• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

Tutorial para Medir Velocidade (Speedtest) no pfsense

Portuguese
9
27
19.2k
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • A
    alandnc
    last edited by May 3, 2016, 12:48 PM

victorfmaraujo,

Poderia me ajudar na finalização do tutorial? Estou postando um print com as configurações no pfsens e o item no zabbix, via comando funciona normal mas o item não é suportado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • A
      alandnc
      last edited by May 10, 2016, 1:45 AM

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

• V
        victorfmaraujo
        last edited by May 10, 2016, 2:19 PM

@alandnc:

Vctor,

Até agora já consigo coletar os dados da conexão lá no zabbix, porém não consigo gerar os gráficos uma vez que as informações são em texto, e os gráficos são apenas para valores numéricos, como fez para gerar o gráfico?

grato ai pela dica.

No grafana?  Olhe a imagem em anexo que estou mandando agora.

Grafana.PNG
        Grafana.PNG_thumb

• V
          victorfmaraujo
          last edited by May 10, 2016, 2:22 PM

@alandnc:

victorfmaraujo,

Valeu ai pela dica, poderia me tirar outra duvida? Tenho 3 interface WAN(OI - 20MB e NET 120MB) e duas redes LAN (01 - 192.168.10.1  e 10.30.0.1)  quando executo o comando:
          /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py –source 192.168.10.1
          /usr/local/bin/python /usr/bin/speedtest_cli.py --source 10.30.0.1
          Qualquer dos dois a medição fica pela wan da OI, mesmo a rede 10.30.0.1 está com uma regra para sair pela NET. Observo que quando mudo lá em gateway padrão ele muda.

Att

Nunca passei por isso, realmente é estrnaho.

• G
            gst.freitas
            last edited by May 10, 2016, 2:23 PM

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

• V
              victorfmaraujo
              last edited by May 11, 2016, 7:20 PM

@gst.freitas:

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

• D
                danilosv.03
                last edited by Dec 23, 2016, 10:44 AM

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

:)
                |E-mail: danilosv.03@gmail.com
                |Skype: danilosv.03

• V
                  victorfmaraujo
                  last edited by Dec 27, 2016, 3:23 PM

@danilosv.03:

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

não entendi sua dúvida

• D
                    danilosv.03
                    last edited by Dec 27, 2016, 3:27 PM

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

• V
                      victorfmaraujo
                      last edited by Dec 27, 2016, 3:57 PM

@danilosv.03:

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

isso é problema do link ser muito ruim para acesso remoto (estabelecimento de conexão criptografada, renderização de tela, saturação do link etc), nada à ser feito quanto à isso

• A
                        aloisiobilck
                        last edited by Mar 9, 2017, 5:36 PM Mar 9, 2017, 3:04 PM

Bom dia,

Eu tenho DOIS link de Internet, VIVO e NET,
                        Ao executar o comando para sair pela NET, ele sai pelo link Default que é a VIVO,

/root/speedtest-cli-master/speedtest.py –source 172.16.0.14
                        Retrieving speedtest.net configuration...
                        Testing from Vivo (XXXXXXXX)...
                        Retrieving speedtest.net server list...

Alguma sugestão ?

• A
                          altemon
                          last edited by Jul 19, 2017, 12:22 PM Jul 18, 2017, 8:20 PM

No meu caso tenho IP fixo nos dois links
                          WAN 1 - VIVO
                          WAN 2 - MULTIPLAY

Duas interfaces definida pelo PFSENSE
                          VIVO - PPPOE = "pppoe0"
                          MULTIPLAY - DHCP = "re0"

Script

#!/bin/sh

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                          echo $ipmultiplay
                          python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

ipvivo=$(ifconfig pppoe0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                          echo $ipvivo
                          python2 /usr/bin/speedtest-cli --source $ipvivo > /var/speedtest/linkvivo.txt
                          chmod +x /var/speedtest/linkmultiplay.txt
                          chmod +x /var/speedtest/linkvivo.txt

Dessa forma funfa legal pra quem tem IP dinâmico.

NO ZABBIX

• D
                            danilosv.03
                            last edited by Jul 18, 2017, 8:23 PM

tu já tentou apontar manualmente a interface que tu quer para o teste ser feito?

• A
                              altemon
                              last edited by Jul 19, 2017, 12:28 PM

Vc diz apontar manualmente como?

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')  - Da o print do IP e Escreve
                              -> Escreve -> echo $ipmultiplay
                              python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma:
                              python2 /usr/bin/speedtest-cli --source re0 > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Desse jeito não funfa.

A variável busca o IP da interface e joga no campo onde so aceita IP "--source IP > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma não terá problemas caso use uma Operadora com IP dinâmico.

• L
                                Linevox
                                last edited by Oct 30, 2018, 2:48 PM

Olá pessoal, tudo bem, primeiro parabenizar pelo tutorial, me ajuda muito no dia dia.

Depois que atualizei para versão 2.4.4 tenho recebido este erro quando executo o comando, alguém pode me ajudar?

[2.4.4-RELEASE][admin@zfx.localdomain]/root/temp/speedtest-cli-master: /usr/bin/speedtest.py
                                env: python2: No such file or directory

Obrigado.

• L
                                  Linevox
                                  last edited by Nov 10, 2018, 11:55 AM

Após atualização da versão 2.4.4/FreeBSD11 o meu speedtest parou de funcionar, pesquisando encontrei o problema e estou atualizando o post original para a nova versão.

Verifique se possui o python com pkg version | grep python
                                  Caso não tenha instalado execute o comando pkg add http://pkg.freebsd.org/freebsd:11:x86:64/latest/All/python27-2.7.15.txz
                                  Instalado python siga os comandos abaixo
                                  mkdir /root/temp
                                  cd /root/temp
                                  curl -Lo speedtest-cli https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py
                                  chmod +x speedtest-cli

Localize o executavel find /usr -type f -name 'python*' -perm -a+x

Editar o arquivo vi /root/temp/speedtest-cli e alterar a primeira linha #!/usr/bin/env python para o endereço localizado que provavelmente será #!/usr/local/bin/python2.7

Seguindo o roteiro basta digitar speedtest-cli

Para mais informações sobre comandos utilize o link do desenvolvedor https://github.com/sivel/speedtest-cli

• A
                                    aroldo
                                    last edited by Nov 26, 2018, 4:25 PM

Eu usei o próprio gerenciador de pacote para instalar.

pkg install py27-speedtest-cli

Só fazer um logoff e um login que já funciona o autocomplete.

L 1 Reply Last reply Nov 26, 2018, 4:33 PM Reply Quote 0
                                    • L
                                      Linevox @aroldo
                                      last edited by Nov 26, 2018, 4:33 PM

@aroldo O desenvolver deve ter atualizado, pois eu não estava conseguindo.

Obrigado pela dica.

• First post
                                        Last post
                                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.