceamento junto do proxy na mesma máquina?

Da forma que você quer, não.

Esta situação vai acontecer com qualquer configuração de proxy (transparente ou não)

• D Offline
                                      darkknight
                                      last edited by

Aproveitando,

e se usar um segundo equipamento (físico ou virtualizando), e setar o novo proxy na opção de Upstream do Squid, funcionaria o Failover/Load Balance?

• marcellocM Offline
                                        marcelloc
                                        last edited by

Resumindo para não esticar muito este tópico

Um squid em cada segmento de rede recebendo o trafego e enviando para o balanceador seria a solução para o que você precisa.

• A Offline
                                          ascuriza
                                          last edited by

Ainda pesquisando encontrei muitos tópicos que dizem que o FAILOVER funciona com o Squid, só o balanceamento que não, e muitos dizem ter o ambiente funcionando desta maneira (com Failover). Só não consegui encontrar o passo a passo das configurações para o PFSense 2.0.1. :-[

• marcellocM Offline
                                            marcelloc
                                            last edited by

@ascuriza:

Ainda pesquisando encontrei muitos tópicos que dizem que o FAILOVER funciona com o Squid, só o balanceamento que não

No pfsense, a diferença entre failover e load balance esta somente na definição do grupo de roteamento, o resto da configuração é exatamente igual.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.