Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Sarg 2.3.6 para pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    259 Posts 28 Posters 146.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C
      ccesario
      last edited by

@Babingthon:

olha pessoal como ta estranho sarg. ontem eu tava com um problema q não estava atualizando os relatorios. ai deixe, pra ve o q acontecia hj. ai hj deu um force update, ai fui em view report e ainda tava aparecendo so o de ontem (04-04), ai começei a atualizar apertando F5 ai mostrou o de hj (05-04), so q parece q o do dia 04 foi tbm alterado.

oq pode ser isso, ou não estou sabendo configurar ele?

abraços

Seguinte, não sei se entendi bem, mas segue minhas dicas.

• Verifique o agendador (cron) e veja quando está sendo executado o sarg.
      • Verifique se a opção "Overwrite Report" está marcada, isso vai fazer diferença no seu relatório.
      • Verifique se os logs não estão sendo "rotacionados" antes do sarg se executado.

att

Carlos

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        babingthon
        last edited by

@ccesario:

@Babingthon:

olha pessoal como ta estranho sarg. ontem eu tava com um problema q não estava atualizando os relatorios. ai deixe, pra ve o q acontecia hj. ai hj deu um force update, ai fui em view report e ainda tava aparecendo so o de ontem (04-04), ai começei a atualizar apertando F5 ai mostrou o de hj (05-04), so q parece q o do dia 04 foi tbm alterado.

oq pode ser isso, ou não estou sabendo configurar ele?

abraços

Seguinte, não sei se entendi bem, mas segue minhas dicas.

• Verifique o agendador (cron) e veja quando está sendo executado o sarg.
        • Verifique se a opção "Overwrite Report" está marcada, isso vai fazer diferença no seu relatório.
        • Verifique se os logs não estão sendo "rotacionados" antes do sarg se executado.

att

esse cron é o schudule ou tenho q instalar o pacote cron? ta assim as minhas configurações, veja a imagem

esse Overwrite Report tava marcado, mais desmarquei ele, agora ta assim as configurações, veja a imagem

abraços.

sarg1.png
        sarg1.png_thumb
        sarg2.png
        sarg2.png_thumb

• C
          ccesario
          last edited by

Verifique a partir de agora se o relatório estará OK.

Carlos

• C
            ccesario
            last edited by

@marcelloc:

Valeu ccesario, já estou corrigindo. :)

Encontrou mais algum problema?

Marcello,

Com relação ao rotacionamento e restart dos serviços, tudo tudo funcionando sem problemas.
            Apenas para efeito de registro e acompanhamento dos testes, inclui uma entrada pra o LOG (util para monitoramento)

diff -uNr sarg.inc.ORI sarg.inc
            --- sarg.inc.ORI	2012-04-04 16:12:58.000000000 -0300
            +++ sarg.inc	2012-04-05 10:07:54.000000000 -0300
            @@ -107,8 +107,10 @@
             					mwexec('squid -k rotate');
             					}
             				if ($action =="both" || $action=="restart"){
            -					if (file_exists($sarg_proxy['squid_rc']))
            -						mwexec_bg($sarg_proxy['squid_rc'].' restart');
            +                                        if (file_exists($sarg_proxy['squid_rc'])){
            +                                                log_error('restarting squid after sarg.');
            +                                                mwexec_bg($sarg_proxy['squid_rc'].' restart');
            +                                                }
             					}
             			break;
             			case "dansguardian":

Acho que só falta a a questão do Realtime + Weekly

att,

Carlos

• B
              babingthon
              last edited by

ccserio, eu fiz as coisas q vc pediu, mais olha como ficou. pelo q eu entendir, a cada 1h (horario q eu definir) vai criar um novo relatorio do dia. o interessando é a cada N hora q vc definir ele vai acresentando (atualizando) os relatorios.

agora, para nao ficar criando a cada 1h um novo relatorio, tenho q marcar aquela opção de Overwrite Report? e sobre essa mesma opção, ele vai atualizar os relatorios ou vai "apagar" mesmo e depois criar um novo?

no agendamento na opção action after sarg, é pra colocar colocar rotate logs ou deixar no default?

outra coisa, quando acesso os relatorios, ai vou no redirector, ta mostrando a data do dia anterior, se liga na imagem.

abraços.

sarg3.png
              sarg3.png_thumb
              sarg4.png
              sarg4.png_thumb

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

O overwrite faz exatamente o que a palavra diz, ele grava o novo relatório sobre o outro.

Se você não rotacionar os logs, acredito que o report das 13hs tenha a navegação do dia todo.
                Se o sarg funcionar assim, crie um agendamento para rodar de hora em hora sem rodar os logs e outro uma vez por dia com o rotate.
                Desta forma acredito que durante o dia o log vai incrementando e as 00:00 ele le pela ultima vez o log do dia anterior e gera um novo arquivo para o dia seguinte.

No arquivo de configuração do sarg, existe a opção de gerar uma especie de base de dados para os relatórios. Ainda não testei nem implementei no código.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• B
                  babingthon
                  last edited by

blz marcello, só uma ultima pergunta, eu ja estou com alguns relatórios aqui, só q estão meio bagunçado, tem como excluir isso nao??

abraços.

• F
                    filipe.nanclarez
                    last edited by

marcelloc, boa tarde.

Estou recebendo o seguinte erro ao tentar acessar o relatorio do sarg.

Error: Could not find report index file.
                    Check sarg settings and try to force sarg schedule.

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@filipe.nanclarez:

marcelloc, boa tarde.

Evite direcionar uma pergunta, tente usar um pessoal por exemplo. Desta forma mais pessoas podem te ajudar.  ;)

@filipe.nanclarez:

Você já olhou os outros posts deste topico sobre a mesma questão?

