Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Tutorial para Medir Velocidade (Speedtest) no pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    27 Posts 9 Posters 19.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • danilosv.03D
      danilosv.03
      last edited by

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

:)
      |E-mail: danilosv.03@gmail.com
      |Skype: danilosv.03

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V
        victorfmaraujo
        last edited by

@danilosv.03:

@victorfmaraujo:

@gst.freitas:

Victor,

Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?

Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.

Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta.  Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.

Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.

Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?

não entendi sua dúvida

• danilosv.03D
          danilosv.03
          last edited by

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

• V
            victorfmaraujo
            last edited by

@danilosv.03:

Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.

isso é problema do link ser muito ruim para acesso remoto (estabelecimento de conexão criptografada, renderização de tela, saturação do link etc), nada à ser feito quanto à isso

• A
              aloisiobilck
              last edited by

Bom dia,

Eu tenho DOIS link de Internet, VIVO e NET,
              Ao executar o comando para sair pela NET, ele sai pelo link Default que é a VIVO,

/root/speedtest-cli-master/speedtest.py –source 172.16.0.14
              Retrieving speedtest.net configuration...
              Testing from Vivo (XXXXXXXX)...
              Retrieving speedtest.net server list...

Alguma sugestão ?

• A
                altemon
                last edited by

No meu caso tenho IP fixo nos dois links
                WAN 1 - VIVO
                WAN 2 - MULTIPLAY

Duas interfaces definida pelo PFSENSE
                VIVO - PPPOE = "pppoe0"
                MULTIPLAY - DHCP = "re0"

Script

#!/bin/sh

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                echo $ipmultiplay
                python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

ipvivo=$(ifconfig pppoe0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
                echo $ipvivo
                python2 /usr/bin/speedtest-cli --source $ipvivo > /var/speedtest/linkvivo.txt
                chmod +x /var/speedtest/linkmultiplay.txt
                chmod +x /var/speedtest/linkvivo.txt

Dessa forma funfa legal pra quem tem IP dinâmico.

NO ZABBIX

• danilosv.03D
                  danilosv.03
                  last edited by

tu já tentou apontar manualmente a interface que tu quer para o teste ser feito?

• A
                    altemon
                    last edited by

Vc diz apontar manualmente como?

ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')  - Da o print do IP e Escreve
                    -> Escreve -> echo $ipmultiplay
                    python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma:
                    python2 /usr/bin/speedtest-cli --source re0 > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Desse jeito não funfa.

A variável busca o IP da interface e joga no campo onde so aceita IP "--source IP > /var/speedtest/linkmultiplay.txt

Dessa forma não terá problemas caso use uma Operadora com IP dinâmico.

• L
                      Linevox
                      last edited by

Olá pessoal, tudo bem, primeiro parabenizar pelo tutorial, me ajuda muito no dia dia.

Depois que atualizei para versão 2.4.4 tenho recebido este erro quando executo o comando, alguém pode me ajudar?

[2.4.4-RELEASE][admin@zfx.localdomain]/root/temp/speedtest-cli-master: /usr/bin/speedtest.py
                      env: python2: No such file or directory

Obrigado.

• L
                        Linevox
                        last edited by

Após atualização da versão 2.4.4/FreeBSD11 o meu speedtest parou de funcionar, pesquisando encontrei o problema e estou atualizando o post original para a nova versão.

Verifique se possui o python com pkg version | grep python
                        Caso não tenha instalado execute o comando pkg add http://pkg.freebsd.org/freebsd:11:x86:64/latest/All/python27-2.7.15.txz
                        Instalado python siga os comandos abaixo
                        mkdir /root/temp
                        cd /root/temp
                        curl -Lo speedtest-cli https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py
                        chmod +x speedtest-cli

Localize o executavel find /usr -type f -name 'python*' -perm -a+x

Editar o arquivo vi /root/temp/speedtest-cli e alterar a primeira linha #!/usr/bin/env python para o endereço localizado que provavelmente será #!/usr/local/bin/python2.7

Seguindo o roteiro basta digitar speedtest-cli

Para mais informações sobre comandos utilize o link do desenvolvedor https://github.com/sivel/speedtest-cli

• A
                          aroldo
                          last edited by

Eu usei o próprio gerenciador de pacote para instalar.

pkg install py27-speedtest-cli

Só fazer um logoff e um login que já funciona o autocomplete.

L 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                          • L
                            Linevox @aroldo
                            last edited by

@aroldo O desenvolver deve ter atualizado, pois eu não estava conseguindo.

Obrigado pela dica.

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.