• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

Tutorial para Medir Velocidade (Speedtest) no pfsense

Portuguese
9
27
19.2k
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • V
    victorfmaraujo
    last edited by Apr 14, 2016, 3:49 AM Feb 1, 2016, 7:48 PM

Pessoal, boa tarde

Recurso importante para medirmos a velocidade individual de nossos links WAN diretamente no pfsense e sem a necessidade de acessar uma estação e criarmos regras de firewall, direcionando o tráfego por determinado Gateway.

Obs:  quem não quiser instalar o wget, pode fazer o download dos arquivos manualmente no github e criar o script através do pacote filer, a vantagem está no fato desse arquivo ficar no backup do pfsense.

Abaixo o necessário.

No terminal (Pode ser no command prompt ou putty obviamente).
    ##############Versão 2.2.x##############
    pkg install wget
    pkg install python
    pkg install unzip
    rehash
    mkdir /root/temp
    cd /root/temp
    wget https://github.com/sivel/speedtest-cli/archive/master.zip
    unzip master.zip
    cd speedtest-cli-master/
    chmod 755 speedtest_cli.py
    mv speedtest_cli.py /usr/bin
    ##############Versão 2.3##############

verifique se possui o python com pkg version | grep python.  Caso tenha feito uma instalação limpa do pfsense, um amigo me informou que a instalação dele que é limpa não possuia e teve que instalar o mesmo
    mkdir /root/temp
    cd /root/temp
    fetch https://github.com/sivel/speedtest-cli/archive/master.zip
    unzip master.zip
    cd speedtest-cli-master/
    chmod 755 speedtest_cli.py
    mv speedtest_cli.py /usr/bin
    editar o arquivo /usr/bin/speedtest_cli.py e alterar a primeira linha #!/usr/bin/env python para #!/usr/bin/env python2

Testes que realizei:

Possuo 2 links de internet com nat

192.168.25.254
    192.168.0.11

Rodei o comando /usr/bin/speedtest_cli.py

Me retorna o download e Upload do meu Link default

para selecionar o link de internet, basta adicionar o parâmetro –source IP_INTERFACE

/usr/bin/speedtest_cli.py --source 192.168.25.254

[2.2.6-RELEASE][admin@fw1.compore.intra]/root: /usr/bin/speedtest_cli.py --source 192.168.25.254
    Retrieving speedtest.net configuration...
    Retrieving speedtest.net server list...
    Testing from Global Village Telecom (177.xx.xx.xx)...
    Selecting best server based on latency...
    Hosted by TIM Brasil (Rio de Janeiro) [4.09 km]: 11.427 ms
    Testing download speed........................................
    Download: 16.34 Mbit/s
    Testing upload speed..................................................
    Upload: 0.86 Mbit/s

[2.2.6-RELEASE][admin@fw1.corporate.intra]/root/temp/speedtest-cli-master: /usr/bin/speedtest_cli.py --source 192.168.0.11
    Testing from NET Virtua (179.xx.xx.xx)...
    Selecting best server based on latency...
    Hosted by Claro (Rio de Janeiro) [13.50 km]: 12.524 ms
    Testing download speed........................................
    Download: 52.22 Mbit/s
    Testing upload speed..................................................
    Upload: 2.98 Mbit/s

Obs:  Funciona se colocar –source IP da Interface VIP do HA

Explorando as possibilidades.

Utilizando Zabbix, é possível filtrar esses dados e gerar de tempos em tempos (Não muito frequentemente já que o script no momento de execução faz um download) esses dados e armazenar em banco de dados utilizando UserParameter.

Exemplo de representação

Depois estarei postando aqui a criação dos ítens.
    grafana.JPG
    grafana.JPG_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 1
    • M
      marcelloc
      last edited by Feb 1, 2016, 7:55 PM

Obrigado pela contribuição. Tópico fixado nos tutorias

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44267.msg239896#msg239896

Só uma observação.

Quando se mede um link em uso, dependendo da utilização, você vai "medir" um valor menor que o realmente utilizado no momento já que o trafego do speedtest está competindo com o resto da navegação.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V
        victorfmaraujo
        last edited by Feb 1, 2016, 7:57 PM

@marcelloc:

Obrigado pela contribuição. Tópico fixado nos tutorias

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=44267.msg239896#msg239896

Só uma observação.

Quando se mede um link em uso, dependendo da utilização, você vai "medir" um valor menor que o realmente utilizado no momento já que o trafego do speedtest está competindo com o resto da navegação.

Exatamente Marcelo, Observação bem lembrada.

• V
          victorfmaraujo
          last edited by Apr 14, 2016, 1:15 AM

Atualizei o tutorial para quem utiliza na 2.2.x e gostaria de utilizar na 2.3

• A
            alandnc
            last edited by May 2, 2016, 2:23 PM

victorfmaraujo,

Poderia descrever como fez para o zabbix verificar a velocidade? Estou tentando mas não funciona.

