Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Terminais não acessão Servidor interno na rede com pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    23 Posts 5 Posters 2.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R Offline
      rickytaki
      last edited by

Onde tá seu servidor de DNS?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • E Offline
        EmersonDeBaldi
        last edited by

Eu uso o pfsense como servidor de DNS.

• R Offline
          reinaldo.feitosa
          last edited by

@EmersonDeBaldi:

conecta sistema = protocolo tcp (ip do servidor) (port = 1521) – > assim consigo conectar
          conecta sistema = protocolo tcp (sistema.dominio.com.br) (port = 1521) -- > assim não consigo conectar

preciso abrir alguma porta ou fazer algum direcionamento?

Se o ip de sistema.dominio.com.br for o seu ip da interface wan, terá que fazer um NAT em Firewall-> NAT, apontando para o ip do servidor e ativar o Nat Reflection em System->Advanced, conforme anexo.

ou Criar um host no seu servidor de DNS para sistema.dominio.com.br ser o ip do seu servidor.

![Nat Reflection.png](/public/imported_attachments/1/Nat Reflection.png)
          ![Nat Reflection.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Nat Reflection.png_thumb)

• E Offline
            EmersonDeBaldi
            last edited by

Agora deu certo de os terminais acessarem o sistema que esta no servidor.
            Agora só falta consegui acessar o sistema de fora da rede interna.
            Como faço pra abrir as portas para acessar o meu servidor de sistema.
            falei com o pessoal do nosso sistema e eles me disseram que só precisa abrir a porta 1521 e direcionar para o ip do servidor do sistema interno 192.168.8.3.
            mas ja tentei e não da certo.

não sei se é assim que faz o direcionamento de fora para dentro.
            no meu servidor web esta com o ip 192.168.8.3

Nat.png
            Nat.png_thumb

• R Offline
              reinaldo.feitosa
              last edited by

Se o programa usa a porta 1521 vc tem que redirecionar a porta 1521. Nas suas regras vc está redirecionando a porta 8088 para a porta 1521.

Muda suas range porta destination para 1521 e testa

• E Offline
                EmersonDeBaldi
                last edited by

reinaldo.feitosa, fiz assim, mas só consigo conectar o sistema pela rede interna ainda.

primeiro de tudo, meu servidor web é o mesmo servidor do sistema que usamos.
                como aqui é uma instituição se ensino, todos os alunos tem um usuário e senha pra acessar sua conta no servidor web, toda vez q o aluno acessa a pagina web da instituição ele é redirecionado para http://srv-vilhena.reges.com.br:8088/avec/logar.php?id=aluno.

o sistema que usamos é interligado com o servidor web, pelo link srv-vilhena.reges.com.br.

as portas q são utilizadas são:
                1433 SQL Server  /  TPC e UDP
                1521 Oracle  /  TPC e UDP
                3389 RDP Windows /  TPC
                3390 RDP Windows /  TPC

segue ai as imagens para tentar entender…
                ta osso aqui...

![ip servidor web.jpg](/public/imported_attachments/1/ip servidor web.jpg)
                ![ip servidor web.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/ip servidor web.jpg_thumb)
                ![dominio servidor web.jpg](/public/imported_attachments/1/dominio servidor web.jpg)
                ![dominio servidor web.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/dominio servidor web.jpg_thumb)
                ![redirecionando 8088.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 8088.jpg)
                ![redirecionando 8088.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 8088.jpg_thumb)
                ![redirecionando 1521.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1521.jpg)
                ![redirecionando 1521.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1521.jpg_thumb)
                ![redirecionando 1433.jpg](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1433.jpg)
                ![redirecionando 1433.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/redirecionando 1433.jpg_thumb)

• R Offline
                  reinaldo.feitosa
                  last edited by

Cara se seu servidor esta dentro da sua rede, não precisaria abrir a porta 1521(oracle) e nem a 1433(sql server), pois o servidor web que se conecta com o banco de dados e não a manquina do cliente. Abrir estas portas seria uma falha de segurança enorme.

Eu consegui acessar seu site aqui normalmente, pediu usuário e senha e ao colocar qualqer coisa retornou usuario ou senha inválida. Isso indica que esta ok.

Teria um aluno teste para eu testar pra vc?

• E Offline
                    EmersonDeBaldi
                    last edited by

Intendi, é q agora o servidor web esta no servidor firewall ipcop, quando eu coloco ele no pfsense ai não abre nada.
                    é q não posso deixar em off este servidor, por isso esta com o ipcop, mas to tentando muda para o pfsense.

tenta entrar agora.

acabei de mudar para o servidor com o firewall pfsense.

• R Offline
                      reinaldo.feitosa
                      last edited by

@EmersonDeBaldi:

Intendi, é q agora o servidor web esta no servidor firewall ipcop, quando eu coloco ele no pfsense ai não abre nada.
                      é q não posso deixar em off este servidor, por isso esta com o ipcop, mas to tentando muda para o pfsense.

tenta entrar agora.

acabei de mudar para o servidor com o firewall pfsense.

Se ainda estiver no pfsense está ok

• E Offline
                        EmersonDeBaldi
                        last edited by

Não estou no pfsense.
                        não posso deixar muito tempo o site off…

• R Offline
                          reinaldo.feitosa
                          last edited by

O ip da interface WAN do pfSense é o mesmo do ipcop?

• E Offline
                            EmersonDeBaldi
                            last edited by

não reinaldo.feitosa, cada firewall tem um link dedicado da embratel.

• R Offline
                              reinaldo.feitosa
                              last edited by

Opa, desculpa a demora, mas ai esta o problema, pois seu domínio esta sempre apontando para o ip do ipcop, testa com o ip direto com o ip da sua WAN do pfsense.

• E Offline
                                EmersonDeBaldi
                                last edited by

opa reinaldo.feitosa tranquilo, mas eu não aponto para o ip do ipcop, tenho 2 link separados da embratel, um com o ipcop e outro com o pfsense.
                                o link q eu uso com o pfsense, eu tenho um hostname no NO-IP (testepfsense.no-ip.org).

• R Offline
                                  reinaldo.feitosa
                                  last edited by

Posta a configuração da WAN ai para enter melhor

• E Offline
                                    EmersonDeBaldi
                                    last edited by

Ola reinaldo.feitosa, ai esta a configuração da Wan e do Nat.
                                    também criei um hostname (http://testepfsense.no-ip.org/) no NO-IP e coloquei a porta 10030, ai no nat estou direcionando a porta para a entrada da wan q seria a porta  (HTTP) 80, com o hostname que crei só consigo acessar com a rede interna.

wan.png_thumb
                                    wan.png
                                    ![nat ip wan.png](/public/imported_attachments/1/nat ip wan.png)
                                    ![nat ip wan.png_thumb](/public/imported_attachments/1/nat ip wan.png_thumb)

• First post
                                      Last post
                                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.