Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Tutorial para Medir Velocidade (Speedtest) no pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    27 Posts 9 Posters 19.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V
      victorfmaraujo
      last edited by

@alandnc:

victorfmaraujo,

Poderia descrever como fez para o zabbix verificar a velocidade? Estou tentando mas não funciona.

UserParameter

coloco uma tarefa no cron para cada Link e no zabbix, utilizo um UserParameter para coletar o conteúdo desse log.

Ex do Userparameter
      UserParameter=velocidade* ,cat /var/speedtest/$1

Exemplo do Cron (Rodando a cada 10 minutos)
      /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.25.254 --simple > /var/speedtest/link1.log
      /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 192.168.0.11 --simple > /var/speedtest/link2.log

E no Zabbix Server, crie um ítem(Para cada Link) do tipo Zabbix Agent onde a key seja:

velocidade[link1.log]
      velocidade[link2.log]

Tipo Texto (Ainda me falta tempo para coletar em modo Octal para gerar gráficos em bytes).

Os exemplos acima são um CTRL + C CTRL + V das minhas confs

Att,

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A
        alandnc
        last edited by

Obrigado,

Estava imaginando que o próprio zabbiz ia fazer o comando diretamente no pfsense via ssh. Tentou isso?

• V
          victorfmaraujo
          last edited by

@alandnc:

Obrigado,

Estava imaginando que o próprio zabbiz ia fazer o comando diretamente no pfsense via ssh. Tentou isso?

Tentei, o problema é que o script faz um teste que pode demorar um pouco para retornar o resultado.

não é igual rodar um ls -l | wc -l rs

• A
            alandnc
            last edited by

victorfmaraujo,

Valeu ai pela dica, poderia me tirar outra duvida? Tenho 3 interface WAN(OI - 20MB e NET 120MB) e duas redes LAN (01 - 192.168.10.1  e 10.30.0.1)  quando executo o comando:
            /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.10.1
            /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 10.30.0.1
            Qualquer dos dois a medição fica pela wan da OI, mesmo a rede 10.30.0.1 está com uma regra para sair pela NET. Observo que quando mudo lá em gateway padrão ele muda.

Att

• A
              alandnc
              last edited by

victorfmaraujo,

Poderia me ajudar na finalização do tutorial? Estou postando um print com as configurações no pfsens e o item no zabbix, via comando funciona normal mas o item não é suportado.

• A
                alandnc
                last edited by

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

• V
                  victorfmaraujo
                  last edited by

@alandnc:

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

No grafana?  Olhe a imagem em anexo que estou mandando agora.

Grafana.PNG
                  Grafana.PNG_thumb

• V
                    victorfmaraujo
                    last edited by

@alandnc:

victorfmaraujo,

Valeu ai pela dica, poderia me tirar outra duvida? Tenho 3 interface WAN(OI - 20MB e NET 120MB) e duas redes LAN (01 - 192.168.10.1  e 10.30.0.1)  quando executo o comando:
                    /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.10.1
                    /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 10.30.0.1
                    Qualquer dos dois a medição fica pela wan da OI, mesmo a rede 10.30.0.1 está com uma regra para sair pela NET. Observo que quando mudo lá em gateway padrão ele muda.

Att

Nunca passei por isso, realmente é estrnaho.

• G
                      gst.freitas
                      last edited by

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

• V
                        victorfmaraujo
                        last edited by

@gst.freitas:

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

• danilosv.03D
                          danilosv.03
                          last edited by

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

:)
                          |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                          |Skype: danilosv.03

• V
                            victorfmaraujo
                            last edited by

@danilosv.03:

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

não entendi sua dúvida

• danilosv.03D
                              danilosv.03
                              last edited by

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

• V
                                victorfmaraujo
                                last edited by

@danilosv.03:

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

isso é problema do link ser muito ruim para acesso remoto (estabelecimento de conexão criptografada, renderização de tela, saturação do link etc), nada à ser feito quanto à isso

• A
                                  aloisiobilck
                                  last edited by

Bom dia,

Eu tenho DOIS link de Internet, VIVO e NET,
                                  Ao executar o comando para sair pela NET, ele sai pelo link Default que é a VIVO,

/root/speedtest-cli-master/speedtest.py –source 172.16.0.14
                                  Retrieving speedtest.net configuration...
                                  Testing from Vivo (XXXXXXXX)...
                                  Retrieving speedtest.net server list...

Alguma sugestão ?

• A
                                    altemon
                                    last edited by

No meu caso tenho IP fixo nos dois links
                                    WAN 1 - VIVO
                                    WAN 2 - MULTIPLAY

Duas interfaces definida pelo PFSENSE
                                    VIVO - PPPOE = "pppoe0"
                                    MULTIPLAY - DHCP = "re0"

Script

#!/bin/sh

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                                    echo $ipmultiplay
                                    python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

ipvivo=$(ifconfig pppoe0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                                    echo $ipvivo
                                    python2 /usr/bin/speedtest-cli --source $ipvivo > /var/speedtest/linkvivo.txt
                                    chmod +x /var/speedtest/linkmultiplay.txt
                                    chmod +x /var/speedtest/linkvivo.txt

Dessa forma funfa legal pra quem tem IP dinâmico.

NO ZABBIX

• danilosv.03D
                                      danilosv.03
                                      last edited by

tu já tentou apontar manualmente a interface que tu quer para o teste ser feito?

• A
                                        altemon
                                        last edited by

Vc diz apontar manualmente como?

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')  - Da o print do IP e Escreve
                                        -> Escreve -> echo $ipmultiplay
                                        python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma:
                                        python2 /usr/bin/speedtest-cli --source re0 > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Desse jeito não funfa.

A variável busca o IP da interface e joga no campo onde so aceita IP "--source IP > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma não terá problemas caso use uma Operadora com IP dinâmico.

• L
                                          Linevox
                                          last edited by

Olá pessoal, tudo bem, primeiro parabenizar pelo tutorial, me ajuda muito no dia dia.

Depois que atualizei para versão 2.4.4 tenho recebido este erro quando executo o comando, alguém pode me ajudar?

[2.4.4-RELEASE][admin@zfx.localdomain]/root/temp/speedtest-cli-master: /usr/bin/speedtest.py
                                          env: python2: No such file or directory

Obrigado.

• L
                                            Linevox
                                            last edited by

Após atualização da versão 2.4.4/FreeBSD11 o meu speedtest parou de funcionar, pesquisando encontrei o problema e estou atualizando o post original para a nova versão.

Verifique se possui o python com pkg version | grep python
                                            Caso não tenha instalado execute o comando pkg add http://pkg.freebsd.org/freebsd:11:x86:64/latest/All/python27-2.7.15.txz
                                            Instalado python siga os comandos abaixo
                                            mkdir /root/temp
                                            cd /root/temp
                                            curl -Lo speedtest-cli https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py
                                            chmod +x speedtest-cli

Localize o executavel find /usr -type f -name 'python*' -perm -a+x

Editar o arquivo vi /root/temp/speedtest-cli e alterar a primeira linha #!/usr/bin/env python para o endereço localizado que provavelmente será #!/usr/local/bin/python2.7

Seguindo o roteiro basta digitar speedtest-cli

Para mais informações sobre comandos utilize o link do desenvolvedor https://github.com/sivel/speedtest-cli

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.