Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problemas VOIP - Time Out

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    15 Posts 2 Posters 2.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

Tem certeza que o problema está no registro do SIP?

Uma coisa que mata qualquer comunicação SIP é o duplo nat. Sua wan não está com o ip público. consegue passar seu roteador para bridge?

Recomendo usar o tcpdump na console para verificar como o trafego está saindo e o que vem do provedor.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        MPFontana
        last edited by

Nesse caso o meu fornecedor me fornece esse IP roteável, mas tenho outro IP público mesmo e não funciona no mesmo jeito. Como assim NAT duplo? Não fiz nenhum NAT pra VOIP. Vou testar o que falou e te dou a resposta.

• M
          MPFontana
          last edited by

Fiz um tcpdump da wan, monitorei a saida para o IP 186.209.144.188 e fiz da lan, saída para a porta 5060. Segue print.

Ao meu ver não tem nada de mais acontecendo, ou faltou algum parametro no comando?

Capturar.PNG
          Capturar.PNG_thumb

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@MPFontana:

Como assim NAT duplo? Não fiz nenhum NAT pra VOIP.

Sua wan é 172.16 e sua lan é 192.168. Seus dispositivos sip sofrem nat da lan(192.168) para a wan(172.16) e em seguida no roteador o nat acontece da rede 172.16 para o ip válido.

@MPFontana:

Fiz um tcpdump da wan, monitorei a saida para o IP 186.209.144.188 e fiz da lan, saída para a porta 5060. Segue print.

Só tem pacote saindo, nada volta do seu provedor. Se o pacote entra pela lan e sai da wan, o firewall já fez sua parte.

• M
              MPFontana
              last edited by

Entendi sobre a NAT. O exemplo a seguir eu coloquei o meu PC pra sair por outro LINK que é por IP Público, vou fazer outro teste e mostrar pra vc.

Por hora só tenho a agradecer pela atenção, só desculpe te encher de perguntas, é que já tentei de tudo e não acho a solução.

Capturar.PNG
              Capturar.PNG_thumb
              Capturar2.PNG
              Capturar2.PNG_thumb
              Capturar3.PNG
              Capturar3.PNG_thumb

• M
                MPFontana
                last edited by

Cara, me desculpe, não sei mais o que fazer, eu testei minha máquina configurada com os 2 Links direto nela, sem passar pelo firewall e funcionaram que é uma beleza, isso que to achando super estranho.

Capturar.PNG
                Capturar.PNG_thumb

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

@MPFontana:

Cara, me desculpe, não sei mais o que fazer.

Deixa o sip passando por no máximo um nat como já sugeri acima.

@MPFontana:

eu testei minha máquina configurada com os 2 Links direto nela

configurou o ip direto, sem nat ái funcionou.

O ip de saída do firewall é o mesmo que utilizou no teste direto acima?

• M
                    MPFontana
                    last edited by

Tenho om Mikrotik com o ip 186.251.x.116, se eu coloco minha máquina nela, o SIP funciona.

No meu pfsense, coloco o gateway 186.251.x.117 ou o mesmo IP e não funciona.

Este IP ai é publico e não funciona, por isso acho que não seja NAT de mais no caminho.

O teste acima eu fiz com o ip 186.251.x.117 configurado no firewall.

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@MPFontana:

Tenho om Mikrotik com o ip 186.251.x.116, se eu coloco minha máquina nela, o SIP funciona.

maquina ip privado -> microtik (nat simples) -> saida ip publico 116 pra provedor

@MPFontana:

No meu pfsense, coloco o gateway 186.251.x.117 ou o mesmo IP e não funciona.

Este IP ai é publico e não funciona, por isso acho que não seja NAT de mais no caminho.

O teste acima eu fiz com o ip 186.251.x.117 configurado no firewall.

Quando você se refere a gateway 186.251.x.117, você quer dizer que configura o ip da wan do pfsense com endereço público?

Vou tentar resumir tudo novamente.
                      Se o ip 186.251.x.116 no provedor tem acesso ao sip, você com um nat simples(ip privado atras do microtik) vai conseguir registrar

Se o ip 186.251.x.117 está na mesma rede wan que o mikrotic(ao lado dele, não atrás dele) com um nat simples ou acesso direto você vai conseguir conectar desde que o ip 186.251.x.117  tenha acesso ao sip do provedor(isso depende de regra do provedor, não sua)

Se o pfsense está atrás do mikrotic com ip inválido e o sip atras do pfSense, você está passando por duplo nat(um no pfsense outro no mikrotic). Nessa situação, o máximo que vai acontecer é o registro do SIP mas o RTP sempre vai dar problema.

A questão não é de forma alguma "defeito" do pfSense. Tenho firewalls pfSense em redes com provedores voip e tanto chamadas de entrada quanto de saída funcionam.

• M
                        MPFontana
                        last edited by

@marcelloc:

Se o ip 186.251.x.117 está na mesma rede wan que o mikrotic(ao lado dele, não atrás dele) com um nat simples ou acesso direto você vai conseguir conectar desde que o ip 186.251.x.117  tenha acesso ao sip do provedor(isso depende de regra do provedor, não sua)

Meu PFSense e o Mikrotik estão um do lado do outro. Eu sei que não é defeito nem nada, mas alguma questão de configuração que eu não to conseguindo achar.

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.