Att,

• V
              victorfmaraujo
              last edited by May 10, 2016, 2:35 PM May 2, 2016, 3:08 PM

@alandnc:

victorfmaraujo,

Poderia descrever como fez para o zabbix verificar a velocidade? Estou tentando mas não funciona.

UserParameter

coloco uma tarefa no cron para cada Link e no zabbix, utilizo um UserParameter para coletar o conteúdo desse log.

Ex do Userparameter
              UserParameter=velocidade* ,cat /var/speedtest/$1

Exemplo do Cron (Rodando a cada 10 minutos)
              /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.25.254 --simple > /var/speedtest/link1.log
              /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 192.168.0.11 --simple > /var/speedtest/link2.log

E no Zabbix Server, crie um ítem(Para cada Link) do tipo Zabbix Agent onde a key seja:

velocidade[link1.log]
              velocidade[link2.log]

Tipo Texto (Ainda me falta tempo para coletar em modo Octal para gerar gráficos em bytes).

Os exemplos acima são um CTRL + C CTRL + V das minhas confs

Att,

• A
                alandnc
                last edited by May 2, 2016, 3:33 PM

Obrigado,

Estava imaginando que o próprio zabbiz ia fazer o comando diretamente no pfsense via ssh. Tentou isso?

• V
                  victorfmaraujo
                  last edited by May 2, 2016, 6:30 PM

@alandnc:

Obrigado,

Estava imaginando que o próprio zabbiz ia fazer o comando diretamente no pfsense via ssh. Tentou isso?

Tentei, o problema é que o script faz um teste que pode demorar um pouco para retornar o resultado.

não é igual rodar um ls -l | wc -l rs

• A
                    alandnc
                    last edited by May 2, 2016, 10:58 PM

victorfmaraujo,

Valeu ai pela dica, poderia me tirar outra duvida? Tenho 3 interface WAN(OI - 20MB e NET 120MB) e duas redes LAN (01 - 192.168.10.1  e 10.30.0.1)  quando executo o comando:
                    /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.10.1
                    /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 10.30.0.1
                    Qualquer dos dois a medição fica pela wan da OI, mesmo a rede 10.30.0.1 está com uma regra para sair pela NET. Observo que quando mudo lá em gateway padrão ele muda.

Att

• A
                      alandnc
                      last edited by May 3, 2016, 12:48 PM

victorfmaraujo,

Poderia me ajudar na finalização do tutorial? Estou postando um print com as configurações no pfsens e o item no zabbix, via comando funciona normal mas o item não é suportado.

• A
                        alandnc
                        last edited by May 10, 2016, 1:45 AM

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

• V
                          victorfmaraujo
                          last edited by May 10, 2016, 2:19 PM

@alandnc:

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

No grafana?  Olhe a imagem em anexo que estou mandando agora.

Grafana.PNG
                          Grafana.PNG_thumb

• V
                            victorfmaraujo
                            last edited by May 10, 2016, 2:22 PM

@alandnc:

victorfmaraujo,

Valeu ai pela dica, poderia me tirar outra duvida? Tenho 3 interface WAN(OI - 20MB e NET 120MB) e duas redes LAN (01 - 192.168.10.1  e 10.30.0.1)  quando executo o comando:
                            /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.10.1
                            /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 10.30.0.1
                            Qualquer dos dois a medição fica pela wan da OI, mesmo a rede 10.30.0.1 está com uma regra para sair pela NET. Observo que quando mudo lá em gateway padrão ele muda.

Att

Nunca passei por isso, realmente é estrnaho.

• G
                              gst.freitas
                              last edited by May 10, 2016, 2:23 PM

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

• V
                                victorfmaraujo
                                last edited by May 11, 2016, 7:20 PM

@gst.freitas:

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

• danilosv.03D
                                  danilosv.03
                                  last edited by Dec 23, 2016, 10:44 AM

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

:)
                                  |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                                  |Skype: danilosv.03

• V
                                    victorfmaraujo
                                    last edited by Dec 27, 2016, 3:23 PM

@danilosv.03:

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

não entendi sua dúvida

• danilosv.03D
                                      danilosv.03
                                      last edited by Dec 27, 2016, 3:27 PM

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

:)
                                      |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                                      |Skype: danilosv.03

• V
                                        victorfmaraujo
                                        last edited by Dec 27, 2016, 3:57 PM

@danilosv.03:

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

isso é problema do link ser muito ruim para acesso remoto (estabelecimento de conexão criptografada, renderização de tela, saturação do link etc), nada à ser feito quanto à isso

• A
                                          aloisiobilck
                                          last edited by Mar 9, 2017, 5:36 PM Mar 9, 2017, 3:04 PM

Bom dia,

Eu tenho DOIS link de Internet, VIVO e NET,
                                          Ao executar o comando para sair pela NET, ele sai pelo link Default que é a VIVO,

/root/speedtest-cli-master/speedtest.py –source 172.16.0.14
                                          Testing from Vivo (XXXXXXXX)...

Alguma sugestão ?

• First post
                                            Last post
                                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.