Tutorial para Medir Velocidade (Speedtest) no pfsense
-
Victor,
Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?
-
Victor,
Publica no grupo do facebook do zabbix.. mas galera opinar.. essa é melhor maneira de medir o link ?
Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.
Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta. Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.
Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.
-
Victor,
Melhor maneira não é, porém pode ser que o sysadmin queira ter um Histórico de como está o seu link de internet de tempos em tempos, comparando a utilização da interface com a velocidade do link já que fica em histórico com data e hora.
Já me ajudou quando um de meus clientes usava FailOver de WAN e sempre reclamava que quando o segundo link assumia (Possuía a mesma velocidade do principal) a navegação ficava extremamente lenta. Olhando nos logs de texto armazenados no zabbix que o link secundário (Estando em Standby) nunca alcançava a velocidade contratada, então o responsável pelo contrato ligou para o provedor e descobriu que simplesmente MUDARAM o plano dele.
Eu mesmo já precisei por várias vezes testar a velocidade dos links, porém remotamente (E a conexão remota via RDP ou Team viewer era horível), entretanto por SSH estava satisfatório.
Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?
-
Victor,
Mais neste caso para o acesso remoto você conseguiu encontrar alguma solução?
não entendi sua dúvida
-
Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.
-
Ele disse que os acesso remotos ficavam horrível etc. Dai perguntei se ele tinha conseguido resolver esse problema.
isso é problema do link ser muito ruim para acesso remoto (estabelecimento de conexão criptografada, renderização de tela, saturação do link etc), nada à ser feito quanto à isso
-
Bom dia,
Eu tenho DOIS link de Internet, VIVO e NET,
Ao executar o comando para sair pela NET, ele sai pelo link Default que é a VIVO,/root/speedtest-cli-master/speedtest.py –source 172.16.0.14
Retrieving speedtest.net configuration...
Testing from Vivo (XXXXXXXX)...
Retrieving speedtest.net server list...Alguma sugestão ?
-
No meu caso tenho IP fixo nos dois links
WAN 1 - VIVO
WAN 2 - MULTIPLAY
Duas interfaces definida pelo PFSENSE
VIVO - PPPOE = "pppoe0"
MULTIPLAY - DHCP = "re0"
Script
#!/bin/sh
ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
echo $ipmultiplay
python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txtipvivo=$(ifconfig pppoe0 | grep "inet " | awk '{print $2}')
echo $ipvivo
python2 /usr/bin/speedtest-cli --source $ipvivo > /var/speedtest/linkvivo.txt
chmod +x /var/speedtest/linkmultiplay.txt
chmod +x /var/speedtest/linkvivo.txtDessa forma funfa legal pra quem tem IP dinâmico.
NO ZABBIX
-
tu já tentou apontar manualmente a interface que tu quer para o teste ser feito?
-
Vc diz apontar manualmente como?
ipmultiplay=$(ifconfig re0 | grep "inet " | awk '{print $2}') - Da o print do IP e Escreve
-> Escreve -> echo $ipmultiplay
python2 /usr/bin/speedtest-cli –source $ipmultiplay > /var/speedtest/linkmultiplay.txt
Dessa forma:
python2 /usr/bin/speedtest-cli --source re0 > /var/speedtest/linkmultiplay.txtDesse jeito não funfa.
A variável busca o IP da interface e joga no campo onde so aceita IP "--source IP > /var/speedtest/linkmultiplay.txt
Dessa forma não terá problemas caso use uma Operadora com IP dinâmico.
-
Olá pessoal, tudo bem, primeiro parabenizar pelo tutorial, me ajuda muito no dia dia.
Depois que atualizei para versão 2.4.4 tenho recebido este erro quando executo o comando, alguém pode me ajudar?
[2.4.4-RELEASE][admin@zfx.localdomain]/root/temp/speedtest-cli-master: /usr/bin/speedtest.py
env: python2: No such file or directoryObrigado.
-
Após atualização da versão 2.4.4/FreeBSD11 o meu speedtest parou de funcionar, pesquisando encontrei o problema e estou atualizando o post original para a nova versão.
Verifique se possui o python com pkg version | grep python
Caso não tenha instalado execute o comando pkg add http://pkg.freebsd.org/freebsd:11:x86:64/latest/All/python27-2.7.15.txz
Instalado python siga os comandos abaixo
mkdir /root/temp
cd /root/temp
curl -Lo speedtest-cli https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py
chmod +x speedtest-cliLocalize o executavel find /usr -type f -name 'python*' -perm -a+x
Editar o arquivo vi /root/temp/speedtest-cli e alterar a primeira linha #!/usr/bin/env python para o endereço localizado que provavelmente será #!/usr/local/bin/python2.7
Seguindo o roteiro basta digitar speedtest-cli
Para mais informações sobre comandos utilize o link do desenvolvedor https://github.com/sivel/speedtest-cli
-
Eu usei o próprio gerenciador de pacote para instalar.
pkg install py27-speedtest-cli
Só fazer um logoff e um login que já funciona o autocomplete.
-
@aroldo O desenvolver deve ter atualizado, pois eu não estava conseguindo.
Obrigado pela dica.