Acessar impressora outra rede
-
Bom dia!
Tenho aqui em casa um pequeno negócio e fiz uma rede pequena com um sistema em php e funciona normalmente. A primeira rede está sendo provida pelo modem/roteador da Net 192.168.0.0/26 e a segunda rede está o pfsense 192.168.0.64/26. Tenho um roteador que está servindo como servidor de impressão com o cabo usb ligado nele. Acontece que ele está na primeira rede com ip 192.168.0.55 pois tivemos problemas com a outra impressora. Encontrei um jeito de setar um segundo ip no roteador na interface br0:1 então o roteador onde está a impressora pode me responder por 192.168.0.55 na primeira rede e 192.168.0.73 na segunda rede. Acontece que em determinado horário os computadores são desligados aí as vezes precisamos usar a impressora para coisas de casa e precisamos trocar o cabo para o roteador da net. Pra não ter que ficar trocando os ips nos equipamentos que precisam da impressora na primeira rede nem ter que ficar trocando o cabo para o roteador da net e depois pro pfsense será que tem um meio de por exemplo, deixar a impressora configurada nos computadores apenas para o ip 192.168.0.55 mesmo o roteador da impressora e os computadores estando na segunda rede e aí fosse direcionado para o ip 192.168.0.73 quando tentassem acessar o 192.168.0.55? O que seria preciso, roteamento estatístico, nat ou forwarding? -
Sinceramente, esse seu laço ai está bem enrolado. xD
O roteador da net, deveria fornecer internet e ip apenas para a porta wan do pfsense e o resto da sua rede estar tudo para depois do pfsense.
A melhor ideia é, você arrumar um segundo roteador para servir de servidor de impressão e plugar este roteador na rede da LAN do pfsense OU colocar a impressora em um computador que fica ligado o tempo todo, ou pelo menos que seja o último a ser desligado e o primeiro a ser ligado.
-
@obmor verdade acabei complicando a explicacão rsrs. Mas simplificando:
Suponhamos que o roteador onde a impressora está ligada está ligado na rede do pfsense e esse roteador está setado com ip 192.168.0.55/26 ou seja ip da rede 1 porém ligado na rede lan do pfsense pois a wan do pfsense recebe ip da rede 1. A questão é, se eu quiser por exemplo acessar a página de configuração (deixando a impressora um pouco de lado) do roteador visto que ele está em modo bridge e não modo gateway. Conclusão, quero acessar o roteador que está ligado na lan do pfsense mas que está com ip da rede wan do pfsense. Pensei em roteamento estático, será que pode funcionar? Mas aí eu teria que configurar roteamento estático no roteador também nehh. -
Qual a função deste roteador na rede, servir apenas de servidor de impressão? E ser um ponto de acesso Wi-Fi?
-
@obmor só pra servidor mesmo, é que a impressora só funciona em um servidor de impressão ipp porta 661 porque ela tem bulk ink e alterações no firmware.
-
Vamos lá no passo a passo para eu não misturar na nada.
Do modem da Net (nesse você não mexe), está saindo o cabo da LAN para a WAN do pfsense, o qual recebe o ip (muito provavelmente) 192.168.0.100, certo?
Na LAN do seu pfsense você poderia mudar o ip para ficar uma classe diferente e não misturar as coisas, então vamos dizer que você vai colocar o ip 192.168.25.1. Beleza?
O seu segundo roteador, desconecta tudo dele, (dá até um reset se quiser). Liga o seu PC em qualquer porta LAN deste roteador, acessa as configurações dele. Muda o IP dele para 192.168.25.2 e depois desabilita a função de DHCP nele, você até vai perder o acesso quando ele reiniciar, porque como ele não está mais entregando IP seu note vai ficar sem, mas não tem problema.
Depois que ele reiniciar com essas duas configurações feitas, plugue o cabo da LAN do pfSense na porta LAN do roteador e o cabo do seu computador em outra LAN disponível do roteador. Assim você irá receber o IP do pfSense e poderá acessar a página de configuração do modem digitando o ip 192.168.25.2.
E pronto. (eu espero hahahahaha)