WhatsApp as vezes não funciona atrás de proxy E2Guardian
-
@mreismococa é então não sei mais o que poderiamos fazer para resolver em
-
Bom meu caros amigos, vou descrever como whatsapp esta funcionando no meu ambiente com e2g.
liberei todas as portas que whatsapp precisa para funcionar, Ex: portas TCP/UDP.Depois fui em ACL's Exception e coloquei whatsapp.com e whatsapp.net, com isso vi o trafego do whatsapp passando pelo e2g em tempo real e testando no meu cel, ligação, video, imagem e texto tudo funcionando normal.
Antes estava utilizando ALIAS com a lista CDIR do whatsapp, mas o DNS resolver começou logo de cara a dar erro nessa lista, ele não conseguiu resolver os nomes, nos logs ja aparecia a lista com os erros e então apaguei tudo, limpei a tabela de conexões e tentei da forma acima.
Ah! vale lembrar pra quem não usa regra de portas ou Rules e deixa tudo aberto da LAN > WAN, não precisa liberar as portas.
Espero que tenha ajudado.
-
Boa tarde jovem , ainda estou com dúvidas , teria como explicar mais detalhadamente como liberou as portas e quais portas tcp/udp ?
Aqui na Lan , não tenho bloqueios
nas ACL´s de exceção já estão o WhatsApp.net e WhatsApp.com -
@mreismococa bom se você não tem bloqueios da LAN > WAN então não precisa fazer nada. Você usa filtro de conteúdo? tipo squid + squidguard ou E2guardian. Se usa então não adiciona ou na whitelist ou no bypass os dominios whatsapp.com e whatsapp.net.
-
@lotus Bom dia, no caso utilizo o e2guardian , e já está especificado nas exceções , porém quando ativo o e2guardian , aleatoriamente ele perde a comunicação
-
No meu caso, o whatsapp fica perdendo a conexão as vezes, o pessoal aqui utiliza muito Whatsapp web, ai de repente o Whatsapp do Smartphone cai e o whatsapp web fica sem receber mensagens... ai já é o suficiente pra encher as paciência.
-
No meu caso era uma certa demora para o What's App (no telefone mesmo) enviar ou receber as mensagens, ele meio que desconectava e não conseguia conectar por um minuto ou dois, mas depois que 'conectava' funcionava normalmente. Mas a questão do What's Web ficar desconectando, até mesmo sem o pfsense acontece com alguns telefones.
-
@obmor você tem razão , até mesmo sem o pfsense perde a conexão , a questão é que com o E2Guardian habilitado isso se intensifica ,
-
Complicado ta esse negocio né gente, com ou sem pfsense o bixo para do mesmo jeito!!!. Seguimos com a novela e esperamos os proximos capitulos....
-
Galera, eu não trabalho mais na área, mas basicamente o que eu fazia era um deny all com liberação das portas comumente utilizadas pelo WhatsApp, juntamente com bypass no E2Guardian pros domínios do WhatsApp.
Também tinha uma lista de IPs liberados.Os domínios e portas eu peguei na net e também filtrando tanto no pfSense quanto no tcpdump. Já os IPs eu peguei direto no tcpdump mesmo.
Creio que o WhatsApp dê essas paradas aleatórias por conta de bater em algum bloqueio, aí ele fica tentando outros domínios/portas até encontrar algum funcionando.
Vale lembrar que os serviços utilizados pelo WhatsApp (msg de texto, áudio/foto, ligação) utilizam domínios/IPs/portas diferentes.
Só um alerta: tomem cuidado para não liberar o Facebook, Instagram e afins sem querer. Alguns domínios e IPs são compartilhados.
-
Alguém conseguiu resolver esse problema, cara isso e um saco...
-
@rbrt acho que isso vai infelizmente de instalação para instalação viu :/
No tempo que passei usando e pesquisando, via muitos dizendo que funcionava perfeito, comparávamos configurações e estavam as iguais, mas mesmo assim tinha esse problema do telefone "tentar conectar".
-
@obmor Vc já fez algum teste passando esses smartphone na mesma internet, porém por fora do firewall? Tipo conectando um roteador diretamente em algum switch antes do firewall só pra teste? Meu ambiente aqui é pequeno e não consigo fazer esse teste por falta de equipamento.
-
O que exatamente queria comprovar com o teste? Hoje estou sem firewall infelizmente.
-
@obmor Se o problema ocorre devido a operadora ou se é mesmo atras do firewall que ocorre isso
-
No meu caso, o problema era do Whats App tipo demorar a "conectar" (e não ficava aquela mensagem conectando), mas quando "conectava" funcionava normalmente por um tempo. Se desligava o E2Guardian, isso não acontecia.
O problema era mais com o E2Guardian do que com o firewall mesmo. Quando estava apenas com o firewall tudo funcionava bem. -
@mreismococa vc consegue fazer esse teste no seu ambiente?
-
@obmor É justamente esse problema que tenho aqui, as vezes funciona de boa, de repente cai a conexão do whatsapp no smartphone e não aparece whatsapp web conectado dai...
Onde vc desativou o seu e2guardian, aqui quando eu desativo ele reativa novamente.
-
Se a imagem que eu vi aqui no google está certa, eu desativei na primeira caixa da primeira guia, que é a Daemon.
Enable E2Guardia
Mas ao fazer isso (desativar ele), eu crio a regra liberando as portas 80 e 443 na LAN, pois quando uso o E2Guardian não libero essas portas para tudo só passar pelo E2Guardian.
-
Vou dar um jeito de vir aqui final de semana e fazer esse teste, não tem condições não... Esse problema ta dando um desgaste muito grande aqui pra T.I.