Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Terminais não acessão Servidor interno na rede com pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    23 Posts 5 Posters 2.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E Offline
      EmersonDeBaldi
      last edited by

claudevan, vou fazer o teste aqui agora…

marcelloc meu pfsense esta em um pc somente pra ele.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Emerson, pergunto da posição dele na topologia da sua rede. Está entre as estações e o servidor? Cada um na sua faixa de rede?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• E Offline
          EmersonDeBaldi
          last edited by

marcelloc, desculpa não tinha entendido.
          Sim todos estão na mesma rede, todos em uma faixa de ip que começa do 192.168.1 até 192.168.8.200.
          meu servidor de sistema local também se conecta a um servidor web com apache, por isso não estou conseguindo.
          quando mudo uma linha de comando dos terminais, para o ip do servidor local ele da certo, porem quando mudo a linha de comando para o sistema web (sistemaweb.com.br) não da mais certo.

conecta sistema = protocolo tcp (ip do servidor) (port = 1521) – > assim consigo conectar
          conecta sistema = protocolo tcp (sistema.dominio.com.br) (port = 1521) -- > assim não consigo conectar

preciso abrir alguma porta ou fazer algum direcionamento?

• R Offline
            rickytaki
            last edited by

Onde tá seu servidor de DNS?

• E Offline
              EmersonDeBaldi
              last edited by

Eu uso o pfsense como servidor de DNS.

• R Offline
                reinaldo.feitosa
                last edited by

@EmersonDeBaldi:

conecta sistema = protocolo tcp (ip do servidor) (port = 1521) – > assim consigo conectar
                conecta sistema = protocolo tcp (sistema.dominio.com.br) (port = 1521) -- > assim não consigo conectar

preciso abrir alguma porta ou fazer algum direcionamento?

Se o ip de sistema.dominio.com.br for o seu ip da interface wan, terá que fazer um NAT em Firewall-> NAT, apontando para o ip do servidor e ativar o Nat Reflection em System->Advanced, conforme anexo.

ou Criar um host no seu servidor de DNS para sistema.dominio.com.br ser o ip do seu servidor.

![Nat Reflection.png](/public/imported_attachments/1/Nat Reflection.png)
                ![Nat Reflection.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Nat Reflection.png_thumb)

• E Offline
                  EmersonDeBaldi
                  last edited by

Agora deu certo de os terminais acessarem o sistema que esta no servidor.
                  Agora só falta consegui acessar o sistema de fora da rede interna.
                  Como faço pra abrir as portas para acessar o meu servidor de sistema.
                  falei com o pessoal do nosso sistema e eles me disseram que só precisa abrir a porta 1521 e direcionar para o ip do servidor do sistema interno 192.168.8.3.
                  mas ja tentei e não da certo.

não sei se é assim que faz o direcionamento de fora para dentro.
                  no meu servidor web esta com o ip 192.168.8.3

Nat.png
                  Nat.png_thumb

• R Offline
                    reinaldo.feitosa
                    last edited by

Se o programa usa a porta 1521 vc tem que redirecionar a porta 1521. Nas suas regras vc está redirecionando a porta 8088 para a porta 1521.

Muda suas range porta destination para 1521 e testa

• E Offline
                      EmersonDeBaldi
                      last edited by

reinaldo.feitosa, fiz assim, mas só consigo conectar o sistema pela rede interna ainda.

primeiro de tudo, meu servidor web é o mesmo servidor do sistema que usamos.
                      como aqui é uma instituição se ensino, todos os alunos tem um usuário e senha pra acessar sua conta no servidor web, toda vez q o aluno acessa a pagina web da instituição ele é redirecionado para http://srv-vilhena.reges.com.br:8088/avec/logar.php?id=aluno.

o sistema que usamos é interligado com o servidor web, pelo link srv-vilhena.reges.com.br.

as portas q são utilizadas são:
                      1433 SQL Server  /  TPC e UDP
                      1521 Oracle  /  TPC e UDP
                      3389 RDP Windows /  TPC
                      3390 RDP Windows /  TPC

segue ai as imagens para tentar entender…
                      ta osso aqui...