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,47400.msg252878.html#msg252878

Você já criou o schedule definindo de quanto em quanto tempo o sarg vai gerar os relatórios?

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

@Babingthon:

blz marcello,

Evite direcionar uma pergunta, tente usar um pessoal por exemplo. Desta forma mais pessoas podem te ajudar.  ;)

@Babingthon:

só uma ultima pergunta, eu ja estou com alguns relatórios aqui, só q estão meio bagunçado, tem como excluir isso nao??

Você pode excluir os reports na console/ssh , a pasta onde eles ficam é: /usr/local/www/sarg-reports/

• F
                          filipe.nanclarez
                          last edited by

@marcelloc:

@filipe.nanclarez:

marcelloc, boa tarde.

@filipe.nanclarez:

Você já olhou os outros posts deste topico sobre a mesma questão?

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,47400.msg252878.html#msg252878

Você já criou o schedule definindo de quanto em quanto tempo o sarg vai gerar os relatórios?

Então, eu usei a busca do fórum, antes de postar, e não veio nada. Coloquei uma frase, parte da frase, enfim, acho que ela tá com algum bug.

Vi o post, tentei fazer isso, habilitei o overwrite tambem, reiniciei o servidor, forcei a criação e nada. O realtime funciona, mas o rel não. Engraçado é que apareçe o "2012". Será que não tem a ver com dar f5 (que agora não dá mais pra fazer ) ?

Olha só, entrei agora no IE e apareçe normal. (Eu estava no Chrome).

Acho que ele não está atualizando o cache, e não consigo dar o F5.

• C
                            ccesario
                            last edited by

Pessoal,

Segue a URL com um conteúdo em Portugues do sarg. (é meio antigo, porém muito útil).

Talvez seja interessante verificarem as opções existentes para geração dos relatórios.

http://www.devin.com.br/sarg/

att,

Carlos

• marcellocM
                              marcelloc
                              last edited by

@filipe.nanclarez:

Vi o post, tentei fazer isso, habilitei o overwrite tambem, reiniciei o servidor, forcei a criação e nada. O realtime funciona, mas o rel não. Engraçado é que apareçe o "2012". Será que não tem a ver com dar f5 (que agora não dá mais pra fazer ) ?

Olha só, entrei agora no IE e apareçe normal. (Eu estava no Chrome).

Acho que ele não está atualizando o cache, e não consigo dar o F5.

Para atualizar o frame, use botão direito do mouse dentro do "pontilhado vermelho" -> este frame -> recarregar.

Vou tentar colocar alguns parâmetros de nocache nos relatórios, mas não consigo fazer isso hoje.

obs: O Internet Explorer não é suportado para acessar a interface pfsense, use chrome ou firefox.

att,
                              Marcello Coutinho

• F
                                filipe.nanclarez
                                last edited by

@marcelloc:

Para atualizar o frame, use botão direito do mouse dentro do "pontilhado vermelho" -> este frame -> recarregar.

Ok, deu certo esse recarregar frame …

Vlw

• B
                                  babingthon
                                  last edited by

creio eu q agora configurei o SARG corretamente. só tenho uma dúvida.

sobre os agendamentos, eu fiz assim coloquei um pra de 1h em 1h gerar os relatórios no default e creie um de 24h pra rotate os logs. so queria saber se esta correto?

abraços

sarg1.png
                                  sarg1.png_thumb
                                  sarg2.png
                                  sarg2.png_thumb

• marcellocM
                                    marcelloc
                                    last edited by

Em teoria sim, na pratica você vai saber amanhã. ;)

• B
                                      babingthon
                                      last edited by

BLZA então, so segunda mesmo!!!

atá mais e obrigado ai!!! Vai ser de muita ajuda usar o SARG!!!

• marcellocM
                                        marcelloc
                                        last edited by

@Babingthon:

BLZA então, so segunda mesmo!!!

atá mais e obrigado ai!!! Vai ser de muita ajuda usar o SARG!!!

O pacote ainda não terminou, mas não vou adiantar o que estou fazendo senão gera expectativa  :)

• V
                                          vithort
                                          last edited by

@marcelloc:

Tenta mais duas coisas:

Rodar o sarg na console
                                          Limpar a pasta de report e rodar o sarg novamente.

Desculpe a demora do retorno, como eu trabalho em Obra, nao pude perder a oportunidade do feriado.

Fiz o indicado, rodei o SARG pelo console e nada, apaguei a pasta de sarg-reports, apaguei o pacote Sarg, voltei a instalar.

Testei forcar o relatorio e nao saiu nada, a tela do report ficava como esta:

Atualizei o frame como indicado anteriormente e voltou como antes, somente com os titulos do report como antes estava.

Verifiquei a pasta sarg-reports e só tinha uma pasta de images.

Forcei a execucao do SARG pelo console e sai a seguinte mensagem de erro no console:
                                          SARG: Records in file: 2789216, reading 100%
                                          SARG: Succeful report generated on /usr/local/www/sarg-reports/03Apr2012-09Apr2012
                                          SARG: (removetmp) Cannot open file /usr/local/www/sarg-reports/03Apr2012-09Apr2012/sarg-general

Verifico e nao existe a pasta do report.

Alguma idéia?

• V
                                            vithort
                                            last edited by

@Babingthon:

creio eu q agora configurei o SARG corretamente. só tenho uma dúvida.

sobre os agendamentos, eu fiz assim coloquei um pra de 1h em 1h gerar os relatórios no default e creie um de 24h pra rotate os logs. so queria saber se esta correto?

abraços

Deu certo?

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.