![ip servidor web.jpg](/public/imported_attachments/1/ip servidor web.jpg)
                      ![ip servidor web.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/ip servidor web.jpg_thumb)
                      ![dominio servidor web.jpg](/public/imported_attachments/1/dominio servidor web.jpg)
                      ![dominio servidor web.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/dominio servidor web.jpg_thumb)
                      ![redirecionando 8088.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 8088.jpg)
                      ![redirecionando 8088.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 8088.jpg_thumb)
                      ![redirecionando 1521.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1521.jpg)
                      ![redirecionando 1521.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1521.jpg_thumb)
                      ![redirecionando 1433.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1433.jpg)
                      ![redirecionando 1433.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1433.jpg_thumb)

• R Offline
                        reinaldo.feitosa
                        last edited by

Cara se seu servidor esta dentro da sua rede, não precisaria abrir a porta 1521(oracle) e nem a 1433(sql server), pois o servidor web que se conecta com o banco de dados e não a manquina do cliente. Abrir estas portas seria uma falha de segurança enorme.

Eu consegui acessar seu site aqui normalmente, pediu usuário e senha e ao colocar qualqer coisa retornou usuario ou senha inválida. Isso indica que esta ok.

Teria um aluno teste para eu testar pra vc?

• E Offline
                          EmersonDeBaldi
                          last edited by

Intendi, é q agora o servidor web esta no servidor firewall ipcop, quando eu coloco ele no pfsense ai não abre nada.
                          é q não posso deixar em off este servidor, por isso esta com o ipcop, mas to tentando muda para o pfsense.

tenta entrar agora.

acabei de mudar para o servidor com o firewall pfsense.

• R Offline
                            reinaldo.feitosa
                            last edited by

@EmersonDeBaldi:

Intendi, é q agora o servidor web esta no servidor firewall ipcop, quando eu coloco ele no pfsense ai não abre nada.
                            é q não posso deixar em off este servidor, por isso esta com o ipcop, mas to tentando muda para o pfsense.

tenta entrar agora.

acabei de mudar para o servidor com o firewall pfsense.

Se ainda estiver no pfsense está ok

• E Offline
                              EmersonDeBaldi
                              last edited by

Não estou no pfsense.
                              não posso deixar muito tempo o site off…

• R Offline
                                reinaldo.feitosa
                                last edited by

O ip da interface WAN do pfSense é o mesmo do ipcop?

• E Offline
                                  EmersonDeBaldi
                                  last edited by

não reinaldo.feitosa, cada firewall tem um link dedicado da embratel.

• R Offline
                                    reinaldo.feitosa
                                    last edited by

Opa, desculpa a demora, mas ai esta o problema, pois seu domínio esta sempre apontando para o ip do ipcop, testa com o ip direto com o ip da sua WAN do pfsense.

• E Offline
                                      EmersonDeBaldi
                                      last edited by

opa reinaldo.feitosa tranquilo, mas eu não aponto para o ip do ipcop, tenho 2 link separados da embratel, um com o ipcop e outro com o pfsense.
                                      o link q eu uso com o pfsense, eu tenho um hostname no NO-IP (testepfsense.no-ip.org).

• R Offline
                                        reinaldo.feitosa
                                        last edited by

Posta a configuração da WAN ai para enter melhor

• E Offline
                                          EmersonDeBaldi
                                          last edited by

Ola reinaldo.feitosa, ai esta a configuração da Wan e do Nat.
                                          também criei um hostname (http://testepfsense.no-ip.org/) no NO-IP e coloquei a porta 10030, ai no nat estou direcionando a porta para a entrada da wan q seria a porta  (HTTP) 80, com o hostname que crei só consigo acessar com a rede interna.

wan.png_thumb
                                          wan.png
                                          ![nat ip wan.png](/public/imported_attachments/1/nat ip wan.png)
                                          ![nat ip wan.png_thumb](/public/imported_attachments/1/nat ip wan.png_thumb)

• First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.